Sky HD? Na trave.

Placeholder

Quem acompanha a mídia, deve ter visto desde o último dia 28, as notícias sobre o lançamento da Sky HD. Trata-se de um grande lançamento, com direito a Gisele Bundchen no filme (que falamos aqui) e novo site cheio de videozinhos. Coisa fina mesmo. Então vamos aos fatos. Se você pretende embarcar na onda HD da Sky e é um dos nossos leitores geeks, é importante que saiba alguns pros e contras que a Gisele não explicou no filme:

O decoder - O novo decoder é um modelo Pace SHR23-700, que parece ser uma variante do americano HR21. Muito bom. É o que equipa a DirectTV americana atualmente. É moderno, diferente dos antigos Sky+ que nos foram impostos até agora. Grava em MPEG-4, tem 500GB de hard drive o que equivale a aproximadamente 300 horas de standard resolution ou 50 horas de HD. As resoluções disponíveis são 480i, 480p, 720p e 1080i para quem conectar em HDMI.

Gravação - Você que já é cliente Sky e estava acostumado com a programação/gravação no Sky+, tudo mudou. O software é todo novo. O controle traz um recurso óbvio mas que fazia falta no Sky+  (pelo menos eu nunca consegui achar), o Favoritos, livrando você dos malditos canais de leilões, por exemplo. Mas o recurso mais bacana é o de gravação à distância. Clicando aqui você acessa a grade de programação Sky e pode agendar gravações mesmo estando longe do equipamento. Ainda não funcionou por aqui (dando Server Error em todos os browsers), mas é uma promessa bacana.

A programação - Aqui, infelizmente, a Sky não foi legal. Os canais todos, os que você já conhece ou os que fazem parte de qualquer pacote, são Standard Res como era de se esperar. HD mesmo, você vai ver apenas nos seguintes canais adicionados a partir do 229, pela ordem: ESPNHD, FOXHD, HDTheater (um canal da Discovery), SpaceHD, TNT HD, MGM HD, VoomHD, HBO (um HBO adicional, além dos que constam dos pacotes, mas em SR) e HBOHD.

Mas o maior flop de todos é que os programas em HD da TV aberta, mesmo os da Globo, NÃO entram em HD na Sky.

Enfim, se você tem Sky+ e está desesperado para assistir alguma coisa em HD, vá em frente. Caso contrário, convém esperar um pouco mais.

UPDATE: A funcionalidade de gravação à distância está funcionando. Entrei via web, programei a gravação e funcionou.

Comments

  1. Rogerio says:

    os canais que não são hd são transmitidos em standart ou 480p ou inferior mais em hd não. a tv aberta ainda não esta disponivel em varias regioes. Eu sou do Espirito Santo e eles não disponibilizão a globo, pois a globo não quer ou talvez por contrato com o canal local. So sbt record redetv e outras porc….
    A imagem em hd é show, mais ainda é pequena em relação a outros paises estados unidos, europa e japão. Hbo 1 e 2 fox com nageo, discovery, tnt, espnhd, mgm,globosathd que transmite programas do multishow, megapix, sportv com melhores programas dos canais da globosat, se todos fizermos pressão junto aos canais reclamando da falta de programação em hd, as empresas terão que providenciar mais opções.
    Grandes canais tem que ter mais programação em hd, como warner, disney, sony. Não é por falta de programação que eles não disponibilição pois a maioria das empresas tramitem em hd em outros paises porque não no brasil? E trasmitem os mesmos programas em hd como em std.
    Talvez com pressão dos assinantes junto aos canais eles criem uma programação em hd?
    Se todos os assinantes enviarem e-mail para os canais reclamando talvez conseguimos mudar alguma coisa.

  2. Neto says:

    Hahahahahah
    "O conversor hdtv transforma os canais normais em alta definicão"
    Nossa. Não vou nem discutir. Essa é de longe a maior bobagem que já li aqui.

  3. mateus says:

    oi eu tenhu sky hdtv e mesmo os canais não hd a imagem fica perfeita por que o conversor hdtv transforma os canais normais em alta definicão então até é melhor compra sky hdtv mexmos se não gostar do canais hd por que os outros canais ficam um beleza recomendo quae comprem sky hdtv é o maximo sky hdtv é isso mesmo

  4. Renato says:

    Olá, sergio. recomendo o SKY+, dá de 10 a 0 no skyhd. (tenho argumentos de sobra)
    tive skyhd e posso dizer que a qualidade dos canais nao HD está bem abaixo do que deveria ser. (Qualidade inferior a SD, digamos, "SD-") tenho visto relatos de que os canais nao HD estao sendo espremidos no satelite para dar um pouco mais de espaço para os canais HD, mas nao sabemos com certeza.
    Eu gostaria de ver mais canais "SD" em widescreen, para mim bastaria, principalmente a Globo, poderia muito bem ser transmitida em wide.
    Assim como você, eu gosto dos canais "nao HD", nao faz diferença comparando com o upsample que a sky tem feito com o conteúdo que tem transmitido.

  5. Sergio Amorim says:

    Olá. Eu tenho a Sky normal e gostaria de migrar para a HDTV. Não me importo tanto com os canais em HD, mas gostaria de saber de quem já possui o HDTV, se a qualidade dos outros canais, não HD, melhorma um pouco, pois é triste comprar uma Full HD de 47" e assistir a imagem tremendamente compactada sem qualidade nenhuma. A minha TV tem o Decodificador embutido, e as vezes coloco em canais como a Globo, que diga-se de passagem está dormindo no ponto, pois seu conteúdo HD deve ser o menor de todas as emissoras. Mas a imagem transmitida em SD pela TV aberta, é infinitamente melhor que a imagem da Sky. Para mim, se os canais com transmissão SD pelo menos ficarem iguais aos canais da TV aberta digital, eu migro na hora para a Sky HDTV. Se ficar a mesma coisa, fico como está. Obrigado e aguardo uma resposta.

  6. Alexandre T. says:

    Boa tarde, estou fazendo uma migração para o novo formato da SKy com o pacote Plus e tudo, mas gostaria de saber se o ponto adicional eu posso colocar em qualquer outro lugar, pois tenho um sítio e não quero ter que levar meu codificador cada vez que for para lá para ver tv, já possuo uma antena lá, será que com um novo ponto eu vou só poder coloca-lo na minha casa?

  7. Não estaria a SKY indo contra a lei em não nos oferecer na sua grade de programação em HD os canais aberto como Globo, Rede Tv, Bandeirantes, Record, SBT etc. Pelo que eu sei hdtv no brasil é um direito de todos. Será e essa SKY mercenária vai nos cobrar por esse serviço?

  8. junior says:

    Amigos quem pode me ajudar? compreia a hdtv porem quando instalaram o aparelho em minha casa codificaram o meu ponto adicional tb, e quando levo o aparelho do ponto adicional para a minha casa de praia não funciona. Como faço pra voltar a configuração anterior do meu aparelho, tem como dar um reset?

  9. Renato says:

    Realmente, Robson, os recusos de gravação a distancia e o live pause são a melhor coisa que já inventaram até hoje, eu tenho os recursos graças ao SKY+, migrei para o SkyHD e fiz questão de voltar para o SKY+, até perdi o terceiro ponto que eu já tinha no meu pacote sky+
    Um ótimo recurso que a SKY Digital nos proporciona é também os canais WideScreen, que para mim, é tudo o que eu preciso para curtir minha TV LCD Wide de 32", (TimeMachine – função que deixei de utilizar desde que adquiri o SKY+)
    Bastaria para mim receber a RedeGlobo e Record em WideScreen (programação HD, no caso), mesmo que em SD (Standard Definition), e ainda mesmo que em qualidade inferior à de DVD, como é o caso do SKY Digital desde que foi lançada
    e se tivéssemos canais TNT em widescreen, ótimo tambem, mas acho que isso não vai acontecer…

  10. Helder says:

    De fato o Canais HD da Sky decham a desejar, pela qualidade e sobretudo pela programação, o mesmo filme chega a passar tres vezes no mesmo dia!!! SKY HDTV É ISSO ?????

  11. Robson says:

    Bem assinei a Sky HDTV, mas o que eu mas uso mesmo e o recuso de gravação a distancia e o live pause que por sinal e uma das melhores coisas que ja inventaram ate hj, mas so funciona no momento que vc permanece por um determinado momento no canal caso vc troque ele apaga o que foi gravado na memoria e grava o conteudo do novo canal do momento que vc acessou o mesmo. mas mesmo assim e maneiro.

  12. Renato says:

    Galera, os 10 canais HD são um lixo!!!
    ESPN HD: EM INGLES 24H por dia, a imagem é ótima, sem legendas
    FOX HD: HD o caramba, alguns seriados apenas
    HistoryChannel HD: sim, está é HD
    DiscoveryHD: Perfeito, o melhor canal HD, o único que vale a pena
    SpaceHD: SD!!! NADA DE HD AQUI
    TNT HD: SD!!!!! PORCARIA, HD SÓ EM HORÁRIO NOBRE
    MGM HD: talvez para a terceira idade… (80 anos ou mais)
    Voom HD: EM INGLES 24H POR DIA, sem legenda
    HBO: HD somente em horário nobre
    HBO HD: HD questionável, realmente não compete com a qualidade do discovery ou Telecine

    enfim: SKY HDTV É ISSO

  13. ric says:

    Mude de idéia! Assista Tv no seu Pc,
    Nova tecnologia digital. Provei e gostei http://www.tvhd.com.br
    muito massa, click e CONFIRA!

  14. Viakenny says:

    mesmo nos EUA, a maioria dos canais HD de lá (mesmo os 150 canais HD da DirecTV) ainda não têm 100% de sua grade em alta definição. mesmo America's Next Top Model (uma das maiores audiências da rede aberta CW) ainda não é HD.

    a propósito, o Jornal Nacional ainda é em SD. os únicos noticiários em rede transmitidos em HD no Brasil são os da Band e da RedeTV!.

  15. O texto sobre a transmissão dos canais abertos em HD não é dúbio, mas dá a entender que a programação dos canais abertos não será transmitida por não ser 100% HD (24h).

  16. Alan Thompson says:

    Eu tenho "TV a cabo" diga-se, por satélite, e não assisto TV aberta há pelo menos uns 6 meses. A única coisa que me interessa assistir de algumas semanas pra cá é o Aprendiz 6, só.

    Neto, sacanagem da SKY informar isso, com certeza eles sabem então que o sinal não é retransmitido em HD. Parabéns ao pessoal de marketing deles por fazer dos consumidores – um bando de idiotas – mas quem se importa mesmo, né?

  17. cava says:

    neto, nao, ninguem pode retransmitir o sinal de uma emissora sem a permissao da emissora

    agora, a emissora de TV tem concessao e obrigacoes

    eu acho estranho a globo nao enviar o conteudo em HD dela para as emissoras de tv paga, nao conheco os detalhes da lei, mas existe a possibilidade disso estar acontecendo por uma serie de motivos

    so quem ta la dentro é que sabe o que ta rolando de discussao entre globo e sky (que tem a globo como um dos acionistas)

    daniel, quem se importa? a maioria das pessoas que tem TV a cabo assiste tv aberta na maior parte do tempo

  18. Neto says:

    Alan,
    Eu tenho o aparelho e posso garantir que a transmissão NÃO É HD para a programação HD das TVs Abertas.
    A informação que o Call Center da Sky tem prestado é equivocada.
    A informação que eu recebi é que em junho/julho a Sky fornecerá um segundo decoder (setop box) para receber os canais abertos em HD. Apesar de não me parecer uma solução boa, é esta a situação atual.

  19. Alan Thompson says:

    Eu de novo – rsrs – Acabei de ligar pra SKY e eles me confirmaram. Toda programação em HD da TV aberta será retransmitida pela SKY em HD. Eu acabei fazendo a assinatura por pura curiosidade e daqui alguns dias o aparelinho chega em casa, vamos ver o que dá… ;D

  20. Alan Thompson says:

    Como o Fábio encontrou, envio de novo o texto. O pessoal do marketing da SKY tá espeeeeeeerto. Alguém tem dúvida da interpretação duvidosa desse texto?

    “11. SKY HDTV transmitirá os canais abertos em HD?
    Não. A SKY possui, no momento, um pacote de 10 canais que serão transmitidos 24h por dia em alta definição. Os canais abertos ainda não possuem uma grade com 24h de transmissão HD, somente alguns programas em horários específicos”.

    Primeiro me diz que não transmitirá canais abertos em HD – somente alguns programas da TV aberta em horários específicos…Alguém entendeu alguma coisa?!?!

    Aff…

  21. Alan Thompson says:

    Neto, timão em HD? Ahh então nem compensa TV digital. hahaha, brincadeira.

  22. Neto says:

    Eu me importo com a TV aberta HD. Hoje por exemplo, eu poderia ver o maravilhoso timão em toda sua alta definição.

  23. Daniel says:

    Mas quem se importa com o conteúdo HD da TV Aberta? Me preocupa mais a falta de canais de assinatura em HD. A Sky oferece muito mais conteúdo HD que a Net e isso já é uma grande vantagem, mas ainda assim as opções são poucas pra quem ta ansioso por esse tipo de conteúdo.

  24. Neto says:

    Cava,
    Mas a Sky poderia facilmente receber o sinal HD das TVs abertas e retransmitir pelo sistema dela não?
    Digo, a decisão de não retransmitir a programação HD da Globo, Band, etc. não é por uma limitação técnica, é?

  25. cava says:

    vou tentar explicar para quem é leigo e quer saber mais

    Para assistir conteudo em alta definicao (HD), voce precisa obrigatoriamente:

    1) da existencia de alguem conteudo produzido em HD
    2) da transmissao do conteudo em HD
    3) de um aparelho (box ou tv) que entender a transmissao do conteudo em HD
    4) de um aparelho de TV HD, para mostrar em HD

    1) os canais abertos brasileiros tem apenas parte do seu conteudo filmado em HD, geralmente o horario nobre, novela, jornal nacional, etc. Alem disso, algumas como a Globo compram filmes no formato HD (os van dame da vida)

    Fora isso, para o resto do conteudo que nao foi filmado em HD é feito um upsample, ou seja, um estica a la photoshop.

    A qualidade do que foi filmado em HD é perfeita, a qualidade do que foi feito upsample nao, mas ainda assim é em HD (melhor que definicao normal)

    2) todos os canais de tv aberta que pegaram concessao de tv digital sao obrigados a transmitir pelo ar e de graca seu conteudo HD
    isso quer dizer que qualquer paulista (ou brasileiros na regiao que ja tenha HD) podem assistir tv digital em alta definicao de graça, sem precisar pagar ninguem

    para isso, basta comprar uma TV HD + um decoder (algumas TVs ja vem com o decoder embutido) + antena

    A confusao é a seguinte, as emissoras entendem que a lei as obrigam de transmitir sua programacao HD pelo ar, mas nao pela Sky ou pela Net.

    Touché.

    3) o box da sky nao entende tv digital brasileira. a sky recebe o conteudo digital em alta definicao e retransmite por seu sistema. o box da sky entende o sistema da sky, que por acaso pode ter o mesmo conteudo e mesma definicao que a tv aberta ou tv digital aberta.

    é isso, e nessa a tv digital brasileira vai capenga, aos trancos e barrancos.

  26. LC says:

    cara, essa questão do HD no Brasil pra mim é mais uma prova de como não se leva a sério o consumidor.
    tudo que está ligado a essa questão de produção, transmissão e recepção de programação em HD aqui no Brasil tem dessas pegadinhas. Desde a loja em que você compra um equipamento caríssimo com a promessa de mundos e fundos em alta definição até esse lançamento aí da SKY bem esmiuçado pelo post do Neto.
    na boa, vender o pacotão HD cheio desses furos aí, é picaretagem e em altíssima definição.

  27. Neto says:

    De novo, pra que não reste dúvida:
    a programaçao em HD das TVs abertas (que são apenas alguns programas) NÃO está em HD na SkyHD.

  28. Daniel says:

    A programação é fraca sim mas é muuuuito mais do que a Net HD Maz oferece.

  29. J says:

    "100%HD só a RedeTV!"

    rs

  30. Não entendo nada de HD, mas não faz sentido pra mim. Não basta tem um decoder pra assistir programação em alta definição? Então por que os programas da rede aberta simplesmente não aparecem em HD? A Sky pode escolher que canais quer ou não quer transmitir em alta definição?

  31. fabio says:

    Concordo que é um produto que "promete" e fica nisso. Como semprei os firstusers pagam muito caro e ainda não tem um serviço de alta qualidade. Mesmo os 10 canais em HD não são la aquela maravilha toda.

    O site traz a excelente redacao "11. SKY HDTV transmitirá os canais abertos em HD?
    Não. A SKY possui, no momento, um pacote de 10 canais que serão transmitidos 24h por dia em alta definição. Os canais abertos ainda não possuem uma grade com 24h de transmissão HD, somente alguns programas em horários específicos".

    Realmente nao fica claro que eles iráo ou nao transmitir os poucos programas em HD dos canais abertos, ou se estão apenas falando sobre o fato da programcao nao ser 24h. Mas no meu entender os programas em hd dos cansis abertos (JN, futebol, novela3) ficam de fora sim.
    bju

  32. @flaviocarlucci says:

    Que eu saiba, a TV aberta exibe apenas ALGUMAS PARTES de seu conteúdo em HD como é o caso da Globo e do SBT que transmitem apenas filmes em HD por enquanto, e não todos, apenas os lançamentos, sessão da tarde por exemplo, pode esquecer. Então, a culpa não é da Sky, ela disponibiliza o conteúdo que a Globo transmite, sem alterar.

  33. Alan Thompson says:

    Ahh, eu tava tão empolgado que ia ligar hoje lah pra assinar o "pacotinho" em HD. Mas Neto, se eu não me engano o FAQ da Sky sobre esse aparelinho em HD diz que as programações da TV aberta em HD estão sim disponíveis e ainda ressalta que são apenas alguns programas (Detalhe: Só não pude confirmar isso agora via CTRL+C e CTRL+V porque eu tô no iPhone).

  34. Leo Bragança says:

    Pelo jeito, tá vendo mesmo só pra quem quer muito conhecer as novidades do HD. Mas ainda não com todo o potencial dessa nova tecnologia.

  35. Francisco Teixeira says:

    concordo totalmente, infelizmente vamos ter que esperar para ter uma boa programação em hd.