Docs musicais imperdíveis do 1º In-Edit Brasil

Post de Diego Dumont
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=72WK_7zfQYo[/youtube]

Atenção, paulistas, corram que ainda dá tempo. Está rolando desde sexta da semana passada o Festival In-Edit, o primeiro festival internacional de documentário musical. É uma iniciativa muito bacana que nasceu em Barcelona 7 anos atrás e acontece pela primeira vez no Brasil. Pra quem mora no Rio de Janeiro o festival acontece de 09 a 12 de julho.

É um baita programa pra quem gosta de ir além do play e não se contenta em sentir a música somente com os ouvidos, quer enxergá-la e entender o que está por trás da sua concepção e expressão.

Assisti 18 dos 44 filmes que estão em cartaz e espero assistir pelo menos mais outros cinco até o término da edição paulista no próximo domingo. É uma grande oportunidade de apoiar uma iniciativa inédita e conhecer mais sobre movimentos musicais e culturais tão diversos como o dub, funk carioca, jazz latino, música clássica russa e japonesa, entre tantas outras.

Todos os docs que considero highlights ainda dá tempo de pegar o repeteco. “From Mambo to Hip Hop”, “Dub Echoes”, “The Wrecking Crew”, “Johnny Cash at Folsom Prison”, “The Godfather of Disco” e “Respect Yourself: The Stax Records Story” são “os imperdíveis”. Muitas referências, curiosidades e conexões que a gente jamais imaginava existir. Esse aí no alto é o trailer do “From Mambo to Hip Hop”. Depois do jump, tem “Wrecking Crew” e “Dub Echoes”, nesta ordem.

[video]http://www.youtube.com/watch?v=yzP9-LJj-uY[/video]

[video]http://www.youtube.com/watch?v=wPz6lAa4y-I[/video]

Onde: SP – MIS, Belas Artes, Instituto Cervantes, Cine SESC e Galeria Olido. RJ – Cine Santa Teresa.