Qual a torcida mais fanática do Brasil?

Placeholder

Todo ano é a mesma polêmica: qual a maior torcida de futebol do Brasil? As pesquisas tradicionais apontam para Flamengo e Corinthians brigando pelo topo, e o São Paulo correndo por fora. Todo mundo já sabe disso, mas o assunto é sempre combustível para jornais e programas esportivos.

Um estudante americano de artes visuais resolveu transformar seu trabalho de final de ano no curioso infográfico abaixo, que dá uma nova luz para essas questões de tamanho e importância de uma torcida.

Aplicado à realidade do baseball, o desafio foi descobrir não qual era a maior torcida, mas sim a torcida mais fanática. Para isso foram utilizadas duas variáveis:

- quanto os torcedores pagam pelo ingresso versus quanto eles ganham (na média)

-  público das partidas versus performance da equipe (basicamente jogos perdidos)

O resultado é que torcidas mais tradicionais como as do Boston Red Sox e New York Yankees se mostraram bem menos fanáticas do que a do Chicago Cubs.

O infográgico, publicado pela Fast Company, você vê logo abaixo. Mas depois disso fiquei pensando que seria bem legal ver algo assim aplicado à realidade do futebol brasileiro.

Na base do palpite: qual vocês acham que é a torcida mais fanática por aqui?

15 Responses / Leave a comment

  1. joao

    pacaembu lotado maracana lotado onde o corinthians vai os torcedores vao morei na venezuela 5 anos ila tem corinthiano muitos mesmo tem 49 mil e 207 torcedores eu era santista mas virei corinthians essa torcida é foda a melhor

  2. bil

    confessso a outras torcida falaram q é do corinthians a muleke se é sinsero muda de time i vem ser coringao é nois mano ses viro né esse comentario o cara é corinthiano e ilogio parabens voce esta sendo simsero nota 10 para voce

  3. matias

    so vascaino mas vo ser simsero é do corinthians olha eu vexo essa torcida i falo quando q eles vao calar a boca eles num para de canta 1 segundo um time normau canta de boa si o time tive ganhano tudo ok perdeu fica queto i dexa para a proxima a do corinthians na vitoria ou na de rota sempre ta la tem q seguir esses exemplos a torcida do corinthians so vascao mas corinthhians é respeito a torcida mas fanatica ia maioir so falei a verdade vascaooooooo ……..

  4. eu fabinho

    corinthians a melhor do mundoo so quem é corinthiano sabe esta paixao pelo corinthians

  5. Andrey

    Sul-Gremio,tricolor,geral do gremio,tricolor dos pampas ''A MELHOR TORCIDA DO MUNDO'' e a mais fanatica sempre
    apoiando o time de baixo de chuva nas derrotas e na segunda divisão é a torcida que mais empurra o time.
    Sudeste-Galoucura,Atlético-mg.
    Norte-Paysandú.
    Nordeste-Tô em dúvidas entre Bahia e Ceará.

    Andrey-Charqueadas-Rio Grande Do Sul

  6. Narciso

    Encarar chuva e frio intenso, jogos as 22:00Hs e chegar em casa na madrugada gelada, não é como assistir partidas na maior parte do Brasil. Este é um dos motivos para os estádios do sul não apresentarém plena lotação. Hoje o meu Internacional tem uma situação invejavél, mais foi por meio de uma torcida fanática, mesclada de classes sociais, raças, por torcedores de pagos distantes que aprenderam a amar este clube que o Beira Rio foi erguido. O Inter ganhou um terrreno dentro do rio e o Fanático torcedor vêz o resto. Este é o diferencial da grandiosa nação Colorada. Espero que as outras torcidas tenham isto como exemplo, e não como motivo de ódio e inveja, amamos os nossos clubes sem tripodiar-mos os nossos adiversários. Sejamos sensatos um depende do outro para sobreviver!

  7. Flavio

    Acho que cada região tem a sua torcida mais fanática. Não tenho dados, mas imagino que seria da seguinte forma.

    Sul – Internacional
    Sudeste – Atlético MG
    Norte – Paysandu
    Nordeste – Bahia

  8. Thomaz

    E oque falar do Ceará?
    Neste Brasileirão TODOS os jogos no Castelão estavam LOTADOS!

    Acredito que se no Nordeste as condições financeiras fossem as mesmas que no Sul/ Sudeste, essa história do Inter e Socio-Torcedores seria BEM diferente!

    Bem como se a Rede Globo não transmitisse para todo o resto do País (Santa Catarina, Nordeste, Centro-Oeste, etc), apenas jogos do RIO desde os primórdios da TV, essa história do Flamengo tbm seria outra…

    Mas a história é essa ai né… fazer oque! =P

  9. Bruno Scartozzoni

    Até agora todas as opiniões foram bem ponderadas, mas vocês estão se esquecendo dos clubes do Nordeste, como Bahia, Vitória, Sport e Náutico. Faça chuva ou faça sol os estádios estão sempre lotados, mesmo com os times passando perrengue.

  10. Rodrigo Lupatini

    Não sou colorado, mas o Godoy levantou um ponto interessante. O Inter tem uma carteira de sócios espetacular. De dar inveja a muitos clubes. Tanto pelo número de sócios, como pelo número de sócios ativos (inadimplentes).

  11. Godoy

    O Internacional tem 3% do total de torcedores no país segundo o Datafolha. Em contrapartida, tem mais de 105mil sócios. Esse é um parâmetro válido, não? Clubes mais expressivos em termos de quantidade de torcedores (Flamengo, Corinthians, São Paulo) não chegam nem perto… e olha que estão nos grandes centros, com 80% da mídia os reverberando.

  12. Thomaz

    Depende muito…

    Se for utilizar as variaveis que esse estudante considerou a do Curintia e Flamengo estão fora de cogitação, até por que na Libertadores o Ingresso é quase 6x mais caro que no Brasileirão e Estaduais. E raramente esses 2 times vão longe na competição.

    Se considerar Fanatismo com gritos e demonstração de amor (choro e fantasias ridículas) enos Estadios, creio que a do Gremio está entre as primeiras sim e a do Curintia tbm…

    Mas depois de presenciar a Invasão Tricolor em Yokohama em 2005, na final do Tri-Mundial… Acredito que a do meu Tricolor Paulista é a mais fanática…

    Você já viu seu time ser Campeão Mundial estando no Estádio? É de chorar…arrepia só de lembrar!

    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  13. Diego

    A do Grêmio. Não pára de cantar 1 segundo, paga caro no ingresso e sofre preconceito pelo futebol agerrido.

  14. @gabrieldonati

    Corinthians com certeza. O maior exemplo foi o apoio fervoroso na época do rebaixamento em forma de hino. O resto foi só imitação.