Volta ao Mundo em 80 Hot Dogs

O site da revista Bon Appétit fez uma interessantíssima pesquisa sobre quais ingredientes são utilizados em hot dogs dos quatro cantos do mundo.

Nas Filipinas, por exemplo, cachorros quentes podem vir com arroz e ovo fritos. Na Argentina com molho chimichurri. No País de Gales com cheddar misturado com cerveja, mostarda e um molho local. Todos esses parecem interessantes, mas também tem aqueles que eu não comeria nem de graça.

Infelizmente a pesquisa não passou pelo Brasil, mas se viesse em São Paulo chamaria atenção o polêmico purê de batata, ingrediente criticado por várias pessoas de fora que vem morar aqui.

É interessante notar que como um bom meme gastronômico o hot dog se espalhou por todos os cantos do mundo. Os principais propulsores disso provavelmente foram o sabor (quem não gosta?), o conceito simples (duas fatias de pão e uma salsicha) e o fato de ser rápido de preparar e de comer (a questão do tempo na modernidade é crucial). Mas também é legal ver que cada lugar faz suas adaptações para que essa refeição global fique um pouco mais local.

Aqui está a pesquisa completa: http://www.bonappetit.com/magazine/2009/07/international_hot_dogs

Bruno Scartozzoni
está um monte de coisas, e é pouquíssimas delas. Apaixonado por cinema, política e comunicação.
Bruno Scartozzoni

Leave a comment