A password will be e-mailed to you.
[ Post-sobre-tweets de Miguel Nicolelis ]

Fazer um adolescente quadriplégico brasileiro andar novamente pela força do seu pensamento que vai controlar uma veste robotica de corpo td!

Adolescente entraria em campo, andando por si mesmo, com a seleção brasileira, vestido em verde e amarelo, e daria o pontapé inicial da Copa

para delirio de todo um país que conquistou o direito de se transformar na esperança da humanidade!

Não mais o Brasil da violência urbana, da corrupção e dos políticos sem compromisso com o povo,

mas um Brasil que vai mostrar ao mundo que tem mais que futebol e samba:

uma nação que optou em usar a ciência e a tecnologia como agentes de transformação social e felicidade de seu povo!

Esse vai ser, se o governo brasileiro quiser e deixar, o MOONSHOT TROPICAL!

Conquistar o impossível na frente de todo o mundo, como um dia Santos Dumont fez para milhares de parisienses atonitos!

Mais de um século dos voos históricos de Dumont que mudaram o destino da humanidade

o Brasil vai poder assombrar o mundo todo com o seu pensamento! JUST BY THINKING!

Essa tecnologia pertence a humanidade meu caro! NO PATENTS ALLOWED, como Santos Dumont

Falta só ousar..nada mais..e gente perder o complexo de inferioridade e e medo de ser cachorro grande!

Para realizar o WALK AGAIN PROJECT, eu volto de vez pro Brasil.

Sem utopia ñ existe nem ser humano, nem nação. Ñ me motivo pelo ufanismo. Realizar o impossível motiva o suficiente.

Que tal usarmos Crowdsourcing, via a Teia do Twitter para realizarmos, juntos, o WALK AGAIN PROJECT?

Que tal mostramos ao mundo que milhões de cidadãos brasileiros comuns podem se organizar pela Teia

para transformar o sonho de fazer alguém andar novamente em realidade?

Que tal criarmos um novo model de fazer ciência, mais parecido com o esforço comunitário das escolas de samba, do que com universidades?

Que tal fazer ciência para assombrar o mundo junto com o povo brasileiro? Vamos inovar em todos os domínios durante execução ANDAR DE NOVO!

Moonshot brasileiro! Tá mais do que na hora moçada! Bora mostrar pro mundo que brava gente brasileira é capaz de qualquer coisa qndo quer!
=========================
EXPLICANDO:
1) Os tweets acima formam uma série (histórica) que o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, eleito um dos 20 cientistas mais importantes do mundo pela revista “Scientific American”, o número 1 em neurobiologia e cotado para o Prêmio Nobel, postou hoje de manhã no Twitter.

2) Ele propõe que uma demonstração ao vivo do projeto WALK AGAIN (um tetraplégico voltando a andar com um terno robótico que é comandado pelo pensamento) abra a Copa de 2014. Seria uma conquista absurda para a humanidade (não só para os tetraplégicos; imaginem os desdobramentos) e também para o Brasil, que, assim, atrelaria sua imagem a ciência e inovação, não apenas a futebol e samba.

3) Grandiosidade, ambição, generosidade e engenhosidade talvez sejam as quatro palavras que melhor definem essa manifestação do Nicolelis no Twitter. Homens que sonham (sonho é o sinônimo poético de ambição), e se expõem, e se arriscam, na minha opinião, valem no mínimo 10 vezes mais do que homens que só dizem não – aqueles que mantêm o pé rigorosamente pregado no chão.

4) De quebra, Nicolelis mostra o desprendimento de um Santos Dumont, querendo doar sua invenção à humanidade em vez de patenteá-la, e revela uma cabeça de século 21, apostando na criação coletiva. Ele diz que volta para o Brasil (ele trabalha nos EUA, na Duke University) se isso acontecer (vale lembrar que esse paulistano palmeirense da gema criou um baita de um Instituto de Neurociências em Natal, Rio Grande do Norte, que já fez um belo estudo sobre o mal de Parkinson.).

5) Não sei se consegui transmiti-lo com precisão, mas foi absolutamente genial tudo isso –e aconteceu num dia em que o Twitter brasileiro só olhava para o próprio umbigo, por conta da twitcelebridade Rafinha Bastos.

A sequência de tweets foi essa (não copiei todos, mas a maioria, respeitando abreviações de palavras e a falta de acentos sempre que não prejudicavam a compreensão). UPDATE: Hoje (terça, 29/3) à noite o neurocientista dará entrevista no talk-show Jon Stewart, um dos mais importantes da TV americana.