O que é o UoD? Agora em animação.

destaque1

Ganhamos um presente tão bacana do Estudio MOL, que pegou uma apresentação de credenciais do UoD e transformou nesta animação linda.

Vamos usar para apresentar o UoD por aí, mas fizemos questão de dividir com vocês também.

O Estudio MOL é uma produtora de vídeo que teve sua origem como um estúdio de design em 2003. O estúdio produz vídeos para TV e internet, com apelo visual e muito humor, para grandes marcas nacionais e multinacionais. Os melhores exemplos, onde a experimentação, design e arte se juntam e se concretizam em trabalhos únicos, são as animações feitas para o filme 2 coelhos, o painel do Bar Numero e agora a animação para o UoD.

O vídeo é tão interessante que pedi para o Galileo (diretor da animação), contar um pouquinho sobre todo o processo.

Estudio MOL, muitíssimo obrigado.

Sobre a animação e making of:

A animação foi viabilizada pela experência em design impresso que o estúdio tem, e nossa busca pelo inusitado. O visual partiu da identidade visual material do UoD, e a partir dele criamos outros elementos gráficos e utilizamos um segundo tipo para completar o visual e telas do vídeo.

A direção de arte, inicialmemnte planejada para ser animada direto no computador, foi transposta para o meio analógico, e as cenas, ao invés de animadas foram gravadas em vídeo com uma camera Canon.

A montagem do cenário para gravação foi feita a partir de soluções simples. Encontramos uma cartolina com a cor semelhante a cor que quisemos usar e a partir daí imprimimos os letreiros pretos em papel e os letreiros brancos no acetato.

Para segurar os textos no lugar utilizamos fios de nylon e varetas que na maioria das vezes aparecem no vídeo final.

O controle dos movimentos foi o mais delicado. Algumas coisas vinham de cima e outras pelo lado. Em algumas cenas eram necessárias duas ou três pessoas segurando, soltando ou puxando fios ao mesmo tempo.
Com essa técnica conseguimos sair de um visual simples, que não tinha muita vida, e chegarmos numa animação dinâmica e com uma estética mais chamativa.

A “animação” dos objetos e composição em papel foi planejada cena a cena, de modo que a posição de alguns objetos e o foco trabalhassem juntos, e ajudassem a criar profundidade nas cenas.
Essa técnica tornou a animação muito mais orgânica. Se tentássemos reproduzir estes efeitos no computador, nunca chegaríamos neste resultado.

A trilha escolhida foi “Ravella” da Vagabond Opera que segundo a própria banda são um misto de Cabaré Europeu, Americana Vintage, Dança do Ventre dos Bálcans e Opera neo classica. A banda é de Portland nos Estados Unidos, e é composta por 6 músicos.

A trilha ajuda a manter o lado cômico do vídeo. Durante a finalização, a equipe escutou as faixas tantas vezes que frequentemente ouvia-se alguém cantarolando a melodia da música pelos corredores do Estúdio Mol.
O áudio foi editado pelo sound designer e compositor Leandro Sosi http://www.leandrososi.com.br/ , parceiro do Estúdio MOL desde 2009, e que trabalhos juntos em projetos de vídeo quase semanalmente. Além da trilha foram adicionado alguns efeitos sonoros pelo Leandro.

O nosso objetivo foi criar um vídeo que parecesse que qualquer um pudesse fazê-lo sem muita experiência, e que no final, independente de tudo, ficasse divertido, simples e bonito.

O que aprendemos com este vídeo foi que as pessoas são muito mais importantes que a tecnologia. É um chavão um pouco óbvio, mas mesmo assim é muito bom vivenciar uma experiência em que isso se ressalta.
E por isso, a ideia é parecer que as próprias pessoas do UoD fizeram esta animação no escritório, numa tarde, com materiais simples que se encontra em casa ou no escritório, e no final o que importa é a história que elas tem pra contar.

Projetos como este não tem fórmula pronta, e permitem nos aventurarmos, o que é muito estimulante.

CRÉDITOS:

Direção: Galileo Giglio

Direção de animação e fotografia: Helena Van Kampen

Direção de Arte: Rafael Muller

Animação e edição: Gabriel Rezende e Helena Van Kampen

Assistencia de Animação: Igor Berck, Thiago Oliveira, Diego Oliveira e Rafael Muller

Produção: Juliana Vilela e Fernanda Miranda

Trilha: Vagabond Opera

Edição de Som: Leandro Sosi

Comments

  1. Parabéns a todos e especialmente para Helena van Kampen.

  2. Flávia Tabay Zambon says:

    absolutamente demais! adorei e vou pegar a música tema para sair cantarolando tb! sucesso!

  3. Muito bacana! Update or Die é foda! Assistam!

  4. Como assim "lembraram até de mim"? Você é o único com profissão séria! Vc é o up do update or Die George!

  5. realmente muito legal, os caras lembraram até de mim! :-)

  6. Danilo Leao says:

    Wow! Muito legal Estudio MOL e UpdateOrDie!

  7. OLha la o Igor Berck.

  8. Muito bacana a animação. Apenas uma sugestão: em vários momentos achei rápido demais para acompanhar a leitura…. uma desacelerada em algumas informações ajudaria. Mas está demais!

  9. Valeu, Gali! Sucesso para todos nós. Tão bom ver o quanto o Estudio MOL cresceu e evoluiu criativamente. Abração para todos.

  10. bacana a animação Gali!!!!!

  11. Oi Guga e Wagner! Parabéns pelo UoD e sua constante inovação! Fico muito contente em acrescentar mais um tijolinho nesta história incrível que vocês constroem dia a dia. Um grande abraço e muito sucesso!

  12. Que apresentação linda do UoD! Trabalho incrível, parabéns!

  13. Oi Wagner! Obrigado pela oportunidade! Adoramos esta parceria e ficamos muito contentes com o resultado também. Um grande abraço a todos.

  14. Vídeo muito original… a cara do UoD. O que é Update or Die?

  15. Muito bom! Que ótimo presente para o Update or Die! :)

  16. Fabiane Secches says:

    Lindo, lindo, lindo. Amei.

  17. Tati Lopatiuk tocando Welcome To The Working Week!

  18. Realmente um trabalho excelente , Parabéns Estúdio MOL.

  19. Wagner Brenner É o Costello da foto do My Aim Is True -> http://musikaholic.files.wordpress.com/2008/08/myaim.jpg :)

  20. É uma mistura de Elvis Costello com Thunderbirds! E o sunburst analógico? Hehehe.

  21. Bruno … Muito Bacana !!!! Animal !!! Parabéns Garoto ….. UoD ….

  22. Além de ser FODA, ainda tem o Elvis Costello ali no meio. Lindo. <3 (dica do Alex Rolim).

  23. Obrigado ao Estudio MOL pelo teatrinho Update or Die. :)

  24. nossa, que FODA! assistam!

  25. Legal demais! Orgulho de fazer parte disso.