Sea Shepherd Brasil: Pesca predatória

Placeholder

“A pesca predatória também ameaça quem vive fora dos oceanos.”

Agência: Heads, Rio de Janeiro, BRA

Direção de Criação: Flávio Medeiros, Luis Christello, Kike Borell
Direção de Arte: Fernando Maciel
Redação: Leonardo Konjedic
Fotógrafo: Manipula Studio

[via]

Comments

  1. Eduardo Pelegrini says:

    O problema é que este tipo de pensamento já esta virando lei, infelizmente…….

  2. Eu não consegui achar nexo justificável é na propaganda…
    Por que ligar a pesca sub com o seu "alvo", já que o apetrecho que vc mostrou é típico de pesca sub, fica clara a ligação, no mínimo no subconsciente de quem a vê. Talvez se você deixar de olhar as coisas só pelo seu ângulo, consiga enxergar além do seu nariz… Essa imagem prejudica a toda a classe de pescadores amadores subaquáticos em apnéia. Não é mai fácil ser humilde, reconhecer o erro e tirar esse lixo do ar???

  3. Neste caso Rodrigo, não adianta mais retrucar, eu desisti pois falei em pescador SUB e o prezado entendeu somente pescador e que a campanha não foi direcionada a eles e era óbvio, pois o uso do arpão não tem ligação com os mesmos, claro eles usam caniço…. Enfim, ele não tem nem mesmo a mínima idéia do que fez, respeito por demais a Sea Shephard por tudo que fez e faz, para alongar este assunto com ele. Se posicionar ou postar sobre algo que não domina, não me parece em nada com a Organização por ele representada, por isso, encerrei o assunto. Abçs

  4. Parece óbvia a utilização do petrecho de pesca visualmente mais impactante pra chamar a atenção. Isso faz parte da estratégia do Sea Shepard. Porém, ao usar desse artifício contra a pesca submarina, está sendo desleal ao princípio da proposta, que é atingir os predadores dos oceanos. Porque não utilizaram o long line (espinhéu) ou arrasto de profundidade, ou mesmo o arrasto nas praias e redes de espera? A rede de espera já matou surfistas no sul, de tão próximas à arrebentação que estavão.
    Existem pessoas muito sérias no Sea Shepard, e acredito na instituição que se tornou, mas acho também que atraiu muita gente que apenas quer atingir os outros com as pedras que tiverem à mão sem procurar entender sobre o que estão falando.

  5. Cara, o Sr. Wagner foi prá lá de infeliz com sua ilustração. Talvez ele devesse pular no mar e rever seu conceito. Tá Falado!

  6. Diego Henke says:

    Concordo com o Ronaldo D. Fernandes!

  7. Kra…. Por trás disso nota-se um monte de "diretores"… Diretor de Criação, de Arte, de Redação e tem um fotógrafo cujo nome é MANIPULA…. o prórpio nome ja dizzz. O dia que fotografarem uma cena real dessa se permitam a criar a polemica… por isso nem me manifesto…. montagem e edição de imagem eu faço… Mas uso the minha arte para construir e não desstruir como fizeram the imagem the pesca submarina….. Repenssem nos seus conceitos e trabalhem com fatos reais…. Quem sabe na proxima terão mais sucesso…..

  8. os ambientalistas acham que estao acima do bem e do mal…….so pelo fato de vcs terem nascido……….ja…….contribuiram…..para…a.degradacao….do…meio…ambiente………….vcs…necessitam….de….alimento…..de…energia……e…toda…forma…de…energia…..e…alimento…retirada….da…natureza…e….prejudicial……………..vcs…tambem..contribuem…para…degradacao…do..planeta…………..que…e…um…processo…irreverssivel……pode…ser….retardado……mas…irreverssivel……o…homem……esta…cavando….sua…propria….cova….na…terra………..e..a…raca…humana…….vai….pagar…o…preco………………….

  9. Pelo que entend a impressão que a imagem passa é que a pescasub mata uma ave de fome e um urso? falto a sua com um peixe na boca! acho que ñ gosta de peixe deve ser por isso!

  10. Wagner sinceramente meu camarada, este tipo de campanha apenas denigre a imagem de pescadores sub e seguimos as determinações em lei , e defendemos sempre a seletividade , fazer uma campanha de forma tão superficial sem ter idéia do que você esta falando acaba e prejudica sua própria imagem , estampando seu despreparo profissional. Ingênuo e incompetente. E aos olhos dos leigos cria um conceito errado sobre a pesca submarina, e agora Por que você não colocou um arede de arrasto no lugar desta fotos bestas de arpões atravessando a cabeça de uma ave e um urso? Cara que imagem idiota.

  11. Anonymous says:

    Infeliz e totalmente sem precedentes a Matéria postada pelo sr. Wagner Brenner. Ao invés de ficar contando mentiras e induzindo os leigos a terem uma ideia equivocada sobre a pesca subaquática ele e seu precioso grupo poderiam fazer uma visita a cidade de Altamira, no Pará, onde estão construindo a famigerada Hidroelétrica de Belo Monte e destruindo centenas de quilômetros de floresta nativa e expulsando várias tribos indígenas e comunidades the floresta. A construção de Belo Monte mal começou e a cidade já está um caos. Já poluiram as nascentes e os índios estão tendo dificuldades até de encontrar água potável. Imaginem que já tem até india se prostituindo e contraindo AIDS. Eu sou paraense e conheço o drama. Essa gente metida a defender a natureza e o meio ambiente deveria ir correndo pra defender os índios e a população local, vítima desta corrida desenfreada para produzir energia elétrica, energia esta que nem vai ficar no Estado do Pará. Ora me façam o favor!

  12. Petisqueira Apnéa says:

    Companheiros praticantes the pesca sub aquatica em apneia, fazer comentarios sobre este efeliz criador de tamanha bobagem a nivel mundial é dar enfase a um verdadeiro analfabeto no que diz respeito a pesca sub, para o conhecimento de todos que se enteresarem, este esporte tem crescido de maneira gradativa e seus praticantes tem mostrado um grande interesse em aprender cada vez mais a proteger imfinita variedade de especimes. No que diz respeito a pesca sub, é de suma importancia aos pescadores sub adquirir tais coinhecimentos pois sendo assim podemos preservar e praticar uma pesca sustentavel, garantindo assim um esporte saudavel , para esta e para gerações seguinte.

  13. Ah tá eles queriam que compartilhássemos the campanha, com idéias, fiscalização… que tal outra campanha? vamos à pesca realmente DEpredatória , aquela que usa bombas e enormes redes de arrasto, a pesca-submarina é seletiva e regulamentada, cadeia para o autor das montagens, calúnia e difamação é CRIME!

  14. Campanha ridícula feita por quem não entende nada do assunto.

  15. Rui Miguel says:

    Site norte americano pra variar! É bem isso Brenner nós matamos peixes, o governo que deriva este site mediocre, green peace e outros: – Assassinam Milhares de HUMANOS todos os anos.

  16. Concordo Diego… o cara ta rasgando o próprio diploma se é que tem um!
    agora realmente proxima matéria procure pesquisar um pouquinho, e veja se relamente vale apena postar algo na qual vc não tem conhecimento algum!

  17. Natan Guedes says:

    Que gente escrota e mal informada ,pqp falta de ter o que fazer.

  18. Não achei a campanha direto no site da Sea Shepeherd então eles podem estar falando do pessoal que desce de cilindro…

  19. E se dizem especialistas…

  20. Pense bem antes de mexer com meu cunhadinho!!!!! Hehehe

  21. Eduardo Salvatore Versiani says:

    cambada de fdp q não sabe o q fala…acho q agente não pode ficar calado temos q defender nosso esporte.

  22. Senhores,
    nem sei porque estamos discutindo. Essa campanha é tão ruim que nem os caras the Sea Shepherd Brasil colocaram no site deles. E essa agência Heads, eu não contrato nem pra tingir o pelo the poodle the minha ex-mulher! Abraços.
    Ah! Ia me esqueçendo! Caro Sr. Wagner Brenner, o sr. só postou a imagem por causa do impacto visual the mesma. Nem ao menos se deu ao trabalho de saber se a campanha existia mesmo. Então, cordialmente falando, o Sr. é um bobo. Se fosse meu filho, seria colocaco para pensar no cantinho dos horrorosos.

  23. Wagner sera que vossa senhoria não e mais predador do que um pescador sub? já se perguntou isso… sabia que você contribui muito mais para o desmatamento e aquecimento global…quando esta consumindo carne bovina e usando seu ar condicionado espalhando Clorofluorcarboneto (CFC) no meio ambiente e no desmatamento pra areá de pasto, ai usa uma imagem grotesca como essa pra denegri a pesca sub, por que vossa senhoria não colocou sua foto comendo um hambúrguer e do lado uma floresta totalmente desmatada e convertida em pasto para o gado, ou você me seu carro usando o ar condicionado e do lado a imagem do buraco na camada de ozônio, e agora quem e mais predador? nos the pesca sub temos o menor impacto ambiental se que acaba com uma imagem você tem todo direito mas de acaba com a sua fica a dica…

  24. Seria muito melhor colocar a foto do porto imundo que o maior predador do brasil (letra minúscula), o Sr. Eike Batista está construindo em Itacuruça, no litoral do Rio de Janeiro. Aquilo sim, é uma destruição monstruosa da vida marinha…

  25. Sr. Flávio Medeiros, não tem nada claro nessa sua campanha. 99% das pessoas que não praticam a pesca submarina, ACREDITAM numa propaganda mal feita dessas. E vc sabe quantas vezes eu e meus colegas já fomos questionados por essas pessoas? Centenas, milhares de vezes.
    Só que quando isso acontece, eu não tenho uma foto de uma rede de barco camaroeiro pra mostrar pra elas. Mostrar a quantidade de filhotes ou de animais que são a base da cadeia alimentar sendo mortos pra você poder comprar seu meio quilo de camarão na feira. Essa é a SUA função, Sr. Flavio, e você perdeu uma oportunidade ótima de ajudar de forma esclarecedora o meio ambiente, que é o foco da campanha.

  26. Sr. Thiago, acho que o sr. não entendeu o foco da questão. Nós caçadores submarinos, brigamos muito pela preservação do meio ambiente. De forma mais incisiva e cosciente que muito ECOBOBO por aí. Sendo assim, quando aparece uma ignorância dessas, nos sentimos revoltados mesmo.É contra tudo o que nós acreditamos e lutamos, inclusive com os nossos parceiros de esporte.
    Quando fico sabendo que pegaram um cara caçando com cilindro de ar comprimido, ou em área de preservação, eu, e a maioria dos que estão postando aqui, ficamos felizes com a notícia. O cara está errado e tem que ser punido. Não sinto a menor inveja dele.
    Aí vem um "Zé Ruela" qualquer, sem o menor conhecimento ou discernimento, dizer que tudo o que eu estudei e vivenciei no mar ao longo dos meus 27 anos de pesca submarina está errado?!?!
    Colque-se na nossa posição e o Sr. também se sentiria revoltado.

  27. Professor Wagner, "A inteligência tem limite, a estupidez não." Atkinson Brass

  28. Frank Rocha says:

    Esse cara é um alienado!! Não sabe de nada!!

  29. Marcos Mk says:

    Wagner Brenner, qual o objetivo desta publicação? como nos comentarios aplico um adendo, polemica desnecessaria, inverdades, agressão visual, pescadoras sub deveriam no minimo setrrem reapeitados, a atribuição dos arpões nesta ( montagem) não condiz com a realidade como comentou Diego e outros deveria prezar sua propria imagem.

  30. Tipo de campanha feita por um profissional sem conhecimento do tema, desses que fica trancado dentro do escritório. Sem moral, a SSB caiu no meu conceito. Acho que as entidades e associações que geram a pesca sub no Brasil devem ser mobilizadas, além é claro dos lojistas e fabricantes de equipamentos, e tomar uma providencia contra esta campanha. Além de tudo, fotos impactantes (imagine uma criança vendo isto). Sem noção!

  31. Paulo Hargreaves says:

    Virou moda importar ONG's de franquias. Qualquer um "compra" os direitos e mesmo sem competência sai levantando bandeiras defendendo direitos particulares com interesses obscuros….

  32. Atenção pessoal the criação vamos pesquisar mais sobre o assunto. Isso ai ta muito bem feito mas ta dificil de aceitar. Se o senhor Flávio Medeiros, Luis Christello, Kike Borell estão responsáveis em aprovar uma campanha como essa é preciso entender mais sobre o assunto. "Balão de oxigênio" foi complicado. Uma campanha desse nível sem uma pesquisa e um estudo prévio ta diíicil de aceitar.
    Senhor Wagner Brenner o senhor tem responsabilidade sim pois foi vc quem postou.

  33. Ramon Alves says:

    “Quem somos nós? Como todos os seres humanos, nascemos no coração marrom the mãe-terra.
    Temos braços e pernas e respiramos oxigênio que entra em pequenos pulmões. Passamos grande parte the nossa vida na posição vertical que nos dá uma maior autonomia e um maior conforto na terra. Vistos superficialmente, somos iguais a todos os seres humanos. Mas
    analisando um pouco mais fundo, alguma coisa nos faz diferente.

    Nascemos com os olhos acostumados ao azul das águas. Temos um corpo que anseia pelo abraço do mar. E um pulmão que aceita grandes privações de ar apenas para prolongar nossa vida no mundo azul. Somos homens e mulheres de espírito inquieto. Buscamos na nossa vida.
    mais do que nos foi dado. Passamos por grandes provas para aproximar-nos dos peixes. Transformamos nossos pés em grandes nadadeiras, seguramos o calor do nosso corpo com peles falsas e chegamos até a levar um novo pulmão em nossas costas.

    E tudo isso para quê? Para podermos satisfazer uma paixão. Um sonho. Porque nós, algum dia, de alguma maneira, fomos apresentados a um mundo novo. Um mundo de silêncio, de calma, de mistério, de respeito e de amizade. E esta calma e este silêncio nos fizeram.
    esquecer the bagunça e the agitação do nosso mundo natal.

    O mistério envolveu nosso coração sedento de aventura. O respeito que aprendemos a ter pelos verdadeiros habitantes desse mundo. Respeito esse que, só depois de ter sentido a inocência de um peixe, a inteligência de um golfinho, a majestade de uma baleia ou.
    mesmo a força de um tubarão, podemos compreender.

    E a amizade? Quando vamos até o fundo do mar, descobrimos que ali jamais poderíamos viver sozinhos. Então levamos mais alguém. E esta pessoa, chamada de dupla, companheiro ou simplesmente amigo, passa a ser importante para nós. Porque além de poder salvar nossa.
    vida, passa a compartilhar tudo o que vimos, tudo o que sentimos. E de duplas, passamos a ter equipes. E estas equipes passam a ser cada vez mais unidas.

    E assim entendemos que somos todos velhos amigos, mesmo que não nos conheçamos. E esse elo que nos une é maior do que todos os outros que já encontramos. E isso faz de nós mais do que amigos, faz de nós mais do que irmãos. Faz de nós… mergulhadores.”.

  34. Esse cara deve ser do PT (não mostram a realidade), mostra umas montagens de fotos mas não mostra a realidade the pesca de espinhel, pesca de arrasto, pesca com bomba e outras mais.
    Depois finge que nada disto existe.
    Deve ter algum problema de relacionamento com algum caçador submarino ( deprezado ou mal amado).

  35. Ramon Alves says:

    Lembrando tb que, a caça vem de nossos primórdios(Índios)Os primeiros habitantes dessa terra, e o que eles mais faziam para alimentar sua tribo era pescar de arco e flecha… Sou desprovido de qualquer discriminação a respeito the caça seletiva, não a predatória…. Descendo de família indígena e tá no sangue o instinto de caça…Isso se chama cadeia alimentar…Nesse mundo existe carnívoros e herbívoros, eu prefiro comer peixe, alface e agrião só na salada…

  36. Ramon Alves says:

    Olá, galéra..
    Meu nome é Ramon, sou pescador submarino, porém, estou criando esse tópico, para lembrar que a pesca-sub, pode, deve e é uma modalidade seletiva de pesca, dependendo muito de quem a pratica, diferente das modalidades de pesca com redes de malha fina, arrastão, caça a baleias, golfinhos, leões marinhos e outras espécies que são abatidas indiscriminadamente todos os dias mundo afora..

    Penso ser importante criar um tópico fazendo uma "relação controversa" entre essas duas modalidades de pesca, pois, infelizmente também temos que considerar que "a pesca predatória" é uma modalidade injusta e devastadora de pesca, já que são capturados indiscriminadamente, peixes e outras criaturas marinhas de grande valor para o equilíbrio natural dos oceanos tais como: Tartarugas, golfinhos, baléias, além de várias espécies de de crustácios e moluscos…

    É interesante lembrar e aqui vai uma crítica pessoal, que a pesca de arrasto como é chamada, devasta os recifes de coral, literalmete arrastando e detonando tudo que é possivel e pra quem não sabe, a tecnologia the pesca pesada e comercialmente viável para os poucos "privilegiádos" barões egoístas do mercado pesqueiro, hoje, já consegue chegar a profundidades bem além the nossa imaginação nessa modalidade de pesca destrutiva, com navios gigantescos e tecnologicamente a anos luz dos nossos "Arpões" de caça sub, fazem o arrastão em grandes profundidades, onde redes com correntes e bolas enormes de aço, vasculham o fundo de oceanos em várias partes do planeta, acabando com a vida marinha, que em certos locais, por se tratarem de ecossistemas muito delicados, a vida marinha precisaria de muito tempo para se regenerar e como todos sabemos , praticamente não existem muitos lugares intocádos pelo homem nesse planeta, por isso esse tipo de pesca só vem a contribuir com a degradação, já que, onde esse tipo de "trator submarino" passa, nenhuma forma de vida consegue habitar ou se desemvolver, pois, viram verdadeiros desertos subaquáticos devido a tamanha agressão, modificando talvez para sempre e de forma irreparável, características únicas do bioma marinho!

    Faço esse relato já conhecido por muitos, pois, o pescador submarino, é bastante perseguido e odiado por muitos, sendo acusado de praticar uma modalidade de pesca dita como predatória, por isso venho, por meio desse tópico, lembrar que a pesca ou caça-sub como muitos chamam, pode ser praticada sem efeitos devastadores, levando em consideração, o tamanho e peso das espécies abatidas, a época de defeso e reprodução das espécies dentre outros…Nem se quiséssemos sair com mais de 50 Kg de peixe daria… Muito peso e não teria onde guardar.

    Contudo, todos os "pescadores" ditos como amantes do mar e que desejam encerrar seus dias de vida nesse maravilhoso ambiente que é água, devem fazer suas críticas cosntrutivas sim, porém devem também procurar a evolução no que diz respeito ao conhecimento em relação aos assuntos voltados a pesca ecologicamente correta, será que somos todos realmente tão "éticos" como afirmamos?

    "Todo ser humano pode e precisa refletir initerruptamente sobre seus atos e as consequências que os mesmos "já causam" e continuam causando aos nossos ambientes aquáticos, assim talvez, nossos filhos, netos e bisnetos, possam desfrutar das mesmas pescarias e peixes que tanto nos dão prazer e ânimo de viver!"

    por fim, fica aqui a minha opinião aos praticantes the pesca-sub, assim como aos pescadores de todas as modalidades, espero que gostem"ou não", mais escrevam suas opiniões e deem continuidade ao tópico, que para bons entendedores do assunto, é um bom tópico, e na minha opinião é bastante interessante e vasto em seu conteúdo, podendo ser melhorado é claro, esse é o objetivo!
    Resumindo: Para mim, pesca predatória é toda aquela que deriva do verbo PREDAR, que segundo o dicionário Houaiss é :
    PREDAR
    Um forte abraço do amigo Anfíbio, Namastê!

  37. Mike Nelson says:

    Com todo respeito, pois quem põe se expõe, quem usa "balão de oxigênio" é hospital para aplicação em pacientes. Nós, pescadores sub amadores, usamos os pulmões e o sangue. Apenas. Agora. Lamentável um profissional talentoso, como o Sr., produzir um lixo tendencioso destes. Com certeza absoluta, não tem consciência do mal que está causando aos leigos como o Sr. mesmo e à uma atividade que não preconiza o extermínio, pois, pela lógica, se o peixe, e tudo que dele depende e se alimenta, acabar, acaba também a própria pesca sub. Mal direcionada, tendenciosa, ignorante e maléfica. Este seu trabalho só tem qualidade gráfica. Apenas. Triste e lamentável, tanta potencialidade em completo desperdício. O Sr. só conseguiu uma coisa: Aparecer de forma errada. Quero deixar claro que nenhuma das palavras acima visa a ofendê-lo, e sim expressar minha indignação, respeitosamente.

  38. Bom, me parece que esse assunto será exaustivamente comentado e criticado, isso é correto! Campanhas como essas denigrem a imagem the pesca subaquática que, mais que a pesca propriamente dita, trata-se de um esporte. A pesca em apnea é a mais seletiva entre todas as outras…
    Para que a campanha contra a pesca predatória surtisse maior efeito, seria mais interessante publicar fotos de animais agonizando, sufocando em redes de pesca…
    Além do que, esta imagem, reflete mais uma violencia bruta contra animais à uma campanha contra pesca predatória.
    Primeiro passo para iniciar qualquer campanha: Pesquisar o assunto. – Parece que isso não foi feito.

  39. Sr. WAGNER BRENNER,
    Insistes em dizer que não é o responsável pela campanha, "apenas á divulgou". Entendo…
    Mas partindo deste ponto de vista, seria como eu divulgar fotos de um estupro só porque achei um por do sol lindo no fundo the foto. Ou divulgar fotos the ku klux klan queimando um afrodescendente só pq achei o figurino deles legal.
    Antes de divulgar algo, em um meio de comunicação tão poderoso como este, vc deve se ater ao real teor the imagem e á ideia q ela passa. Pois imagens costumam vir acompanhadas de conteúdo. Oq no casso desta, the agência Heads Propaganda, está totalmente equivocado. Além de sensacionalista, nota-se q foi feita de forma indiscriminada e totalmente desenformada. Não é justo utilizar-se de uma agência tão grande e poderosa, apenas para agredir uma "minoria" que faz sua parte para manter o ecossistema adequado para a prática de nosso esporte. SE EXISTE PESCA MAIS SELETIVA QUE A SUBAQUÁTICA, POR FAVOR, ENTRE COM ARGUMENTOS.

    Ao contrário do que a Heads fez com essa campanha, nós , pescadores subaquáticos, sempre nos preocupamos com o problema REAL que a pesca industrial e predatória causam nos oceanos e sempre pesquisamos e nos informamos sobre o assunto.

    Acompanhe aqui:(contrário á essa campanha, olhe as fontes pesquisadas por nosso amigo).
    http://pescasubrj.com/teste/pesca-industrial/a-verdadeira-pesca-predatoria.html
    http://pescasubrj.com/phpBB3/viewtopic.php?f=1&t=769

    Entrevista MUITO BEM ARGUMENTADA do atleta Diego Santiago na ESPN (Atleta presente no comentário abaixo):
    http://www.youtube.com/watch?v=G3dMXEJKPqU&feature=relmfu

    Espero que você, assim como a Heads, pensem e PESQUISEM antes de divulgar algo.
    POIS A SUA LIBERDADE TERMINA ONDE COMEÇA A MINHA.
    Abraços

  40. não sabe brincar não desce pro play… Jornalismo, minha gente, Jor-na-lis-mo… não basta postar, tem que apurar!!!

  41. Caros, é lamentável uma agência como a Heads, do Sr. Cláudio Loureiro, deixar seu nome vinculado a uma imagem feita em algum software de manipulação de imagens. Retoque é uma coisa, Produzir uma imagem que não existe, é outra. Se essas fotos são originais, cadê a denúncia a quem atirou? Ou a Heads é cúmplice? Se são fotos manipuladas, que mencione nas fotos que a imagem foi manipulada. Sr. Brenner, taí um exemplo de propaganda negativa pro seu Update or Die. Abs!

  42. Pabblo Lopes says:

    Está na hora de você rever seus conceitos e quem sabe se aprofundar mais no assunto, quem sabe ler ajudaria!

  43. De certa forma as imagem também podem revelar um fato que não damos muita importância; o uso de material de pesca de forma irracional e criminosa. É sabido que a Pesca Submarina é um esporte que deve ser praticado com muita responsabilidade, preservação do meio ambiente, bom senso e muita, mas muita racionalidade. Quantos caçadores usam ANZÓIS, redes, arbaletes e outros apetrechos para caçar animais de diversos tipos. Acredito que a mensagem implícita nas fotos deve estar se referindo a este tipo de ser humano, ou seja, aquele que não tem qualquer tipo de respeito à natureza e aos princípios de sustentabilidade. Sabemos que há muitas formas de praticar "pesca predatória": seja com redes de arrasto, bombas, redes de cerco, compressores e também aquela praticada por pessoas que não respeitam os critérios de cotas, defeso e tamanho mínimo das espécies. Portanto, não é o arbalete que vai depreciar o nosso esporte, mas sim, o propósito do seu uso!

  44. Caro Wagner, Muito infeliz sua campanha. Ela propaga a desinformação e ataca a arte pesqueira mais seletiva e ecologicamente sustentável que o homem conhece. Realmente um deserviço à população e ao meio ambiente. Lamentável

  45. Ivo Neto says:

    Wagner Brenner, sou publicitário e mergulhador, sei que você não participou da campanha, apenas postou, mas com isso você abriu um espaço para que este seu post seja elogiado ou criticado, posso te garantir como publicitário que a peça é bonita tem uma estética bacana, boas fotos, bem finalizadas, mas o conceito está equivocado, e como mergulhador e apaixonado pela pesca sub me sinto ultrajado, é como se fosse acusado de um crime que não cometi, se você tivesse postado alguma campanha com idéias racistas ou preconceituosa estaria sofrendo com os mesmos tipos de críticas, então não se coloque como vítima de uma coisa que você fez, postou teve aceitação, blza, não teve, elimina, passa a página e procura agora colocar outras coisas mais interessantes, com uma ressalva, analise bem o que vai postar, Pesca sub é uma pesca seletiva e não depredatória, acho o tema da campanha importante, mas foi abordado de uma forma equivocada.

  46. Jd Edde says:

    Que desagradavel ….

  47. Sabe porque uma agencia de propraganda não coloca uma rede de pesca , um derrame de óleo , porque estas industrias pagam anuncios , são clientes…………agora um arpão vai afetar só a imagem de milhares de esportistas sem uma associação forte para processar!

  48. GRÁFICO?!?!? Entra na água e vai lá olhar antes de falar besteira. No "papel" cabe TUUUDO!!!

  49. Caro senhor "Mentor", infelizmente, para nós pescadores, esse tipo de equivoco ou falta de informação é quase diário. Campanhas ignorantes como essa aparecem a cada quinze minutos. E de pessoas que entendem tanto do mar como meu vizinho que compra peixe na feira, ou seja NADA!!!
    Porque não surge uma campanha nacional para unir as informações dos biólogos, pescadores de linha e pescadores submarinos para entender como está a dinâmica da vida marinha na nossa costa? Colher sugestões e idéias de preservação? Porque nós pescadores submarinos sabemos de algumas coisas que quase ninguém mais entende, que é o comportamento, o habitat, a alimentação, a reprodução, o deslocamento, as migrações, e as condições gerais de sobrevivência da maioria das espécies de peixes, moluscos e crustáceos comestíveis da nossa costa.
    E para finalizar, o que mais me deixa indignado, é que nós, pescadores subaquáticos, somos muito atentos e preocupados com a preservação do meio. Visto que nós só podemos praticar nosso esporte em áreas ecologicamente saudáveis. E se vemos outro caçador fazendo besteira, pode apostar que ele vai ouvir, e muito.

  50. Ivo Neto says:

    Cara, ser bem informado faz a diferença, você é.

  51. Liberdade de expressão tem seus excessos , este é um deles …..para se atingir um objetivo destroi a imagem de uma pratica que ao meu ver é até sustentável , em apneia ninguem pesca especies ameaçadas ou de pequeno porte , nem em quantidade que poe em risco a reprodução .

  52. Se sua intenção foi criar polêmica, parabéns! Só acho que deveria prezar um pouco mais por sua própria imagem, visto que fala tantas coisas sem saber o que está dizendo…

  53. brincadeira o cidadão é um publicitário e se justifica dizendo que apenas postou e não tem responsabilidade alguma na mensagem the publicidade postada por ele`isso antigamente se chamava covardia.

  54. Prezados Senhores responsáveis pela criação e divulgação dessa campanha e dessas imagens, peço desculpas se alguém já veio a dizer o que vou citar aqui, emfim não li todos os posts.
    Responsáveis pela criação the campanha. O que acontece é que a classe the pesca subaquática ou submarina em apneia esta já a algum tempo sofrendo uma desigualdade enorme entre as classes de pesca em nosso País, isso muito injustamente o que deixa revoltados a maioria dos praticantes subaquáticos, inclusive a mim mesmo, esses meus companheiros que podem ter passado um pouco dos limites nas postagens peço desculpa por eles, mas eles é que são verdadeiros pescadores sub, respeitam cotas, limites, leis por isso a indignação ai vem essa agência de propaganda ou ONG ou sei lá o que e postam essas imagens justamente com o apetrecho arpão que já esta sofrendo muito com a desigualdade, ta errado, não tem desculpa nenhuma que justifique essa atitude incomoda a muitos, como o Senhor Wagner Brenner disse ''Perderam uma chance de ouro de usar o espaço de forma inteligente e ainda usar o pessoal the Heads, uma das maiores agência de propaganda do país, que aliás se colocou a disposição. Prefiriram falar "vcs são ignorantes, a gente é que entende de pesca e e blá blá blá. Tiro no pé geral.'' Por favor usar isso de maneira inteligente a nosso favor, isso não é hora de contar piadas, fazer o que, pegar ''amizade'' com a The Heads e pedir que postem imagens justamente ao contrário dessas sei lá um arpão mágico fazendo reviver esse urso e essa garça, isso sim seria boa chance de ouro e inteligente a nosso favor.
    Enfim peço educadamente aos senhores ao menos para retirarem essas imagens horríveis para nós pescadores subaquáticos, porque isso atingiram a nos diretamente a interpretação das imagens só existe uma ''os pescadores subaquáticos matam os peixes e os animais morrem de fome'' não existe outra interpretação, por tanto peço que os responsáveis levem em conta quantos mergulhadores tiram lixo do fundo do mar e dos rios, existem limpezas de rios anuais entre mergulhadores, nos litorais, quantos animais, peixes nós mergulhadores conscientes retiramos de redes abandonados e retiramos esses pedaços de redes do fundo the água, pensem no que fizeram, peço humildemente, pensem.

    "ENQUANTO UM BARCO COM 3 PESCADORES SUBAQUÁTICOS LEVAM O DIS TODO PARA PEGAR 10 PEIXES PALA LEVAR PARA CASA E SE ALIMENTAR, UM BARCO DE ARRASTÃO COM 3 PESCADORES LEVAM 1 HORA PARA PEGAR MILHARES DE PEIXES RETIRAREM DO MAR E VENDER".

  55. Sergio Andrade says:

    Amigo, permita-me deixa-lo a par da situação;… Hoje em nosso país tem muita gente ganhando com essa "Onda Verde" sem mostrar serviço algum(além de tentar impor suas idéias incoerentes na base do grito e hostilidade). Sem ordenar e fiscalizar o que realmente precisa ser ordenado e controlado. Preferem apoiar e proibição de tudo(mesmo que para isso tenham que passar por cima dos direitos de cidadãos de bem) porque é mais barato do que fiscalizar, e assim sobra mais DINHEIRO, se é que você me entende… E uma conssequencia direta deste cenário é que hoje existe muita gente(vivendo às custas dessa Onda Verde) interessada em "CALAR" a Pesca Submarina pelo simples fato de ser a modalidade de pesca que melhor permite ao pescador(CIDADÃO BRASILEIRO) atestar com os próprios olhos que o trabalho de preservação ambiental não está sendo feito como deveria. Nós, Pescadores Submarinos, incomodamos porque enxergamos, como ninguém, a realidade da preservação ambiental em nosso país. Nós sentimos na pele a agua morna que sai das usinas nucleares em angra, a qual é lançada dentro de uma região de baia(berçário de diversas espécies), que depende do fluxo das marés para a renovação de suas aguas. Nós percebemos, como o ecossistema marinho da Baia da Ribeira(Angra) mudou depois do funcionamento das usinas. Nós vemos os emissãrios submarinos lançando esgoto inatura a menos de 5 km da costa do Rio de Janeiro. Se você frequenta o litoral do RJ já deve ter percebido que dias de aguas claras se tornaram sensivelmente mais raros. Nós vemos lançarem a lama das dragagens, provenientes das cosntruções de novos portos, nas bocas da Baias de Guanabara e Ilha Grande. Lama essa que está destruindo os ecossistemas que ali existiam. Nós ouvimos os navios passarem em direção aos portos e percebemos como o barulho de suas engrenagens estressa e altera o comportamento dos peixes. Isso sem falar da lama que os mesmos levantam dentro das baias quando navegam e atracam. É como você bem falou, NÓS SOMOS UMA MINORIA, cujo esforço de pesca é IRRISORIO quando comparado a outras modalidades de pesca. É UMA INCOERÊNCIA ABSURDA a hostilidade que os praticantes da mesma vem sofrendo nos ultimos anos por parte daqueles que se dizem interessados em preservar o ecossistema marinho. E como você está percebendo neste tópico, pra tudo existe um limite…

  56. e assim descobrimos que os praticantes de pesca subaquática são a minoria mais explosiva do país.

  57. Anonymous says:

    "Durante as abordagens, Raimundo Alves de Carvalho, residente no Estado do Rio Grande do Norte, foi preso em flagrante delito quando transportava peixes pescados com uso de arpão, o que é proibido. O infrator foi autuado em flagrante na Delegacia Municipal de Polícia Civil de Nova Jaguaribara."

    http://www.pm.ce.gov.br/noticias/cpma-realiza-operacao-de-combate-a-pesca

    Como não existe? Assim como em praticamente tudo na vida, existem casos e casos. Lógico que nenhum de vocês fazem isso, mas, sem dúvida, existem os que o fazem. Logo, a campanha é válida, sim. Quanta polêmica por nada…

    Abs

  58. Anonymous says:

    "Durante as abordagens, Raimundo Alves de Carvalho, residente no Estado do Rio Grande do Norte, foi preso em flagrante delito quando transportava peixes pescados com uso de arpão, o que é proibido. O infrator foi autuado em flagrante na Delegacia Municipal de Polícia Civil de Nova Jaguaribara."

    http://www.pm.ce.gov.br/noticias/cpma-realiza-operacao-de-combate-a-pesca

    Como não existe? Assim como em praticamente tudo na vida, existem casos e casos.

    Sem mais…

    Abs

  59. Gostaríamos de registrar o nosso repúdio a esta infeliz propaganda/campanha, que em nada condiz com a verdade, servindo tão somente para descaracterizar aquela que dentre todas é a pesca mais seletiva e ecologicamente correta, como é o caso the pesca subaquática amadora, cujos alicerces estão baseados nos princípios the ética e do respeito para com o Meio Ambiente.
    Lamentável também foram os argumentos usados acima para defenderem suas posições e justificarem a campanha.

  60. Professor Wagner, "Infelizmente, algumas pessoas tomam os limites de seu próprio campo de visão, pelos limites do Mundo." Arthur Schopenhauer

  61. Bom, já me chamaram de idiota, viado, ignorante. Isso porque eu não tenho nada a ver com a campanha (imagina se tivesse).
    Uma experiencia ruim esse post, com 90% dos comentários absolutamente agressivos e com quase nada de construtivo.
    Parece aquele torcedor de futebol fanático que joga pedra no próprio jogador do seu time.
    Enfim, as vezes acho que estamos prontos para encarar espaços colaborativos, mas experiências como essa, de gente "chamando a turma the categoria para se rebelar", dão um desânimo danado.
    Perderam uma chance de ouro de usar o espaço de forma inteligente e ainda usar o pessoal the Heads, uma das maiores agência de propaganda do país, que aliás se colocou a disposição. Prefiriram falar "vcs são ignorantes, a gente é que entende de pesca e e blá blá blá. Tiro no pé geral.
    Ou melhor, arpoada.
    Eu tô pulando o post, câmbio desligo, tchau para turma the apnéia (vcs deviam respirar mais fundo de vez enquando, só pra compensar) ;).
    (e desculpe aos verdadeiros mergulhadores e pescadores por aí, cuidado com quem representa vocês!) abs!

  62. Fala Wagner, tudo bem?

    Sou assíduo leitor do UOD, comento quando sinto que irei acrescentar e gosto de compartilhar qualquer assunto relevante para as comunidades (além the publicidade) que participo. Agora, me sinto responsável e envergonhado com a participação de alguns pescadores/mergulhadores nos comentários no post the SeaSheperd.

    "Ativei" a comunidade aqui:
    http://www.guarapas.com.br/web/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=23747&forum=2&viewmode=flat&order=ASC&start=0
    (caso voce esteja se perguntando de onde veio tanta gente).

    E queria dizer que sinto muito pelos ataques pessoais a você, eu poderia ter explicado melhor quem era o autor the campanha e do post, mas achei que o pessoal ia LER com atenção – fui ingênuo. Minha intenção era apenas estimular uma discussão e chamar atenção para um assunto relevante a todos.

    abraços
    teco

  63. Ricardo Chinelato Alexandra Leitao says:

    Afffffff…. É Brasil galera… Aqui, tudo é deturpado, e sempre fazem questão de "cagar" e sentar em cima… Vc's queriam passar a mensagem de pesca predatória com essas imagens? De um URSO tomando um arpão na cabeça? Pelo amor de Deus né! Porra… admiro pakas o Sea Shepherd, porém, acho que a "filial" (chamemos assim), brasileira, tinha que fazer uma cagada né? Senão num é Brasil… afffff…. E Flavio Medeiros (Diretor de Criação), só uma informação que talvez não te passaram no seu Briefing… risos… Mergulhador mergulha com AR COMPRIMIDO e não com balão de oxigênio…. Se respirar OXIGÊNIO puro abaixo de 6mts, vc convulciona e pode morrer filhote! kkkkk Ahhh… e para respirar O2 a 6 mts, vc precisa de MUITOOOO curso e mesmo assim, existe um tempo limite p/ fazê-lo a essa profundidade ok! Pelo amor de Deus… cria outra coisa e informe-se antes… Dica: Participe de grupos de mergulhos na net e PERGUNTE antes de fazer cagada… ;o) risos….

  64. Totalmente fora do contexto, discriminar a pesca submarina e a colocar como pesca predatória é um absurdo, já que mesmo um pescador sub irresponsável(o que infelizmente existe)retira do mar é indiscutivelmente irrisório em vista do que uma rede de pesca faz.

  65. Wagner Brenner So pelo fato de vc ter citado o Brasil no titulo do Topico e ter colocado como simbolo de seu anuncio um urso ja percebemos o quanto vc estudou para fazer tal anuncio,pois qualquer pessoa que tem o minimo de instruçao sabe que nao existe ursos no Brasil em seu habitat natural.

  66. Tony Saad Por essas e outras informações q se vê o grau do estudo e inacto q se foi feito antes de se publicar uma matéria como essa.

  67. Thiago Dias says:

    Mas toda essa indignação é porque tem um arpão de caça sub na imagem?! Mas vc entendeu a ideia mesmo?!? ou focou só no arpão do seu esporte favorito?!? Mto mimimi….

  68. Thiago Dias says:

    Não vi mto nexo no comentario…

  69. Flávio…..infeliz o exemplo da tua campanha. Usou uma prática legal ( pescasub) pra remeter toda culpa da pesca predatória a ela. Usou um simbolo da pescasub pra ilustrar a pesca predatória. Seria legal pegar seu Slogan ( alias muito bom) e colocar atras a ilustração com o logo do MacDonnalds, ou do Carrefour, usar uma Torre de exploração de Petroleo…pra dizer..que muitos peixes morrem com a pratica do extrativisto ou comercio desenfreado. Entende "o porque" do repudio dos pescadores amadores????? Pense no Macdonnalds ou no carrefour…….

  70. Respeito muito o Sea Shepherd! Assiti toda a série no canal fechado e inclusive fiz doações. Agora, como praticante the pesca submarina, como defensor do meio ambiente, como pescador consciente, é ridículo veicular fotos, com tamanha repercussão, com animais flechados com arpões de uso na pesca submarina. Por que não colocaram os animais cheios de óleo, ou com uma rede enrolada! É ridículo! A pesca submarina é a mais seletiva das pescas! Uma ideia, coloca o arpão que se usa na captura das baleias em vez de utilizar o arpão usado na pesca submarina…… impressionado com a falta de consideração para com os pescadores submarinos!

  71. Tiego Costa says:

    Querido Wagner Brenner,
    Ironia e sarcasmo também se aprende na escola!
    Realmente, você está correto. Por impulso me direcionei a você achando que era o responsável pela campanha, e você não o é. Porém, minhas palavras servem perfeitamente para quem está divulgando a mesma.
    Um grande abraço do seu melhor amigo,
    Tiego Costa

  72. Wolfgang F. Covi says:

    Tenho um livro do Schopenhauer (de onde esse programador Paul Graham chupou as informações) que se chama "Como vencer um debate sem precisar ter razão". Impressionante como isso é verdadeiro mesmo…

  73. Wagner, já agendaram a sua crucificação?

    Vivemos tempos estranhos e perigosos. Nada é permitido e sempre haverá uma classe se sentindo ferida. Como que em busca de alguma satisfação sustentada pela oportunidade de crítica.

    Me lembrou o cartonista dinamarquês ameaçado de morte há alguns meses.
    Ou as recentes críticas a propaganda the Schincariol.

    Tudo é profano, preconceituoso, proibido…
    Se não há mais espaço para nada, se somos todos melindrados, por detrás e pela frente:
    - Um brinde a perfeição e ao purismo!

  74. Tsc tsc tsc…o título deveria ser…
    Como destruir o próprio nome, a carreira e uma agência de publicidade em um único passo….

    Estrelando:
    Wagner Brenner como coadjuvante.
    &&

    Direção de Criação: Flávio Medeiros, Luis Christello, Kike Borell.
    Direção de Arte: Fernando Maciel.
    Redação: Leonardo Konjedic.
    Fotógrafo: Manipula Studio.

    Apoio:
    Agência: Heads, Rio de Janeiro, BRA.

    Meus caros,

    Vocês não precisam atacar um grupo para obter qualquer tipo de promoção…(Apesar de , pelo que dizem os posts, não ter sido essa a intenção, foi isso o que aconteceu).

    A sua idéiia tão brilhante de demonstrar que um tipo de pesca (ou "predação" como parecem gostar mais) afeta negativamente outros ecosistemas, esbarrou direto no ponto mais primordial que vocês esqueceram e que com certeza é o alicerce do seu curso de graduação…O clichê de que 'uma imagem vale mais do que mil palavras".

    O erro principal aqui está na generalização, quem executou esta pesquisa foi no mínimo preguiçoso, não se informando o bastante e teve um momento criativo muito ingrato!

    Não acreditem que o impacto e a polêmica que estas imagens estão causando podem trazer benefício, pois trarão apenas a indignação de quem idolatra a prática de um tipo de esporte.

    Agora vamos lá…direto ao ponto e vamos ver até onde vai a demagogia do ser humano…
    Quantos aí em cima são vegetarianos? Todos?
    Quantos de seus parentes e amigos são vegetarianos? Todos?
    Por isso vocês precisam atacá-los?
    Sabiam que aqui mesmo no nosso Basilzão estão desmatando horrores para fazer pasto?
    Sabe pra quê? (Perdoem o Caps) ESTÃO PREDANDO ECOSISTEMAS QUE NÃO TEM NADA A HAVER COM O GADO?
    Para que possam colocar à suas mesas aquele churrascão lindo sangrando!

    Agora…
    Cadê a ilustração do fazendeiro dando um tiro no Tucano?
    Cadê o Peão Boiadeiro passando a faca na Ararinha Azul?

    tsc tsc tsc…acho que perdi esses….

    Pra terminar só mais uma…
    O japonês que você leva sua namorada ou esposa? é peixe de soja?
    Lá tem atum, sabe como ele chega lá? Hannnnnnn…..deixa pra lá…ele vai de avião…

    Grande Wagner….vi que você andou palestrando so bre estratégias nas redes sociais…tem certeza? era você mesmo?
    Será que nosso amigo W longo "sabe o que vocês fizeram verão passado?"

    KKKKKKKKK
    Nááááááááááãããão….acho que não!

    P.S. Sei que não foi você quem fez, como citou abaixo, mas quem espalha uma história, concorda com ela!

  75. Rafael Ucha says:

    Discussão acalorada por aqui, hein!
    Entendo que o Wagner não teve intenção nenhuma em atacar a pesca submarina, postou pela criatividade the campanha, e sem comentários (talvez dando brecha para maiores interpretações)! The mesma maneira esta também não deve ter sido a idéia dos diretores de criação, e sim um equívoco.
    Por outro lado, entendo que deve ser difícil para os praticantes, que também sofrem um preconceito grande. Uma campanha que "desinforma" é um tapa na cara que luta pela sua prática.
    Mas vamos com calma galera, não precisamos sair atirando pedras indiscriminadamente! Uma conversa calma e respeitosa é bem mais produtiva!

  76. Manolo Gerpe says:

    Prezado, acho que a mensagem visual não vai produzir o efeito esperado!
    a conscientização the pesca predatória deve ser elaborada através de fotos de redes de arrasto que indiscriminadamente mata toda a espécie marinha sem distinção de tamanho!
    isto sim e covardia ao contrario do pescador sub que apenas utiliza o ar dos pumões e pesca apenas peixes de bom tamanhos que já se reproduziram!
    att: Manolo http://www.pescasubrj.com.

  77. Boa noite

    Você ao menos leu as noticias antes de posta-las em seu comentário? No primeiro link falam-se que realizaram 20 autuações, sendo encontrados 2 arpões (as outras 18 foram de pescadores de linha) sendo que os arpões não foram apreendidos afetivamente, vide escrito no fim da reportagem. Escrever sobre os arpões foi apenas para causar alarde na população.
    No segundo link, é informado apenas que foi apreendido um arpão artesanal, provavelmente era utilizado para atirar de fora da água (não condiz o esporte pesca subaquatica), ainda assim, não estava sendo utilizado! Apenas achado em um barco!

    Leia de incluir algo em seus comentarios

  78. E olha que nos conhecemos de pesca predatoria, moramos as margens do rio Paranapanema, as margens do Rio Parana, na hidroeletrica de Rosana e Primavera, onde a pesca predatoria acontece na boca das comportas. Moramos as margens do Rio Coxim e Rio Taquari, e proximo ao Piquiri em Sao Lourenco no pantanal, onde os atravessadores estimulam os pescadores a pescarem foram do periodo permitido, junte-se a isso o lixo ambiental produzido nas grandes cidades…

  79. Marilia Gil says:

    Gente, esse pessoal the pesca é bem literal, hein?

  80. Tony, vale para você e para todos os outros: quem tiver mais informação sobre o assunto, escreva para mim: fhgm@hotmail.com .

  81. Publicar uma idiotice não o torna, necessariamente, um idiota. O colega acima apenas disse que você cometeu um erro ao publicar uma matéria equivocada sobre pesca predatória com arpão. Pois essa prática, o uso do arpão, pode ser realizado por práticas de pescas predatórias (como com o auxílio de um compressor), como também em práticas seletivas (como em apneia). Você apenas não soube se explicar de forma correta. A classe de pescadores submarinos em apneia possue um pensamento comum, o amor pelo mar e sua biodiversidade. Nós sempre nos esforçamos em manter o equilíbrio para podermos continuar com nosso esporte. Mesmo que você só tenha divulgado o post, errou em não direcionar para o alvo certo…

  82. Coloco para você e para todos os outros meu e-mail pessoal à disposição: fhgm@hotmail.com

  83. Tony Saad says:

    Me coloca a disposição sua e da sua agencia para poder colaborar, caso o sr. queira conversar mais sobre o assunto, tenho certeza que o sr pode fazer uma campanha digna de elogios

  84. Prezado Alexandre, desde já peço desculpas se a campanha causou algum erro de interpretação. De maneira nenhuma ela quer atingir quem tem licença e pratica pesca submarina com consciência. Foi apenas uma forma de dizer "quem pratica pesca predatória está destruindo o meio ambiente". Apenas como esclarecimento, quero contar que vamos fazer os ajustes e tomar cuidado nas próximas para evitar este tipo de erro.

  85. Tony, desde já peço desculpas se a campanha causou algum erro de interpretação. De maneira nenhuma ela quer atingir quem tem licença e pratica pesca submarina com consciência. Foi apenas uma forma de dizer "quem pratica pesca predatória está destruindo o meio ambiente". Apenas como esclarecimento, quero contar que vamos fazer os ajustes e tomar cuidado nas próximas para evitar este tipo de erro.

  86. Hoje é dia. Caro Alexandre, você está vendo a ficha técnica ali no post? Aquele no final, que mostra as pessoas que se envolveram e criaram a campanha? Agora, tá vendo meu nome lá? Não? Pois é.

  87. Tony Saad says:

    Denuncia feita ao CONAR, Acho que o sr. deveria ter colocado essa garça presa em uma rede, seria mais correta a sua campanha contra a pesca predatoria

  88. Caro Wagner, a utilização de imagens de impacto vinculada a frases como a utilizada nesta campanha causam diferentes interpretações. Isto depende do lado em que você está.
    Por infelicidade do produtor e de sua equipe desinformada que se importam apenas em mostrar algo de impacto, a fim de mudar a visão de quem vê para o lado “naturista e sustentável” do Sea Shepherd, vocês publicaram imagens de animais sendo atingidos por arpões dizendo que a pesca predatória também atinge quem vive fora dos oceanos.
    Qualquer pessoa que vê uma imagem como esta interpreta que a pesca com arpão é a mais predatória e responsável pela escassez de peixes que estão levando os animais a morrerem de fome. O que é uma inverdade. Como pode um pescador em apneia com apenas um arpão ser mais predador que uma rede de arrasto? Talvez a imagem de uma rede de arrasto não seja tão impactante não mesmo? Não tem sangue! Não tem tiro! Você já viu como fica o fundo do mar depois que uma desta passa por ele? Não sei…
    A cada dia tentamos mudar a visão errada que a sociedade possui sobre a pesca subaquática. Disparates como este publicado por vocês nos mostram o quanto nossa sociedade ainda é retrograda e incapaz de raciocinar, apenas aceitando o que de fato é pregado por alguns.

  89. mais uma vez desinformado, balão de oxigenio se usa em hospital, em mergulho autonomo de usa cilindor de AR COMPRIMIDO, pq se mergulhar com oxigenio morre! se a campanha é direcionada a que pesca em épocas de defeso ( chamadas impróprias) e com cilindro de ar a imagem é totalmente imprópria. Quando alguém generaliza comete uma barbárie! é a mesma coisa que dizer que todo gay tem AIDS, que todo policial é corrupto, você ofende as pessoas que ai não se enquadram. Fomos dotados de um cerebro para pensar antes de agir……

  90. Que coisa hein presidente? Nossa.

  91. É meu chefe … achou uma campanha errada e que foi denunciada por ser imagens manipuladas e as informações falsas, distorcidas e tendenciosas. CONAR. Sem mais.

  92. Além de estar entrando num assunto polêmico, está usando imagens falsas. Será que precisa desse expediente?

  93. Estranho… pq não colocaram uma rede, ou petróleo, ou um anzol. Tinha que ser justo um arpão. Com isso vc deram um verdadeiro tiro no pé. Lamentável.

  94. Por que também não faz um vídeo colocando humanos sendo arpoados? Afinal eles estão no topo the cadeia alimentar. Porpaganda non sense (erro proposital…). Fica aqui meu protesto. Em que isso educa e informa?

  95. Tony, eu entendo, mas me parece um impasse entre pessoas que estão no mesmo time, com as mesmas crenças, ideais e intenções.
    Se eu estive ligado a pesca, adoraria ter todo e qualquer espaço de mídia e de propaganda para levantar a bandeira de uma causa que interessa a todos. Se a campanha está equivocada NA FORMA, isso não significa que seja contra os pescadores. é apenas um recurso visual, não é para ser interpretado tão literalmente.
    Acho que seria interessante aproveitar o conhecimento de vocês para deixar a campanha ainda melhor ao invés de tentar sumir com ela. Não tenho qq ligação com a campanha nem com a Heads, mas acho que vocês estão, com o perdão do trocadilho, no mesmo barco. E se beneficiariam mutuamente de uma boa conversa ;) Abs!

  96. Tony Saad says:

    Sr. Flavio Medeiros acabei de Protocolar uma denuncia junto ao conar

  97. Anonymous says:

    Gente, quantos comentário absurdos, não? Se a propaganda tivesse uma rede, em vez de um arpão, quem pesca com rede ia se sentir ofendido? É óbvio que o anúncio se refere à pesca predatória. Se você não a faz, não se sinta indignado, mas saiba que existe, sim, quem pratica pesca ilegal com arpão, com rede e até com vara. Vamos parar de generalizar. Que bom que a campanha gerou tanta discussão, quem sabe, assim, muitos daqui não se informam um pouco mais sobre o assunto.

  98. Tony Saad says:

    Sr Flavio medeiros, a campanha esta equivocada, da forma como foi colocada parece que os pescadores sub sao os responsaveis, se quisesse colocar algo sobre a epoca impropria, colocasse algo com uma mae e seus filhotes ou algo relacionado a reprodução dos peixes, no caso de "balao de Oxigenio" o q nao existe, pois se alguem mergulhar com oxigenio abaixo dos 3 metros morre, seria o correto Cilindro de ar comprimido, caso nao saiba a diferença o ar comprimido tem 79% de nitrogenio e 21% de oxigenio, o sr deveria ter sido mais especifico.

  99. É a típica mensagem enganosa de ongs espalhadas ao redor do mundo querendo impedir o desenvolvimento dos países periféricos com um discurso falso-ambientalista.

  100. Tony Saad says:

    Sr. Wagner,
    Sei que a campanha nao foi feita pelo sr. ate entendo o proposito de uma capanha contra a pesca predatoria, a qual tambem abomino, mas as fotos colocadas aqui , sejam de onde for, ofendem uma categoria de pesca que preza pelo meio ambiente, existem estudos fora do brasil, principalmente na europa que comprovam que a pesca sub é a modalidade mais seletiva e a que causa menos impacto ao meio ambiente, sei que o sr. nao teve a intenção de ofender ninguem e acabou ate escutando coisas que nao devia, mas para ser justo e correto, voce poderia pensar em retirar o post, pois o autor das fotos the campanha se equivocaram na compisição the mesma.

    Tony Saad

  101. eu sei que é montagem! vcs conhecem as táticas do Sea Shepard?

  102. Anonymous says:

    Estão usando o q como parametro, p dizerem q a caçasub é predatória?
    Ah ja sei, talvez a comparação seria c a pesca d rede ou arrastões, como queiram. Eu esqueci q quando atiro c meu arbalete, em um único tiro eu mato toneladas d peixes d todos os tamanhos, e depois acabo jogando fora mais the metade do pescado por ñ terem valor comercial, ou porque são muito pequenos(isso fora as tartarugas, golfinhos, baleias, lagostas etc…).
    E então… será q sou eu q estou detonando c a fauna marinha.
    Eu poderia ficar o dia inteiro aki debatendo, ou melhor, dando exemplos d quem são os destruidores do mar, mas eu acho q ñ será preciso pois, só basta um pouquinho d reflexão p ter a resposta. (isso foi um pequeno desabafo em nome dos caçadores-sub conscientes, e em nome dos membros do site GUARAPAS…)

  103. Prezado, claro que quem pesca em apnéia, é registrado, etc, não tem nada a ver com a campanha. Também não pratica pesca predatória e, sim, pesca. A campanha é direcionada a quem pesca em épocas impróprias e com balão de oxigênio.

  104. OK, Wagner, respeito e admiro sua Organização. Este tema é muito amplo, difícil debater aqui. Neste caso em especial, fiquei muito chateado com a maneira que vcs o abordaram, meu tipo de pesca já é muito marginalizado e entendo que vcs poderiam ter feito de outra forma, sem generalizar, pois para o leigo é ainda mais difícil o entendimento. Saudações.

  105. Meu amigo eu não pertenço a ong nenhuma e não entendo nada de pesca. Postei porque achei uma campanha… ah, deixa pra lá.

  106. Anonymous says:

    Gente, antes de falar x ou y sobre a campanha, quem a postou e que a criou, vamos pesquisar. A pesca predatória pode, sim, ser feita com arpão, assim como pode ser feita através de outros meios.
    Vejam os links:

    hhttp://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Operacao_apreende_200_kg_de_pescado_armas_e_arpoes_de_pesca_subaquatica&cid=2&id=255803

    http://www.perfilnews.com.br/tres-lagoas/operacao-piracema-homem-e-autuado-com-arpao-de-pesca-no-rio-sucuriu

    Mas isso não significa dizer que toda a pesca de arpão é predatória, e o mesmo serve pra pesca com tarrafa.

    Abraços.

  107. Afonso Carapenticow o que mais queremos são opiniões e críticas construtivas. A campanha defende uma causa que deveria ser do interesse de qualquer pessoa ou profissional ligado ao mar e a pesca e que poderia se beneficiar muito mais de sugestões e ajustes do que críticas baseadas na vaidade pequena do ser humano de mostrar que "entende do assunto" (nnao que esse seja o seu caso, só estou dividindo minha opinião). Tenho certeza que nnao foi intenção da campanha atingir os pescadores, parece óbvio não? Um abraço.

  108. Clesio Nunes says:

    chocante é isto
    http://www.youtube.com/watch?v=5m30LdkAMDo
    não deixe de assistir e tirar sua ultima conclusão com imagens verdadeiras e não montagens toscas com urso e garça como essas que acabou de ver aqui .

  109. Eu bem queria saber do sr Wagner que postou isso se ao menos ele entende do que se trata…

    Essa de, "eu só fiz postar"…………. o senhor é o que de the ONG, só um postador de matéria? faça me um favor, antes de postar algo com essa chamada no Brasil, faça uma pesquisa sobre o tema.

    Gostaria de saber aonde é que um pescador que usa o apetrecho the foto está matando tantos salmões que o urso está morrendo de fome? Ou será que o famoso, mentiroso e contestado efeito estufa também é culpa dos que usam esse apetrecho para pescar?

    Ética meu caro… é e foi o que faltou!

  110. A injustiça é uma das piores coisas, não é? Desejo de coração que no caso de seu Capitão seja feita Justiça, que no meu entender é a sua libertação. Não posso é deixar de manifestar minha opinião diante do que foi postado pelo Sr., independente de como.

  111. Lucas Martins says:

    também espero a resposta… não só minha, mas de todos que manifestaram aki.

  112. Clesio Nunes says:

    quero ver a opnião do criador das imagens depois de ver esse video que vc postou hem lucas.
    quero uma resposta dele já , vamos lá .kkkkkkkkk

  113. Um adendo: http://www.updateordie.com/2012/04/27/aprenda-a-discordar-usando-papel-higienico/ (quem estiver com preguiça de ler tudo, basta o gráfico em forma de pirâmide)

  114. Gente, a campanha não é minha, apenas fiz um post. Será que o William Bonner toma bronca quando anuncia a alta do dólar? Vixe.

  115. Lucas Martins says:

    esse cara fez uma publicação muiito… muito equivocada, não deve ter consciência da fatal brutalidade que está publicando… a galera da pesca sub ja está se manifestando, evitando outro tipo de atrocidade dessas.
    Não vamos deixar isso acontecer. #pescasub

  116. Olha, eu nnao tenho nada a ver com a campanha, mas gosto. O que acho engracado é essa "indignação" toda. OK, se há erro na interpretação, ótimo, vamos aproveitar e sugerir ajustes. Os caras fazem uma campanha para ajudar uma causa que colabora com a vida oceânica e os ditos "mergulhadores", ao invés de tomar partido e melhorar o foco", ficam de mimimi porque o arpão isso e o arpão aquilo. Vamos enxergar mais macro? Vamos entender o proposito e deixar as vaidades de quem entende mais de pesca predatória? Vamos abraçar a causa?

  117. Clesio Nunes says:

    pela cara do criador dessas imagens, o esporte que ele pratica é "balet" e "maquiador"… kkkkkk

  118. Acho engraçado uma pessoa me chamar de idiota e depois assinar "cordialmente". Ê laiala, vamos lá: apenas respondendo sua "acusação", não para você que ainda nnao aprendeu a contraargumenter com educação, mas para que não fique a dúvida para outros leitores, não, não sou responsável pela campanha. Apenas fiz o post.

  119. Sergio Andrade says:

    Amigos, existe uma mensagem subliminar muito forte nesta imagem que tenta associar a Pesca Submarina a uma atividade predatória.

    Sem querer ofender a ignorância de quem as fez, mas a montagem(TOSCA) feita nestas fotos, usando uma flecha de arbalete(usada por praticantes de Pesca Submarina) não condiz com a realidade e, certamente, foi criada por alguém que não entende, ABSOLUTAMENTE NADA, de Pesca Submarina.

    Só para esclarecer, a Pesca Submarina praticada em Apnéia (seja por pescadores AMADORES ou ARTESANAIS) é a única onde o peixe pode antever o perigo(predador em potêncial) e fugir deste. E mais do que isso, é a única onde o peixe pode, também, se adaptar a este novo predador. Tenho visto isso na prática, onde os peixes do razeiro(até 20m) estão cada dia mais ariscos(adaptados ao homem como predador). É também a única onde existe potencial de sofrimento ZERO do peixe antes, e durante, o abate. Lembrando que o peixe que não sofre antes e durante o abate, mantêm inlaterados o sabor e textura de sua carne. A cultura milenar Japonesa sempre soube disso, mas aqui no Brasil a maioria nem faz idéia. É também a única que, para ser praticada, precisa de condições aceitáveis(e atualmente extremamente raras) de tempo e mar além de exigir de seus praticantes um condicionamento fisico e psicológico exemplar. Tais exigências limitam(selecionam), e muito, a quantidade de praticantes desta modalidade. A Pesca Submarina é também a única onde existe total integração do pescador ao ambiente marinho, enquanto em outras modalidades de pesca essa integração é apenas superficial. E é justamente esse nivel de integração que permite ao pescador submarino perceber com maior claresa as alterações e impactos ambientais que passam despercebidos pelos praticantes de outras modalidades de pesca e do restante the sociedade. Ou seja, descriminar ou insinuar(de forma subliminar) o apoio de restrições a Pesca Submarina é tirar the sociedade o direito de praticar uma modalidade de pesca que, além dos benefícios já citados, nos permite atestar com os próprios olhos se os trabalhos de preservação ambiental estão sendo feitos como deveriam. Basta apenas Bom Senso e um pouco de reflexão para entender o absurdo insinuado nestas fotos.

  120. Tiego Costa says:

    Olá Sr Wagner,
    Acredito que seja o responsável por essa idiotice, juntamente com a HEADS. Antes de divulgar mensagens como estas, é muito indicado se pesquisar sobre o assunto, até porque vocês estão representado um instituição séria, a SEA SHEPHERD. Adiantando algumas curiosidades sobre a pesquisa sugerida, saiba que a pesca submarina em apnéia (prática que utiliza o petrecho destacado nas imagens) é a modalidade de pesca mais seletiva que existe, ainda mais que a pesca com anzol. Procure avaliar o teor "predatório" de outras modadlidades de pesca, como arrasto, redes, espinheis, explosivos, químicos, finning….. veja também o bycath produzido, e em regra descartado, em todos esses tipos de pesca. Procure comparar seus resultados the pesquisa com a pesca submarina em apnéia (legal, licenciada, ordenada e fiscalizada – e que não tem o poder influenciável das grandes industrias pesqueiras, estas que praticam todos os outros tipos de pesca citados)… faça isso! Você e a HEADS terão idéias muito melhores para divulgar mensagens chocantes….tadinho do urso!
    Cordialmente,
    Tiego Costa

  121. Equivicados, vê-se que não sabe a diferença entre pesca depredatória ( aque que depreda- acaba com tudo sem paramêtros ) e predatória ( do ato de predar- caçar) , que é uma pesca seletiva , com legislação própria.Sendo redundante de péssimo mau gosto, se não tem noção, não faça. Acredito que na Faculdade de Publicidade, ensina ética e como fazer pesquisa, pra não cometer equivocos, talvez devesse se acercar de maiores subsidios antes de fazer mau uso the computação grafica. E lembre-se todo ser humano é um predador na sua essencia, por que se alimenta de outros seres vivos ( sejam plantas ou animais) ou você é diferente e faz fotossintese?

  122. Anúncio equivocado.

  123. A pesca subaquática não deve ser retratada desta maneira , estamos falando de uma pesca seletiva e com muitas dificuldades, a impressão de quem fez estas artes esta muito errada, PESCA PREDATÓRIA e a que pega o que tiver e não o que se quer…

  124. Respeitar o seu semelhante é um dever, Sr. Wagner, um arpão, anzol, rede ou um teclado de computador, se mal utilizados, realmente causam danos. Eu como Pescador Sub em apnéia, me sinto desrespeitado pelo Sr. e quem o Sr. representa, sua classe não é melhor ou pior que a minha, temos apenas visão diferente de alguns fatos. Antes de postar uma imagem dessas, deverias ter um pouco de consciência e não atingir quem não merece, sou registrado no MPA e tenho o direito de praticar meu tipo de pesca, deverias restringir seu Post a quem de fato merece, quem o Sr. tem o DEVER, bem como sua Organização, de alcançar. Sucesso e um Abraço.

  125. É ridiculo veicular fotos assim colocando arpões acertando aves ou ate mesmo ursos…
    Sou praticante de pesca sub que nao é caracterizado pesca predatoria, predatória sao aquelas pesca com redes de malhas pequenas, fazer arrastões…..Pq nao colocar foto de pesca com redes de quilomentros, pesca com arrastões…. Agora veicular arpões acertando pássaros, ursos… era o q me faltava……

  126. Anonymous says:

    Bom dia, irresponsável e maldosa a propaganda feita nessas fotos, além de ser totalmente equivocada a colocação que nivela a pesca sub e a pesca predatória, pessoas sem qualquer conhecimento a respeito do esporte serão manipulados a serem contra devido a essas infelizes fotos trabalhadas e estudio.
    Seja consciente e não manche o nome the Sea Shepherd com tão descabida e mentirosa informação.

  127. Isso é coisa de gente doida, caça sub nao tem nada haver com isso ai que esta sendo mostrado!

  128. Lucas Martins says:

    http://www.youtube.com/watch?v=5m30LdkAMDo
    ,acho que é bom dar uma olhada.

  129. Lucas Martins says:

    que pesca predatória, causa menos danos ao meio ambiente que muitas pesqueiros com km de redes causam, oque um pesqueiro pega com rede em 1 dia, the a quantidade de peixe de um pescador sub em 1 ano, então, antes de publicar algo que não conheça, pesquise… mas pesquise muito bem antes de fazer uma denuncia com essas montagens publicadas.

  130. Lindo! (não a pesca predatória, mas as peças ok? rs)

Enviar um post? ou outra mensagem?
Use esse espaço para enviar seu post (sujeito à aprovação) ou qualquer outra mensagem.
Send