Prato Firmeza: livro feito colaborativamente por jovens da periferia entre os finalistas do Prêmio Jabuti

Na última semana, foram divulgados os vencedores da 59ª edição do Prêmio Jabuti, o mais importante prêmio do mercado de livros brasileiros. Ao todo, foram premiados três livros de cada uma das 29 categorias, como Biografia, Comunicação, Gastronomia, Infantil e Reportagem / Documentário.

Dentre os finalistas da categoria Gastronomia está o Prato Firmeza – o Guia Gastronômico das Quebradas de São Paulo, que levou o sexto lugar no segmento. Feito colaborativamente por jovens da periferia, o livro reúne endereços gastronômicos dos bairros periféricos de São Paulo, como a região de Paraisópolis.

Entre todos os concorrentes de todas as categorias, este é o único livro sem editora de todo o concurso.

pratolivro
O Guia das Quebradas gastronômicas de São Paulo

 

A autoria do livro é da Énóis – Inteligência Jovem, uma agência escola de jornalismo que tem, como objetivo, “discutir e experimentar o futuro do jornalismo”. Ela é formada por um núcleo de jovens que têm entre 16 e 21 anos, especializados em diferentes áreas de conhecimento e moradores de diferentes regiões das periferias da cidade. Esses jovens atuam diretamente produzindo pautas e construindo ferramentas que ajudam a refletir sobre a existência e as formas de financiamento do jornalismo para os próximos anos.

prato firmeza guia quebradas sp 1479995750 IMG 4581b IMG 0036b

A ideia do Prato Firmeza surgiu em 2012. Matheus Oliveira, um dos jovens da segunda turma da Escola de Jornalismo (que, na época, era apenas uma oficina semanal dentro de uma ONG no Capão Redondo), gostava de gastronomia e havia feito um curso na Gastromotiva, mas não tinha condições para frequentar os restaurantes que costumam ser referência para quem estuda na área. “A Énois criou então um guia online e deu a ele a missão de mapear e avaliar os melhores lugares do Capão, onde ele vivia, com R$20 no bolso. Deu tão certo que, ao longo dos anos, mais jovens repórteres de diferentes regiões se juntaram e ampliaram o mapeamento, num processo que culminou no lançamento do livro, no início deste ano”, conta Guilherme Petro, um dos membros do grupo e um dos autores do Guia.

Sobre a participação no Prêmio, Guilherme pondera:

“É muito legal ver como uma publicação totalmente independente feita por jovens de periferia pode chegar tão longe. A gente cresceu numa sociedade que nos acostumou a nem sequer cogitar estar nesses lugares. Mas que bom que estamos! O Prêmio Jabuti costuma ser altamente elitizado, e talvez isso esteja começando a mudar”.

O Prato Firmeza é o primeiro livro da equipe e terá um segundo volume a ser lançado no ano que vem. As vendas dessa edição são feitas por meio da loja online da agência ou em alguns pontos físicos, como os restaurantes que compõem o guia; a sede da Énois, que fica no bairro da Luz; o Preto Café, no Arouche; a livraria Books da Bela Vista ou a Comedoria Gonzales, dentro do Mercado de Pinheiros.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More