Um pouco de gamification

gamif

Falar sobre a buzzword gamification requer cuidado para não cairmos em generalizações. Para começar, o termo tratado não é tão recente como se pensa e foi usado pela primeira vez em 2003 por uma empresa inglesa chamada Conundra, que prometia misturar entretenimento com experiência de compra. A empresa não obteve muito sucesso com sua proposta, mas a ideia de gamification perdurou e em 2010 ganhou força na mídia como nunca.

Segundo Kevin Werbach, professor da Wharton School (University of Pennsylvania), gamification é sobre aprender através dos games. Werbach também propõe que não é possível entender gamification sem entender, antes de tudo, sobre games de uma maneira ampla.

Partindo desses pontos iniciais, o professor explica que podemos definir gamification como “o uso de elementos dos games e técnicas de game design (como pontos, barra de progressão, níveis, troféus, fases, medalhas, quests, etc.) dentro de contextos que não são games”.

No entanto, o contexto de gamification é amplo e permite várias interpretações. O autor Karl Kapp (2012, p.10 a 12) reuniu uma série de ideias vindas de pesquisadores da área de games sobre este assunto. Na lista organizada por este autor, encontramos os seguintes destaques para responder “o que é gamification?”:

1) “Processo de uso de mecânicas de jogos para engajar audiências e resolver problemas”. – Gabe Zichermann, autor do livro “Game Based Marketing”.

2) “Usar técnicas de games para tornar certas atividades mais envolventes e divertidas”. – Amy Jo Kim, autor do livro “Community building on the web”.

3) “A ampla tendência de empregar mecânicas de jogos para ambientes que não são jogos como áreas de inovação, treinamentos empresariais, causas sociais e área da saúde”. – The Gartner Group.

4) “Uso de mecânicas de jogos para aplicações que não são jogos (também chamado de funware)”. – Wikipedia.

Combinando elementos das citações anteriores, Kapp chega a uma definição própria onde diz que “Gamification é o uso de mecânicas de jogos, estética lúdica e ‘game thinking’ para engajar pessoas, motivar ações, promover aprendizado e resolver problemas”.

A discussão é ampla e só está no começo. Há uma necessidade grande de se estudar e realizar pesquisas no que tange a este tema. Para ampliar o conteúdo, gostaria de recomendar dois endereços na web que servem como bons combustíveis para estudar este assunto emergente: http://gamifyforthewin.com e http://www.gamification.co. Ambos os sites possuem cases variados, uma enorme gama de exemplos e análises de ações de diferentes lugares do mundo para explicitar a ideia de gamification.

REFERÊNCIAS:

KAPP, Karl. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. Pfeiffer: San Francisco, 2012.

WERBACH, Kevin. Gamification web course. University of Pennsylvania, 2012. URL: https://class.coursera.org/gamification-2012-001/class/index

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (4)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More