Sim! Os boardgames estão vivos!

boardgamedest
boardgamedest

Mercado bastante descuidado aqui no Brasil, os board games ainda fazem muito sucesso na Europa e nos Estados Unidos.

Nestes mercados o hobby é cultivado por muitos fãs, lojas especializadas, autores renomados e feiras que congregam milhares de participantes. Se você acha que jogo de tabuleiro é só Monopoly e Risk, sugiro uma passadinha no Boardgamegeek, o maior acervo digital de board games do mundo.

Apesar do layout não muito amigável, o conteúdo é de primeira.

Clique aqui pra conhecer.

3 Responses / Leave a comment

  1. Denis Drago

    Sugiro que vocês joguem o The Walking Dead Board Game. Uma jogabilidade muito interessante, onde as regras mantém todos os jogadores no tabuleiro, mesmo depois deles perderem. Infelizmente não está a venda no Brasil, mas é facilmente encontrado na Amazon por cerca de US$ 30. Mais detalhes do jogo aqui: http://www.cryptozoic.com/games/walking-dead-board-game.

  2. Thiago Ferronatto

    Há a teoria de que os boardgames nunca deixaram de ser fortes (o mercado e estilo de game design alemão são os principais referentes há decadas), apenas que a maioria, principalmente nas Américas, jogou jogos ruins – e sinto que ferirei os sentimentos de muitos quando ponho na lista o Jogo da Vida, Banco Imobiliário, War e Snakes & Ladders (esqueci como o chamávamos em português) – onde o que conta é apenas sorte e paciência, e ensinam que jogos de mesa são chatos.

    Por sorte, algumas empresas brasileiras estão investindo em eurogames, categoria dada ao estilo principalmente alemão de design de jogo, cujas características são condições de vitória claras, equilíbrio entre jogadores durante todo o jogo, mínima dependência de sorte e maior valorização à estratégia e raciocínio, e talvez o mais atraente nos dias de hoje: tempo estimado de jogo de 30 minutos em média. Ninguém tem mais tempo pra passar 6 horas rolando dados em War. Catan e Carcassone já estão disponíveis em território nacional, e a tendência é que mais títulos fiquem disponíveis.