O teto do Nepal

1tetodonepal

Hoje fiz Kathmandu até Pokhara de ônibus. Viagem pelo interior do Nepal, de quase seis horas. A estrada é surreal, beira montanhas, aquela ida e volta de mão esquerda que a gente vê em filmes. Um vacilo e pronto, já era mesmo!

Fiz a viagem com o nepalês que vai me guiar até o Campo Base do Annapurna, a trilha começa amanhã.

Voltando a um detalhe da viagem. Reparei que nas casas de uma boa parte da população as telhas não são presas, mas amparadas por pedras, as vezes pneus ou tijolos de barro. Isso mesmo, pra telha não sair do lugar ou voar as pessoas improvisam pesos de qualquer natureza, tudo aparente.

Isso já em uma construção precária, que muitas vezes lembra as favelas do Brasil.

Perguntei ao guia se as pessoas eram felizes ali, se não tinham vontade de mudar algo. Ele respondeu que morava numa casa parecida com aquelas, que vivia com esposa e dois filhos e que nunca tinha pensado nisso até minha pergunta.

Ficou em silêncio por alguns segundos, talvez minutos, olhou pra mim calmamente e disse: não sei responder sua pergunta porque simplesmente não importa a casa onde moro contanto que minha familia esteja em paz.

Fiquei com vergonha de perguntar se ele sabia a resposta de outras pessoas. No fundo, no fundo, eu sabia a resposta.

Namaste.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More