Boston, um dia depois

bostondest

Ontem cheguei em Boston as 10 da manhã. Tinha ido para a Flórida no fim de semana para fugir do frio. Eu tinha esquecido completamente da maratona e do feriado. Só percebi que algo estava fora do comum quando vi o metrô lotado, cheio de gente rindo, gritando, uma verdadeira festa. Fiz baldeação na estação que dá de frente para onde uma das bombas estouraram, pouco tempo antes, não mais que 2 horas. A região da linha de chegada é bem central, fica de frente para o parque, e é uma das áreas mais bonitas de Boston.

Por conta da lotação do metrô e das muitas estações fechadas, acabei voltando para casa a pé, seguindo a maratona pela Beacon St paralela a Boyston St, a rua do atentado. O clima estava  muito legal, a corrida cheia, muita gente torcendo, os dois lados da rua lotados, uma festa ao ar livre. O feriado do patriota é muito importante para o estado do Massachusetts, especialmente para as pessoas de Boston. Ouso dizer que foi um dos poucos momentos em que vi o povo americano mais relaxado. Gente bebendo na rua, churrasco (churrasco de gringo né, hamburguer e cachorro quente), na porta da minha casa tinha uma banda de rock. A rua estava lotada e na linha de chegada a concentração era maior ainda. Muita gente esperando amigos e familiares.

A bomba estourou poucos minutos depois de eu ter chegado em casa o meu plano era deixar minha mochila aqui e voltar correndo para a linha de chegada, assistir a premiação e depois ver o jogo de hockey em um dos bares da região.

Muita correria, muita informação desencontrada, no começo estavam noticiando que era tubulação que tinha estourado. Minutos depois as informações ficaram melhores. Só hoje sai de casa para ir ao hospital. Ontem a orientação era não sair e caso necessário não andar em grandes grupos.

boston2

Hoje o clima é uma mistura de derrota e tristeza. No meu bairro tem um policial em cada esquina, exército nas estações de metrô, sempre tem um carro de polícia que correndo, FBI, SWAT, parece cena de filme. Como ainda não acharam um culpado, todo mundo é suspeito. Vi algumas pessoas sendo revistadas na rua, passando por cães farejadores. O clima do medo já se instalou de novo, aviões já foram revistados, gente presa…

No BWH, o hospital que trabalho, a segurança foi reforçada principalmente na entrada do pronto-socorro. Ninguém entra no prédio sem identificação. O serviço absorveu cerca de 90 feridos, sendo que pelo menos 6 estão em estado grave.

boston3

O que mais me deixou surpreso é a naturalidade com que os americanos receberam as notícias. Apesar da surpresa pela tragédia a família que viu o noticiário comigo na tarde de ontem já tinha todas as deduções de acordo com as características do atentado. Logo concluíram que tratava-se de um atentado doméstico.  O que me parece é que os americanos não vão se livrar desse tipo de situação tão cedo. Um acontecimento desse tipo acaba com a moral de qualquer povo, e mostra o quão vulnerável somos. Não há como pensar em como alguém seja capaz de fazer algo desse tipo para provar um ponto ou defender uma causa. A maior, mais tradicional maratona do mundo vai para sempre ficar marcada com essa mancha.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (5)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More