Gift of Life

montanhaziller

Hoje foi meu quarto dia na Cordilheira e começou a cair a ficha de um detalhe óbvio, mas que passa facilmente. Existem três etnias na Montanha, nas altitudes médias os Poon e os Gurung e nas altas os Sherpa. Esses são os mais famosos, pois guiam escaladores e expedições aos cumes.

Bom, antes do turismo de aventura claro que já existiam esses moradores dos Himalaias. Seus vilarejos são interligados por trilhas inacreditáveis, as mesmas usadas pelos aventureiros.

Hoje fiz a trilha que liga o vilarejo de Ghandruk a Sinwa (ambos Gurungs), onde vou dormir. Eles ficam dependurados nas montanhas, e onde estou o visual é de floresta imponente, mas muito alto.

Fiquei muito cansado com o trekking de hoje, muito sobe e desce, altitude pegando e oxigênio começando a faltar. Mas para os nativos isso é normal, a vida. Eles são agricultores na essência e andam pra trocar mercadoria, pra visitar amigos ou buscar lenha, e agora, andam até a cidade pra comprar mantimentos pros trilheiros.

Bom, é aqui que entra o seguinte episódio: Falei com meu guia que era incrível a disposição dos nativos, que não era possível ele não estar cansado, já que eu estava morto. Pedi pra segurar o passo porque minhas pernas estavam pesadas e doendo. Ele respondeu que também sentia a perna doer, mas que era a vida dele. Ingenuamente perguntei, ser guia? A resposta na integra foi essa:

“Guide is only a name. What I do all this time? Make people understand the gift of life.”

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (9)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More