Versa-Vice

HEADS-UP-Juice-Glasses_10557-lVivendo em um mundo invertido (Living in a Reversed World/1958)  é um daqueles documentários antigos, curtinhos (11 mins), bem ingênuo e divertido, como costumam ser. Mas o assunto é mesmo interessante: é sobre noção espacial. Frente, lado, atrás, acima, abaixo, essas coisas.

No video, um professor universitário convida estudantes para usar, durante semanas, uns óculos especiais que invertem a visão através de pequenos espelhos. O chão vira teto, o lado direito vira o esquerdo e vice-versa. só pra ver o que acontece.

Bom, a primeira coisa que acontece parece ser o overacting. Mas abstraia e siga adiante.

images-1Parece uma bobagem, mas uma vez fiz essa experiência em alguma Bienal aqui em São Paulo e a brincadeira era andar com um espelho na altura do nariz, refletindo o teto. Se você tiver um espelho por perto, pare um pouco agora mesmo e experimente, vale a pena. É surpreendente o que acontece com o seu cérebro. Você tem a nítida sensação que está andando no teto. Batentes de porta e lustres viram obstáculos, é bem maluco mesmo. Se você estiver no trabalho, melhor ainda, garanto uma meia hora de diversão nos corredores.

Enfim, a pergunta do documentário é: será que o cérebro se adapta a inversão? Depois de algumas semanas o mundo invertido passa a ser considerado normal? Desde 1896 a resposta é… sim.

reversing_prism_goggles_1

Gostou da brincadeira? Dá até pra comprar um desses pela internet

Mais uma oportunidade pra ficar refletindo sobre o que é “real”. Seus sentidos são sua única conexão entre o mundo e seu cérebro. Até que ponto são eficientes? Simples ilusões de ótica enganam seu cérebro? Vai assistir um filme 3D no cinema hoje a noite? Me engana que eu gosto?

Ih, filosofia logo cedo.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More