This is Made by Hand

Se você ainda não esbarrou com um desses maravilhosos vídeos por aí, conheça Made by Hand – uma série de curta metragens que mostra pessoas que fazem as coisas ‘com a própria mão’. Os filmes são tão lindos quanto as histórias que eles contam.

Mas o verdadeiro motivo deste post, é que por alguma razão, estamos acostumados a achar que somente coisas ‘físicas’ são feitas a mão. Parece que tudo o que é digital, perde o valor, como se não fosse feito ‘a mão’.

Eu já construí, na minha juventude, peças de madeira (Cris, até hoje não acredito que eu consegui fazer aquele armário para você), já coloquei rodapés, pintei paredes e fiz um monte de coisas ‘a mão’.

Criar um site, aplicativo, e produzí-lo, é um serviço tão manual quanto cortar um pedaço de madeira, e transformá-lo em um móvel.

Este site aqui, do UoD, por exemplo, usa o WordPress, ferramenta que você também pode usar. Mas pra que este site seja este site, único, um monte de coisas tiveram que ser adaptadas, desde de o estilo das fontes até o servidor. E tudo isso foi feito sob medida. A mão.

Escolher a linguagem de programação, o tipo de servidor, a estratégia pra funcionar no browser x, no iPhone, Android, etc, é tão específica quanto o tipo da madeira certa, pro móvel certo.

Uma das grandes dificuldades de se trabalhar no meio digital, é essa idéia de que é fácil aplicar o desenvolvimento gasto no site anterior, no atual – tão fácil quanto colocar o mesmo rodapé de madeira em duas casas ‘iguais’.

Pode acreditar, não há uma única parede em sua casa que seja totalmente reta, que não tenha um calombinho aqui ou alí, e quem trabalha com madeira sabe bem do que estou falando.

E com software é igual.

Tudo tem que ser feito sob medida.
As cores, o ícone, a fonte, o css, o gerenciador de conteúdo, o servidor. A única coisa que fica, de um trabalho para o outro, é a experiência adquirida e a lição aprendida.

 

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More