O projeto #13Noir

#13Noir é um projeto (intenso) que tive o prazer de acompanhar durante algumas etapas conversando e convivendo com os idealizadores: Felipe Solari e Pedro Urizzi.

O projeto apresenta 13 cenas, curtas, protagonizadas por 13 artistas (sempre na mesma locação). Os temas centrais são: loucura, aflicação, insanidade, psicose. É, isso mesmo… um pouco do que todos nós passamos em algum momento de nossas vidas (ou vários).

#13Noir ganhou formas inspiradas na estética do Film Noir (genêro cinematográfico da década de 40 em que predominam heróis, flashbacks, atitudes existencialistas e um visual com imagens de alto contraste e sombras dramáticas). O número 13 traz uma mística amplamente conhecida (sorte, azar, transformação, renovação… Zagalo).

Como principal inspiração, um especial produzido pelo jornal americano “New York Times” intitulado “14 Actors Acting” (em que atores gravaram cenas mudas em preto e branco trazendo claras referências estéticas e interpretativas do cinema mudo).

Quando assisti, fiquei com as cenas na cabeça durante dias.

Além das atuações e direção, me chamou muito a atenção a trilha sonora que guia todas as cenas. São composições barrocas criadas há mais de 75 anos e composições inéditas compostas especialmente para o projeto.

“Para criar cada cena era pensado em uma situação, um pré-roteiro, depois conversávamos com o ator e fazíamos uma desconstrução da proposta inicial, ao abrir a câmera fazíamos o possível para o ator não sentir que estava em um set de filmagem, muitas vezes deixávamos a câmera rodando enquanto os atores se preparavam para a cena”, conta Pedro.

Ficha técnica e mais alguns os vídeos após o jump (para assistir a todos, acompanhe a divulgação no #13Noir):

Ficha Técnica

Direção: Pedro Urizzi e Felipe Solari
Roteiro: Pedro Urizzi e Felipe Solari
Concepção do Projeto – Guilhotina Filmes
Edição vídeo Bruno Fagundes: Rafael Ferreira
Edição vídeo Junior Lima: Junior Lima e Guilhotina Filmes
Edição vídeo Mia Mello: Junior Lima e Guilhotina Filmes
Edição vídeo João Gordo: Junior Lima e Guilhotina Filmes
Edição vídeo Pedro Urizzi: Luiz Schiel
Edição demais vídeos: Guilhotina Filmes
Edição do Teaser: Valdir de Freitas
Produção: Guilhotina Filmes
Assessoria de Imprensa: Paulo Bastos
Apoio: Stella Artois

Gustavo Giglio
Publicitário. Sócio do UoD. Responsável pelo mkt, novos negócios e projetos. É da música e da Guinness.
Gustavo Giglio
Gustavo Giglio

Latest posts by Gustavo Giglio (see all)

Leave a comment