publicidade

anuncie aqui
stguide
TV & Séries

Star Trek Writer’s Guide (1967)

spockmake

Os textos abaixo fazem parte de um manual de 31 páginas, copiado e distribuído entre os redatores (e candidatos a redatores) de Star Trek. O original está na Houghton Library, em Harvard.

O guia foi escrito em 1967, durante a primeira temporada da série, que exigiu muita pesquisa e profissionais de redação para dar conta dos elaborados plots do início da série. O objetivo era padronizar a estrutura dos episódios, seus personagens e evitar eventuais erros relacionados a nomenclaturas sobre ciência e tecnologia.

Além de definir a personalidade de cada personagem, o guia trazia orientações como “nunca conte com bolsos, os uniformes não tem bolsos”,”não existem trajes espaciais”, etc.

Tinha até uma orientação para os redatores de como responder as perguntas mais frequentes da imprensa com bom humor, já que a série era bem diferente do mainstream da época e despertava muita polêmica. Um exemplo:

Screen Shot 2013-05-21 at 8.45.32 AM

O PDF do Star Trek Writer’s Guide na íntegra você encontra aqui.

Star-Trek-Formula-01-634x632

Star-Trek-Formula-02-634x634

Star-Trek-Formula-03-634x842


Sobre o Updater

Wagner Brenner

Fundador do Update or Die.
Editoria e criação.

Faça um update neste post!

1 Comentário on "Star Trek Writer’s Guide (1967)"

avatar

Leia por:   mais novos | mais antigos | mais votados
trackback

[…] e clichês que formam os roteiros, a estrutura completamente montada. Fast and Furious, House, Star Trek, Simpsons, […]

wpDiscuz

publicidade

anuncie aqui
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Blog Authors

SOBRE ESSA TURMA ACIMA:

Nosso conteúdo NÃO É jornalístico.
Continua sendo produzido de forma colaborativa e espontânea, por profissionais do mercado criativo que usam apenas a própria curiosidade como critério e pauta, sem qualquer obrigação de frequência de postagem.
"Se postou é porque gostou". Porque nosso compromisso é inteirinho com a sua (ins)piração. Updater não é cargo, é traço de personalidade. E nossa missão é encontrá-los.

Somos uma comunidade 100% independente.