Eu adoro ferramentas, construções, mas principalmente, programas sobre construções. Assito todos. Sei como construíram o novo estádio dos Yankees, de Wembley, o espetacular Al Hamra Tower, e tudo quanto é túnel no planeta.

Quando começaram as construções e reformas dos estádios e obras para a copa no Brasil, estava certo que haveriam muitos programas sobre como tudo está sendo feito – engano meu.

Os sites oficiais até se esforçam, mas o conteúdo é muito superficial. Uma ou outra foto, alguns vídeos, mas nada legal de fato.

Foi então que eu conheci o Fiscal da Fiel, também conhecido como Amadeu Carvalho. Ele mora ao lado da construção do estádio do Corinthians, e desde o primeiro dia das obras, 30/5/2011, visita, tira fotos e faz vídeos sensacionais.

São horas e horas de vídeos, mostrando cada detalhe, entrevistando os operários e engenheiros, milhares de fotos, e um conteúdo que já somam quase 20.000 likes no Facebook. Já foi entrevistado (e entrevistou) por quase todos os programas de esporte, e já foi matéria em diversos jornais.

Isso mostra como é grande a demanda por conteúdo bom – e muito pouca a oferta.

Existe melhor propaganda para a Odebrecht, por exemplo, do que este site? Quantas campanhas teriam tanto alcance, likes e visitas quanto este site tem?

As empresas ainda não estão preparadas para lidar com essa nova realidade. Por um lado clientes que acham muito mais fácil simplesmente colocar um anúncio no intervalo da novela, e por outro, emissoras que… bem, preferem fazer cada vez mais novelas e reality shows.

O mercado sempre vai se adaptar, e buscar aquilo que quer. Conteúdo bom e acessível.

O conteúdo está aí, em cada post e comentários espalhados pela internet. Basta filtrar.

Marketeiros e publicitários precisam se adaptar, se renovar, e os clientes, aceitar que o mundo mudou. Para melhor.

E Amadeu, continue com o belo trabalho!

 

Use as teclas ← → para navegar