Um sistema operacional é muito mais do que seus ícones.

ios7-2 Quando a Apple lançou o iOS 7, confesso que fiquei muito animado. Eu realmente gostei do que vi.

Umas horas depois me senti o pior designer do mundo, porque eu simplesmente não concordava com as tamanhas críticas que foram feitas, e simplesmente não tinha notado os ícones (feios). Claro que eu tinha visto, mas aquilo simplesmente não era o que tinha chamado minha atenção.

As semanas foram passando, e as críticas ficaram cada vez mais pesadas, inclusive de profissionais que eu admiro muito – o que me deixou mais deprê ainda… será que eu tinha desaprendido, perdido o olho clínico?

Muitas semanas depois, muitos WWDC Sessions Videos depois (são vídeos das apresentações e workshops sobre o iOS 7, que estão disponíveis para desenvolvedores cadastrados), e muitas horas usando o iOS 7, finalmente voltei a respirar aliviado.

O que eu tinha visto na apresentação, o que tinha me encantado não eram os ícones, botões, ou mesmo a imagem ‘com blur’ do conteúdo, etc.

O iOS 7, acreditem ou não, é uma grande evolução. Ele anda em direção ao conteúdo, desde o seu código genético. Ele tem espaço para crescer. É uma folha em branco novamente, pronta pra ser desenhada. Ele elimina a gordura da interface, da explicação que não se faz mais necessária.

Quando o iPhone apareceu, não existia nada parecido, e portanto, tudo tinha que ser explicado, mais explícito, ‘parecido com o mundo real’.

Mas agora todos nós já sabemos como mexer em celulares e tablets.

Podemos nos concentrar no conteúdo.

Conteúdo em primeiro lugar.

A conclusão que eu cheguei é que não se pode analisar o mundo ‘digital’ com olhos ‘analógicos’ – isso nos leva a erros de entendimento, ou na melhor das hipóteses, a críticas superficiais.

O que nós vemos, é também reflexo de todo um sistema operacional, de um conceito, um posicionamento, e o design ‘externo’, é só uma das coisas que formam esse OS. Design é muito mais do que a cara, bonita ou feia.

Eu concordo, os ícones são feios, e eu certamente teria escolhido uma paleta de cores diferente.

Mas um software é muito mais do que uma paleta de cores. A interface é muito mais do que a imagem que ela mostra – o Linux que o diga.

E um sistema operacional é muito mais do que seus ícones.

E antes que venham as críticas, eu não estou defendendo a Apple, e nem falando que o Android é pior, ou que um fez isso antes do outro.

Não sei se o iOS 7 vai ser um sucesso, ou o pior fiasco da Apple, ou se com o Steve Jobs seria diferente.

Estou simplesmente analisando o iOS 7.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (16)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More