O espelho inverte

Essa foto que está no destaque circulou por aí, causando polêmica.

São alunos da Universidade de Bangkok, usando uma espécie de chapéu de papel, que tem duas folhas na lateral, para impedir que o aluno cole durante a prova. Tipo aqueles negócios que os cavalos de charrete usam nos olhos.

A imagem viralizou e a revolta foi geral, com tamanha humilhação.

Hoje veio a resposta oficial da escola.

Na verdade o chapéu foi uma ideia dos próprios alunos para um projeto proposto pelo professor da aula de ética, sobre “maneiras criativas de se prevenir a cola”.

Nossa. Piorou.

Precisa ser impedido à força para não trapaçear? Precisa de uma cortina em volta da cabeça pra não colar? E isso tudo, na aula de ética? Não seria o caso do aluno decidir não colar?

Não é papo de puritano não, longe disso, já colei muito e a questão não é a cola. Nem o chapéu (que provavelmente foi divertido). O que deveria revoltar MESMO é essa explicação, essa inversão total de valores, numa aula de ética, que deveria justamente colocar um aluno no colo do outro, sem precisar se preocupar com cola.

Sem querer politizar o post, mas lembrei um pouco das manifestações pelo Brasil afora. O que tinha de conhecido meu, malandro nato e por definição, que desvia grana, superfatura prestação de serviço, sonega imposto, et, etc – e que tava lá de cartaz na mão e cara pintada, não é brincadeira. É outra inversão total, a turma lá lutando por honestidade e um monte de malandro que no seu dia-a-dia faz exatamente a mesma coisa contra a qual está protestando. De novo, nada contra os protestos, claro que não. Só estou falando dessa inversão, dessa ironia trágica e dessa cara de pau de alguns lá no meio.

Por isso não confio em gente simpática que é mal-educada com o garçom.

As vezes parece que falta o básico. Falta ler a regra. Não é possível.

Bom, vendo a foto, me lembrei de outras 2 que também circularam tempos atrás. São da China, o que me faz desconfiar que o tal método sútil como hipopótamo de impedir cola não é exclusividade da Universidade de Bangkok.

A primeira foto você deve lembrar, são pátios enormes para afastar os alunos uns dos outros. E com uma mulher lá no meio olhando feio.

602165_420067088092658_362339715_n

E a segunda, com os alunos com caixas de papelão na cabeca, também parece brincadeira, mas não é. Repare que são policiais. Sim, aqueles, que garantem a ordem e a lei.

cola3

Se não for de dentro para fora, estamos todos perdidos.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (6)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More