Itamar Assumpção

Eu  nasci em Arapongas no Paraná, cidade pequena do norte do estado, cidade de indústrias de móveis e que tem como o seu mais ilustre cidadão o Toni Ramos. Até aí, sem grandes emoções.

Mas, nesse fim de semana conheci Itamar Assumpção, músico nascido em Tietê – SP, mas que se criou em Arapongas. Itamar abandonou a faculdade em 73 para se dedicar à música. Chegou em São Paulo, sem nada no bolso e virou um fenômeno da cena alternativa. Ficou conhecido por ter sido um dos fundadores do movimento chamado Vanguarda Paulista. Grupo que reuniu músicos decididos a romper com o controle das grandes gravadoras e sair do mainstream da época. Esses caras prensavam seus discos sozinhos e hoje são raridades, peças de colecionadores e podem custar mais de 300 reais.

ItamarAssumpcao_940

Conhecido como “O maldito da MPB”, misturou funk, rock e reggae, teve influencia de Adoniran Barbosa até Jimi Hendrix e foi um dos maiores colaboradores de Arrigo Barnabé.

Saca essa vibe meu amigo.

http://www.youtube.com/watch?v=qm0KC8cQjow

A discografia do cara é vasta, Itamar produziu  mais de 15 discos em menos de 30 anos, participou de centenas de festivais, fez dezenas de parcerias com músicos de peso da época e virou o queridinho da cena alternativa.

Veja mais aqui e aqui.

Aí eu pensei no dia em que me foi apresentado esse cara. “Pô, essa história tem que ser contada, isso tem que virar um documentário.” Pois é, já fizeram e está aqui.

Música boa, fruto da terrinha. Aproveite.

Arapongas, para mim, tem mais um nobre cidadão, so long Toni!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More