Gestão de times de prototipagem em agências de publicidade digital

O modelo waterfall funcionou bem durante muitos anos em agências de publicidade que desenvolvem produtos digitais. Continua funcionando, para alguns tipos de projeto. Mas a busca por metodologias ágeis e magras, especialmente no que diz respeito a User Experience, tem sua origem em uma necessidade um tanto básica quando estamos falando de produtos digitais: prototipar o quanto antes, testar o quanto antes, redesenhar o quanto antes.

Mas se a estrutura das agências de publicidade foi criada há várias décadas, quando nem se pensava em digital e muito menos em prototipação, como fica?

Não fica. Muda.

E muda bastante, a ponto de agências começarem a criar núcleos específicos para Prototipação dentro de sua estrutura. O raciocínio é mais ou menos o mesmo de alguns anos atrás, quando as agências começaram a criar núcleos de Redes Sociais, núcleos de User Experience, núcleos de Motion Design, núcleos de Second Life (lembra dessa?) e tantos outros que vieram antes deles. Até o Digital começou como um núcleo em algumas agências.

Em uma entrevista para o The GuardianAnthony Baker, um dos cabeças do núcleo de Prototyping da R/GA, compartilha dez passos para que uma agência consiga incorporar a prototipagem como parte natural do seu processo de trabalho, sem precisar terceirizar o trabalho ou sem precisar recorrer a desenvolvimento pesado e altos custos na hora de apresentar um rascunho funcional de como determinado produto funciona para clientes e usuários.

  1. Times pequenos e selecionados.Monte os menores times possíveis. Fuja de times inflados, e remova qualquer papel ali dentro que não seja vital para terminar o trabalho. Escolha as melhores pessoas para aquele projeto e tenha certeza que os recursos alocados estão sempre com a mão na massa.
  2. Envolva todos do time desde o primeiro dia. Os membros desse pequeno time precisam começar juntos no dia um. Envolver pessoas no meio do processo, onde decisões já foram tomadas, pode comprometer o engajamento dos profissionais com a tarefa.
  3. Envolva mais tecnólogos do que designers. Uma proporção de dois-pra-um ou até três-pra-um encoraja os desenvolvedores a serem mais criativos, e designers a ficarem mais ocupados. Pequenas variações e mudanças de design podem ser feitas diretamente no código, economizando tempo e dinheiro. Envolver mais desenvolvedores do que designers também faz com que o projeto mova mais rapidamente.
  4. Feedback o tempo todo. Encoraje todos do time a darem feedback sobre o produto o tempo todo, diariamente, e sobre cada uma das peças que estão sendo produzidas. É um erro comum pensar que uma disciplina não pode dar feedback sobre o trabalho produzido por outra. Fazer com que as pessoas dêem feedback uma sobre o trabalho das outras acaba promovendo um sentimento de que todos são “donos” daquele produto e garantir que o trabalho saia bem feito.
  5. Tudo é apresentado no exato lugar onde vai existir. Um erro comum na hora de apresentar os entregáveis para o cliente é fazê-lo em uma plataforma que é diferente daquela que será a plataforma final do produto. Tradicionalmente, wireframes, diagramas e layouts são apresentados em PDFs e PPTs. Eles nunca vão ser iguais ao entregável final, seja num website, um computador, um outdoor ou um dispositivo celular. Se você está apresentando wireframes, faça isso em um website. Se está mostrando um layout mobilefaça isso num dispositivo mobile. Isso é extremamente importante, porque é a única forma de tomar as decisões corretas depois do primeiro round. Aliás, deveria ser proibido deixar as pessoas decidirem algo sobre o layout em um ambiente que não seja o final.
  6. Produtividade iterativa e rápida.Force a barra para que o processo seja iterativo e curto. Se um entregável demora mais do que uma semana, quebre esse entregável em pequenas partes. Se o seu time se habitua a trabalhar em entregáveis semanais, você maximiza a eficiência do projeto. Planeje o próximo sprint no último dia do sprint anterior, e comece cada semana com cada pessoa sabendo o que tem que fazer naquele período. Encoraje que todos do time criem protótipos “rápidos e sujos” nos primeiros dias, incluindo os que não são designers.
  7. Envolva o cliente. Os projetos de maior sucesso tendem a ser aqueles onde os clientes estão completamente envolvidos no processo. Se você envolve o cliente desde o início e colabora com ele de forma honesta e transparente, você verá resultados melhores. Faça com que o time participe das revisões semanais com o cliente, e deixe-os apresentar e explicar seu próprio trabalho, deixando o papo mais transparente e aberto desde o início.
  8. Sempre siga em frente, nunca trave.Todos precisam estar movendo o tempo todo, e sempre produzindo trabalho. Se tiver algum obstáculo, ou se alguém estiver tendo um problema específico, mude essa pessoa para outras atividades enquanto você resolve o “pepino”.
  9. Voz criativa uníssona. Apesar do alto teor de colaboração desse tipo de trabalho, garanta que existe uma única voz criativa no projeto, especialmente nas reuniões com cliente, entregáveis e apresentações. Ter uma direção criativa sólida ajuda muito no processo.
  10. Entregue o processo, não apenas o resultado final. Uma das coisas mais interessantes é que se você documenta o processo criativo desde o início, você não apresenta apenas o resultado final para o seu cliente, mas também toda a jornada que fez vocês chegarem até lá. Se o seu cliente está aberto a esse tipo de colaboração, você perceberá que ao apresentar o passo-a-passo para o cliente fará que ele entenda malhor o resultado final.

 

via: https://medium.com/user-experience-design-1/c7b95e7a6361

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More