Um vento de 800 km/h faz uma pessoa sair voando?

Acabei de ler a resposta para essa pergunta, feita por um garoto de 7 anos, e é mais interessante do que eu imaginava.
Claro, a resposta é sim, um ventão desses é capaz até de descascar um chão de concreto, se tiver um pedacinho levantado.

Essa mesma dúvida apareceu junto com o avião, afinal ninguém sabia o que poderia acontecer com o piloto.

Será que o vento arrancaria a pele do rosto?

Será que o piloto seria arrancado do cockpit?

windfaces

Foi aí que tiveram a ideia de se fazer uns testes no chão mesmo, com uns ventiladores bem fortes dentro de uns tubos enormes. Inventaram o famoso “tunel de vento”, utilizado até hoje para testar aerodinâmicas.

Em 1940, por exemplo, o governo americano fez uns testes específicos para ver o que aconteceria no rosto dos pilotos, com ventos de até 804km/h. É mais ou menos como se você abrisse a janela de um avião hoje em dia e colocasse a cara pra fora, que nem cachorro. Para nossa alegria, tem registro em video:

http://youtu.be/IU4SDDNXuUA

Imagino o medo do sujeito, sem saber se a pele do seu rosto seria arrancada ou não. Para sorte dele, os seres humanos aguentam bem uma ventania. Infelizmente, saem voando muito antes de oferecer uma resistência dessas.
inclinaExistem até cálculos de quanto precisaríamos nos inclinar para frente para encarar os ventos. Depois de 190km/h não dá mais para resistir ao vento. Mesmo inclinados, começaríamos a deslizar.

Esse é o típico vento de um furacão. Alguns malucos gostam de brincar durante furacões e vão para rua vestidos com skates e ponchos, para servir de vela. Claro, tem gente que morre.

Ventos superiores a 200km/h fora de túneis de vento e aviões são raros. Para experimentar um de 800km/h você precisaria se debruçar na boca de um vulcão. Quando o Santa Helena entrou em erupção em 1980, soprou lava a 1126km/h.

Outra opção seria um hypercane, um tipo de furacão bem fininho e bem alto, que existiu na terra quando a temperatura dos oceanos era superior a 50 graus e que causavam ventos de 800km/h. Quando o famoso asteróide Munroe (aquele que extinguiu os dinossauros e a vida no planeta) atingiu o México há 65 milhões de anos, deixou um rastro de lava. Quando a água do mar entrou em contato com esse rastro, surgiram vários hypercanes e foi por isso que a fumaça subiu e se espalhou a ponto de cobrir todo o céu.

[via]

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (3)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More