Amsterdã, uma cidade redesenhada para ciclistas

Um mini documentário produzido pela Street Films que conta a história de como Amsterdã se transformou, definitivamente, em uma cidade de bicicletas.

A tradição ciclística é antiga, mas na década de 60 Amsterdã era parecida com qualquer outra cidade grande: cheia de carros, poluição, acidentes e barulho. A população reagiu, projetos foram criados e apresentados e todo um plano de trânsito foi desenhado, privilegiando os ciclistas, mas sem excluir acessos de outros meios de transportes. Anéis viários foram construídos, ruas inteiramente reformadas e o trânsito foi reimaginado do zero. Hoje as bicicletas são a maioria no trânsito de Amsterdã.

Claro, algumas características ajudam, como o fato de ser uma cidade plana, relativamente pequena e com gente educada. Mas as lições estão aí para serem aprendidas, e a vida nas grandes cidades podem sim ser refeitas na totalidade e não apenas com pequenos ajustes quando a coisa aperta.

Se preferir, acesse diretamente os tópicos principais:

0:17 Rejecting the Automobile
2:15 A bike system that works for everyone
4:05 There’s a science to what looks like “bicycle chaos”
5:55 Coming to The Netherlands from the United States
7:33 Dutch Bicycle Culture

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (5)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More