Isso cai na prova?

Certa vez eu li a história de uma professora de Stanford, que ao fazer uma apresentação do que aconteceria ao longo do trimestre, listou o que se comprometia a fazer e o que esperava dos alunos. Ela prometeu entregar seu melhor em cada aula, e esperava o mesmo deles. No último item da tal lista ela escreveu uma frase que viria a marcar pra sempre a vida daqueles alunos.

À primeira vista, parece algo simples, mas querem saber no que isso resultou? Em alunos que consistentemente entregaram mais do que ela ou eles jamais imaginaram. Eles abraçaram a ideia e elevaram o padrão de dedicação a outro nível.

Infelizmente, na maior parte das situações isso não acontece.  Somos estimulados, sutilmente ou não, a fazer o “suficiente” para atender o que nos é requisitado. Por exemplo, um professor passa algum exercício ou trabalho e explica exatamente o que quer como resultado e o que garantirá uma boa nota. Até aí tudo bem (ou não), mas quantas vezes já ouvimos, durante a explicação de uma matéria, a seguinte pergunta: “Professor, isso vai cair na prova?”.

Pergunta clássica, não é mesmo?
Esse tipo de questionamento pressupõe que se o que está sendo explicado não for cair não prova, é porque não é importante. Lamentável.

É preciso enxergar cada situação, explicação, prova ou trabalho como uma nova oportunidade de aprender e mostrar o seu melhor. Fazer mais do que somos requisitados implica em tomar a decisão de ir além do que é esperado, sempre. Mesmo se as suas ações não levarem a resultados imediatos, o esforço compensará em algum outro momento da sua vida!

Bem, antes que eu me esqueça, a frase que a professora escreveu foi a seguinte:

“Nunca perca uma oportunidade de ser incrível”

Ser incrível é ter vontade de atingir seu verdadeiro potencial.
Por isso pense bem, a vida não é uma prova de colégio e nem sempre teremos uma segunda chance de fazer melhor.

Li essa história no livro da Tina Seelig. Ah! Se eu soubesse aos 20…

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (5)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More