Home Ciência Variedades Gavião Kyikatejê Futebol Clube, os All Blacks do futebol brasileiro
Gavião Kyikatejê Futebol Clube, os All Blacks do futebol brasileiro

Gavião Kyikatejê Futebol Clube, os All Blacks do futebol brasileiro

A tribo indígena Kyikatejê, do Pará, resolveu formar um time de futebol, e assim nasceu o Gavião Kyikatejê Futebol Clube, mais conhecido como Gavião.

Jogar o esporte preferido do “homem branco” foi uma estratégia inteligente para unir os membros da tribo e divulgá-la para a sociedade brasileira. Impossível não achar a iniciativa simpática. O Gavião, desde já, é meu time do coração no Pará.

Em 2014, pela primeira vez, eles garantiram vaga na primeira divisão do campeonato paraense. A estreia aconteceu nesse final de semana, logo contra o tradicional Paysandu. O Gavião quase conseguiu um empate, mas acabou tomando um gol nos minutos finais.

Um detalhe curioso é que, assim como os All Blacks (seleção de rugby da Nova Zelândia), os jogadores do Gavião entram em campo de corpo pintado e fazem seu ritual antes do jogo começar.

Para saber mais sobre o Gavião acesse a fanpage do time, e veja o mini-documentário abaixo.


Bruno Scartozzoni está um monte de coisas, e é pouquíssimas delas. Apaixonado por cinema, política e comunicação.
Loading Disqus Comments ...

Comment(1)

LEAVE YOUR COMMENT

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>