Junior Johnson, O cara do vácuo

JuniorDaytonabeach2

Esse aí na foto é o Junior Johnson, o cara que inventou a técnica de pegar o “vácuo” do carro da frente para andar mais rápido.

Em 1960 Junior Johnson treinava desanimadamente para a famosa “500 Milhas de Daytona” porque tinha uma lata velha que – diz a lenda – andava mais ou menos 35 KM/h A MENOS que o resto dos pilotos. Parece pouco, mas um carro que faz 35 KM/H a menos que os outros, bom, depois de uma hora estaria 35 KM atrás. Depois de 2 horas estaria 70km atrás. Se fosse em Interlagos, que tem 4.3km, chegaria 16 voltas atrás.

imgresMas eis que de repente um carro ultrapassa o pobre Johnson, e por alguns segundos ele percebeu um ganho na sua velocidade. Na verdade o que Johnson descobriu foi algo que as lagostas e os pássaros conhecem há milhares de anos: o arrasto. O que vai na frente vai abrindo a passagem pelo ar e o de trás vai na cola, com muito menos esforço. Quem já tentou atravessar uma multidão (em shows por exemplo), sabe que a melhor estratégia é colar atrás de alguém que tá furando a galera e pegar carona.

Bom, na NASCAR, o Johnson foi o cara que sacou isso e desenvolveu essa técnica de seguir colado no carro da frente e que hoje é parte fundamental dessa corrida. Os caras até pegam o “vácuo” de dois.

drafting2Na F1 também tem, mas é cada vez menos significativa por causa dos avanços aerodinâmicos dos carros, que além de não deixarem tanto “vácuo”, ainda utilizam a pressão aerodinâmica para andar mais rápido. No ciclismo a técnica é igualmente importante, só para citar mais um.

E para você espertnao-domingueiro-pentelho de estrada, que acha que colar atrás dos outros (caminhão inclusive) vai ajudar a economizar gasolina, não vai. O que você ganha pela dimnuição do arrasto, você perde nas brecadinhas e retomadas para administrar a distância.

[fonte][fonte]

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More