Origami, o outro lançamento do Facebook, para prototipagens à la Paper

3025755 inline i facebook paper

O paper, novo app para iOS do Facebook chegou com festa. Todo mundo gostando.

O que era para ser só um leitor de notícias acabou evoluindo e deverá engolir o próprio app oficial do Facebook.

O app é bonito, mas o destaque fica por conta da navegação, muito simples e intuitiva. Dá para passear por tudo com apenas 1 dedo, do mesmo jeito que dá para passear por uma revista ou um jornal também com 1 dedo (não dê a molhadinha com a língua, por favor)

Antes o mobile tinha botões, depois botões virtuais e agora quase não tem mais botão nenhum. É tudo nas chispadinhas de dedo. Chispa essa telinha pra lá, chispa essa outra pra cá e vamos consumindo conteúdo como se fossem cartas de um baralho.

O que nem todo mundo sabe ainda é que o Facebook também fez outro lançamento, uma ferramenta gratuita chamada ORIGAMI, que permite criar protótipos com esse tipo de navegação.

E já faz 1 mês.

3025932-inline-i-link-unfolding

Essa ferramenta foi inclusive utilizada pelo time de criação do Paper.

origami2A vantagem é que os designers podem experimentar a navegação de seus layouts e não apenas fazer imagens estáticas no Photoshop,  afinal a navegação é pelo menos tão importante quanto o design (provavelmente mais). Claro, protótipos interativos não são novidade, mas todo esforço do Facebook na criação do Origami foi simplificar o processo e democratizá-lo.

O Origami é tão simples de usar que o próprio Facebook ensina seus funcionários como utilizá-lo em um cursinho de apenas uma hora e meia. E o objetivo é que a ferramenta seja usada por alunos de colégios e faculdades em todo o mundo.

Outro dado interessante é que o Origami não é um software inventado pelo Facebook, mas sim um plugin que funciona com o  Quartz Composer, um app também gratuíto, da Apple.

Tem um pouquinho de Apple no Paper.

Mais informações sobre o Origami aqui.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (4)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More