E os homens conquistam as bermudas!

Saiu na Folha, ontem: “Empresas aderem com força à moda das bermudas no trabalho”. Quatro rapazes, de uma grande agência de publicidade, dentre os quais, um é meu amigo, representam a “moda” na foto da matéria. A iniciativa do site BermudaSim, movimento fantástico que tenho acompanhado nos meus trabalhos de monitoramento de lifestyle, é o responsável pela mudança, segundo o texto do jornal, já no seu primeiro mês de atuação.

E nessa hora, eu gritei: Aleluia! Que mais empresas leiam esta matéria! Que a moda pegue! Que São Pedro continue fritando nossos miolos ao ponto que CEOS e RHs de grandes empresas tenham mais compaixão por seus funcionários (e os anjos dizem: Amém!).

Os homens pisaram na Lua, os homens dominaram o mundo. E num domingo de chuva eu e você comemoramos e compartilhamos com a nossa querida timeline a liberação do uso das bermudas pelo RH de uma grande agência.

Não quero ser irônica, eu juro. Mas estamos falando, em dois mil e quatorze, que os homens, que o gênero masculino, hegemônico na história deste planeta, está se em-po-de-ran-do de suas próprias possibilidades de vestimentas! Isso é lindo! Isso é o máximo! E isso é triste! É bizarramente triste!

Eu trabalho com “tendências” (aliás, este é o meu primeiro texto aqui! Muito prazer!), que, na verdade, eu prefiro chamá-las de “estudos de comportamento e de cultura embrionários” (explico melhor isso em outro post, prometo). E, de um ano para cá, já fiz 4 trabalhos ad hoc ( = estudos encomendados) sobre este “Novo Homem”.

E imagina você. Sim, você deve imaginar que um analista de tendências vai antecipar o novo, aquilo que ninguém vislumbrou, o que há de mais hight tech na uber galáxia, e chego eu, de vestidinho de brechó, e digo com a cara mais lavada do mundo que o “homem do futuro” é, enfim, aquele que conquista a própria humanidade. Que o “homem de vanguarda” é aquele que se sente confortável com a sua própria vulnerabilidade. E que o “homem mais ultra trendsetter do espaço” é aquele que descobre o verdadeiro sentido da “paternidade”.

Me diz: assim, quem é que me paga?

Pois bem, este “novo homem”, do qual eu me nego a colocar em qualquer desenho arquetípico e principalmente com o sufixo “sexual”, é fruto, como tudo, do momento e da maturidade social do nosso mundo. A gente vive em uma sociedade cada vez mais organizada de modo P2P, em rede, fortemente empoderada (você vai ver que eu adoro esta palavra), que já cortou o cordão umbilical com os fios, e que tem possibilidade, em escalas crescentes, de trabalhar em qualquer lugar do mundo, remotamente. Estamos empreendendo mais e largando nossas carteiras assinadas e, assim, dando esta volta danada na história, podemos retomar o mito do filho pródigo e voltarmos para a… CASA!

Outro dia vi um amigo, recém micro-empresário, que presta consultoria para o mercado de comunicação, postar em seu mural do Facebook uma foto levando a filha na escola com a legenda “PRICELESS!”. É esse, meu caro, o desenho mais aspiracional de homem. E, este homem, não tem vergonha de mostrar as canelas numa sala de reunião. Ele pode até vestir uma saia para sair com o filho na rua. Ele pode até também vestir uma saia porque está fazendo um calor dos diabos. E ele é “macho” pra bancar suas atitudes, viril ou delicademente, e independentemente da sua orientação sexual. Este homem causa o furor da galera da bancada dos direitos humanos (que estão tremendo na base e reagindo da forma mais violenta já vista). Este homem faz um site pra ajudar os outros homens a se organizar e alavancar o direito ao uso das bermudas em seus trabalhos. E o CEO e RH das empresas, que me leem agora, precisam se adaptar a este “cara” ou, se não, vão perde-lo para o primeiro notebook e conexão wireless que ele encontrar pela frente. Afinal de contas, este homem já sabe com quantos gigabites se faz um protótipo de uma canoa e que dá pra ficar ainda mais gato com a barba por fazer e com uma bermuda de alfaiataria. ;-)

E de lambuja, aqui vai um vídeo teaser do último trend briefing da The Future Laboratory (Laboratório de Tendências que tive o prazer de representar enquanto trabalhei na Voltage). Ele fala justamente sobre as mudanças nos paradigmas de gênero.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (9)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More