Fotojornalismo em Sochi: o prazo da foto é 14 minutos

jeff

Fotojornalismo é trabalhoso. Fotojornalismo esportivo é mais ainda.

Especialmente se você for responsável por cobrir um evento como as Olimpíadas de Inverno, por exemplo.

Primeiro tem a parte da captação das imagens, o que significa que você precisará estar in loco em todas as competições, desde as etapas eliminatórias até a final, clicando literalmente milhares de fotos para ter certeza que cobriu tudo e todos, com a melhor técnica possível.

Depois vem a parte de pós-produção, quando você precisará sair correndo para a sala de imprensa, despejar suas fotos no seu computador, escolher as melhores, editá-las e enviá-las para o seu empregador.

A dinâmica é esta já há algum tempo. Mas, para variar, uma coisa tem mudado a cada ano: o TEMPO que você tem para fazer isso tudo.

A mudança do off para on no jornalismo trouxe de volta a importância de se noticiar primeiro, mantida bravamente pelo rádio mas não muito pelos outros meios de comunicação. É preciso publicar antes que todo mundo, ter a velocidade de um tweet de um espectador na arquibancada, mas com conteúdo jornalístico.

Rapidez na cobertura é o que separa quem está ou não classificado para o jogo do jornalismo esportivo, e isso vale para organizações e para profissionais.

Jeff Cable é um fotógrafo que estea neste momento nessa corrida olímpica paralela do fotojornalismo lá em Sochi. Ele ainda teve tempo de compartilhar a sua rotina, como você pode conferir abaixo.

O prazo? 14 minutos.

Na minha primeira Olimpíada, meu contrato previa um prazo de 12 horas para enviar minhas fotos. Quando fotografei as Olimpíadas de Londres, esse prazo foi reduzido para 2 horas. Agora, por causa da internet, eles querem que eu envie as fotos a cada intervalo de jogo. Ou seja, quando toca a campainha do final do primeiro tempo no Hockey, eu tenho 14 MINUTOS para baixar minhas fotos, escolher as melhores, editá-las e fazer o upload para o Team USA”

A DINÂMICA DE JEFF CABLE

(em inglês)

photo 3 710x532 Olympic Photographers Face 14 Minute Deadlines

  • At the buzzer, I eject the Lexar memory card and put it into the USB 3.0 reader
  • Photo Mechanic comes up asking for a folder name to download to and asks for IPTC info.
  • I have already created a folder with the appropriate name (usually something like “20140212_Hockey_USA_vs_Canada_Women”)
  • I enter the IPTC data (something like “USA vs Canada (Women) Hockey”
  • I start reviewing the photos as they are downloading, and try to find the best of the bunch
  • I mark the best with a color rating, so that I can filter for just those.
  • I go through all the photos from that period and then filter to show only the winners.
  • I quickly go into Photoshop to tweak each of the best (exposure, contrast, crop…) and save the file appended with “Edit_”
  • After I have done this to the best, I need to caption them with the names of the athletes. For this I have created a document called a replacement code file with every player on Team USA, men and women. I can type in “/26w/” and Photo Mechanic will insert “USA Hockey’s KENDALL COYNE (#26)” 
  • Before sending the photos off to the team or the wire service, I have a preset in Photo Mechanic to resize the photo, and all the FTP info is pre-stored. One touch of the button and off they go.
  • I then eject the card from the reader, pop it back in the camera and start shooting the next period.

“Usually, by the time the game is over and I am finished with everything, the images have already been posted on the USA Hockey Olympic page and the wire service.

E você? Teria essa capacidade de fotografar pressionado pelo tempo, várias vezes por dia, e ainda mandar bem?

[via]

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More