Todos os nossos sonhos serão possíveis.

A revolução chegou meus amigos!! E agora ela chegou com força. Para ser mais preciso, com a força da fibra de carbono.

Todo mundo já ouviu falar, ou sabe muito bem, o que é impressão 3D. Claro! Todo mundo sabe também que, apesar de poder imprimir o que você quiser num aparelho destes, as peças impressas não são muito resistentes. Tudo bem para um apito, um bonequinho, um abajur, ou até para peças de uma impressora.

Agora … imprimir em 3D uma peça para uma turbina de avião, para um carro de corrida ou para um painel solar da Estação Espacial Internacional? Para um homem de ferro, para uma prancha de snowboard, para uma bicicleta de alta performance? Uma peça que fosse feita do material mais leve e resistente criado pelo homem? Isso ainda não era possível. Pois é…assistam com atenção.

http://vimeo.com/87018667

Poxa mas não está traduzido? Infelizmente não meus queridos. Isso porquê os caras acabaram de lançar essa nova tecnologia. Para se ter uma idéia, o vídeo ainda tem relativamente poucas visualizações no You Tube. É coisa fresca de verdade! Por isso explico abaixo um pouco da história em português.

Greg Mark é um engenheiro que sempre trabalhou criando peças para carros de corrida. Ao invés de placas de carbono, ele desenvolveu uma técnica para trabalhar com filamentos contínuos de carbono para criar seus aerofólios. Os filamentos contínuos são como cordões só que feitos de fibra de carbono, desse jeito ó:

Continous CArbon Fiber and coin 500x282

O tal Greg (e sua gangue) faziam aerofólios para carros de corrida enrolando estes filamentos ao redor de uma estrutura de colméia desse jeito ó:

AM_Foot_Build_wide

Mas uma coisa encucava ele. Tinha uma mosquinha na cabeça dele que vivia falando que dava pra imprimir em 3D com aqueles filamentos. Alquém já tinha feito isso antes? Não. Daí ele chamou a sua gangue e desenvolveu essa engenhoca charmosa aqui ó:

Markone and laptop 550x366

Não, o MacBook não! Do lado esquerdo. Haha. Os “olhinhos” dela na verdade são os rolinhos de filamentos e o que parece ser o nariz dela (na foto de capa do post) na verdade é uma peça em formato cônico impressa na Mark One. E que nome hein? Isso não é um nome. É uma afirmação, um verdadeiro statement!

Bom … eu não sou engenheiro. Isso é o máximo que eu consigo explicar sobre esse assunto. Por isso visita lá o site do Greg (e sua gangue) e dá um update. Ah, e ela já está disponível para pré-venda. Não é barato mas pense bem … com essa máquina todos os nossos sonhos serão mesmo realidade.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (4)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More