Google Project Tango: um telefone que mapeia o mundo ao seu redor

Google Project Tango

Na última quinta-feira o Google revelou seu mais novo plano infalível para dominar o mundo: uma série de smartphones que são “treinados” para mapear o mundo em que vivemos. Chamado de Project Tango, o plano consiste em um celular equipado com uma série de sensores que vão, aos poucos, investigando, analisando e traduzindo as informações espaciais do mundo tridimensional que os seres humanos são capazes de perceber.

A missão do projeto é “dar aos dispositivos móveis um entendimento humano sobre espaço e movimento” usando uma combinação de tecnologias como robótica e visão computacional.

Vários sensores foram combinados dentro do aparelho para monitorar qualquer movimento 3D que o usuário venha a fazer, permitindo que se crie, simultaneamente, um mapa virtual do ambiente em que ele se encontra.

Alguns usos que as pessoas e as empresas podem fazer dessa tecnologia, agora que ela passa a ficar mais acessível a baixo custo:

Compras: os dispositivos podem ajudar os compradores a explorarem o interior de lojas físicas com mais facilidade. Se você quer entrar na loja, achar o produto que deseja e sair rapidamente, o Project Tango pode facilitar sua vida. Ou ainda: mapear as dimensões do seu quarto antes de ir para a Ikea comprar um novo guarda-roupa.

Navegação: a tecnologia do Tango, assim como outras soluções de mapeamento indoor que o Google já vinha explorando, pode ajudar a dar instruções de rotas para os usuários dentro de um prédio – algo que antes ficava limitado pela falta de precisão do GPS e interferência das estruturas metálicas do edifício. No caso de usuários com problemas de visão, o celular pode dar instruções de voz para guiá-los pelo estabelecimento.

Situações de emergência: conhecer o mapeamento 3D de um prédio pode ajudar bombeiros a traçarem um plano de ação em caso de incêndio e outras situações emergenciais.

Jogos: a parte mais divertida dessa história toda. Mapear o espaço ao redor do jogador pode permitir que ele se movimente para explorar ambientes tridimensionais dos jogos. Pense no videogame do filme “Her”.

O Google fez parcerias com 16 empresas diferentes para conseguir tornar o projeto realidade. A partir de 14 de março, desenvolvedores do mundo todo passarão a ter acesso ao Developers’ Kit do Tango.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More