Afinal quem começou com essa história de duas mãos no backhand?

Aproveitando que hoje tem a final do Rio Open, um post sobre um marco na evolução do tênis, interessante para tenistas e não tenistas.

Quem tem menos de 35 pode achar que um backhand é com duas mãos, obviamente.

Mas os mais velhos devem se lembrar de uma época em que era justamente o contrário: bater a esquerda com duas mãos era esquisitíssimo.

O primeiro nome que vem à cabeça é o Bjorn Borg, um dos maiores tenistas de todos os tempos, com seu estiloso penteado de He-Man.

Um belo dia ele começou a fazer uma invencionice na quadra, um backhand usando as duas mãos. Que isso Borg??? E ainda soltava a mão esquerda no final do golpe. Na época, muita gente sacaneava, entregavam livros de “como jogar tênis” pro pobre Borg.

Mas, claro, não foi Bjorn Borg que inventou o backhand com duas mãos.

Basta entregar uma raquete para uma criança de 5 anos e você vai perceber que é natural porque a raquete pesa.

doublehand1

Mulheres e crianças sempre jogaram com duas na esquerda, mas quem aprendeu tênis na minha época acabava indo para o single hand com o tempo.

Só que nos últimos 30, 35 anos a proporção foi se invertendo, porque  todo mundo percebeu o mesmo que o Borg.

Bater com duas não é coisa de quem não aguenta o peso da raquete. É coisa de quem quer bater mais forte. E também de quem tem pressa em ficar competitivo porque bater com uma demora bem mais pra calibrar (leia esse artigo sobre isso).

http://www.youtube.com/watch?v=TTOe8C5mgK0

O Borg fez isso: botou moral e poder na esquerda. E depois o Jimmy Connors, o Agassi. E mais: eles perceberam que o backhand é, na verdade, um golpe feito pelo braço não-dominante usando o dominante apenas como guia.

Quem bate a esquerda com duas mãos, na verdade usa os dois braços no jogo e não apenas um.

Antes da época do Borg o tênis era um laboratório. Muitas técnicas e cada um acabava desenvolvendo a sua como, por exemplo, o maluco do Pancho Segura que fazia o FRONTHAND com duas.

Achou engraçado? O cara foi número um do mundo, treinou um monte de gente, entre eles, o Jimmy Connors.

Outro maluco é o Alberto Berasategui  que bate a esquerda e a direita com a mesma face da raquete, uma empunhadura chamada de “havaina”, famosa por detonar pulsos. basicamente, é o mesmo forehand de todo mundo, só que virado 180 graus.

alb

Na verdade, se o Borg foi o consagrador do backhand com duas mãos, a crescente conectividade do planeta nos últimos tempos foi a grande responsável pela inversão, porque a técnica tem se uniformizado. O próprio Djokovic batia a esquerda com uma e teve que reaprender a bater com duas para ficar mais competitivo no circuito.

Hoje, os single hand são franca minoria e, se resistiram até agora é por puro talento. Aliás, como representante da velha guarda do tênis, acho o backhand com uma mão bem mais bonito, e ver o que o Federer faz com uma mão (força, angulação, spins, slices, drops, esticadas, etc) é absolutamente mágico. E, para poucos. Gasquet tem uma esquerda esplendorosa, linda, mas não tão mágica.

Se você joga seu backhand com uma mão, faça um favor para você mesmo e assista esse video toda noite antes de dormir durante uns 3 anos. Só assista, seu cérebro faz o resto. Vai por mim. Olha que coisa linda e fluída.

Enfim, hoje tem a final do Rio Open e é uma ótima oportunidade de prestar atenção neste golpe tão importante. E ficar imaginando qual será a próxima invencionice do tênis. Eu adoraria ver alguém tentando um saque “viagem ao fundo do mar”. Será que pode, Arnaldo?

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (15)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More