Baixe gratuitamente um dos melhores livros sobre adolescentes em rede

Presentão: um PDF gratuíto de “It’s Complicated: The Social Lives of Networked Teens” pra jogar no seu reader preferido. Sobre um dos nossos assuntos preferidos: adolescentes em redes.

danah

Ser adolescente sempre foi meio complicado, mas depois das redes sociais ficou muito pior.

Facebook, Twitter, SnapChat, Tinder, Lulu, Instagram.

Todas as paranóias, a auto-estima, as rejeições, a construção da personalidade, a ampliação dos limites e da autonomia, tudo isso foi multiplacado à enésima potência. Se antes a gente sofria dentro de um universo relativamente pequeno de 10, 20 pessoas incluindo familiares e amigos, agora a vigilância é 24/7, feita por centenas de outras pessoas, muitos prontos para apontar qualquer vacilo, seja ele real ou não. E, do outro lado dessa moeda, um excesso de proteção e paternalismo que podem acabar por impedir e alienar um desenvolvimento que se dará, inevitávelmente em rede.

Ou seja: ruim na rede, pior sem ela.

Não é fácil ser adolescente hoje em dia e as consequências podem ser para a vida toda. Se é difícil para a maioria dos adultos entender como administrar a própria “persona online”, nossa marionete virtual operada por nós mesmos, imagina para quem ainda talvez ainda não tenha se desenvolvido emocionalmente (tarefa difícil para todos).

imgres“It’s Complicated: The Social Lives of Networked Teens” (“É complicado: a vida social dos adolescentes em rede”) é uma das publicações mais aclamadas sobre o assunto e leitura obrigatória para pais, professores, adolescentes e qualquer um interessado no impacto que as tecnologias emergentes têm na nossa vida, na nossa sociedade, na nossa cultura.

danah boyd (ela não usa letras maiúsculas, mas vou fingir que não li isso) é uma especialista em cultura e tecnologia e escreveu o livro com a condição que a editora deixasse ela disponibilizar, desde o lançamento, um PDF gratuito, já que seu objetivo não é ganhar dinheiro com a publicação mas sim distribuí-la para o máximo de pessoas. A única coisa que ela pede é que, se você gostar do que leu, compre um exemplar de verdade, para validar a pesquisa e – provavelmente – para alegrar um pouco o editor. É mais que justo.

Aqui tem uma pequena palestra de 45 minutos:

Baixe o PDF aqui (você pode usar seu kindle ou outros apps de leitura) Compre o livro online aqui.

[via]

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More