Chegando o salto de wingsuit do topo do Everest

wing3

Lembra quando você era criança e subia na árvore? Qual era o jeito mais fácil de descer? Pulando, claro, com resultados nem sempre muito satisfatórios.

É física pura: o jeito mais rápido de descer de qualquer lugar é deixando a gravidade fazer a parte dela.

Talvez seja por isso que Joby Ogwyn quer descer do Everest se jogando lá do topo e voando até o chão de wingsuit.

Desde 1963, quando o primeiro humano chegou ao topo do Everest, outros quase 6.000 repetiram a façanha. E quase todos desceram do mesmo jeito que subiram: usando os pés e as mãos para andar e se segurar em pedras. Uns poucos desceram com um paraglider. Ogwyn quer ser o primeiro a voar até o chão.

wing2

Para conseguir seu feito, já que o Everest não tem um paredão vertical até o chão, Ogwyn vai precisar voar a velocidades de até 240 KM/H, em ar rarefeito, até cobrir uma distância de 3km até a base do acampamento. Apesar de conhecer bem o local (foi o mais jovem do mundo a escalar o Everest, quando tinha 24 anos – escalou em impressionantes 9 horas e meia), Ogwyn fez um salto teste de um avião há 3 anos e de lea para cá tem se preparado para o grande sonho da sua vida, saltar do topo do mundo e voar até o chão, feito que está previsto para maio. O Discovery Channel, que televisionou Nik Wallenda atravessando o Grand Canyon na corda e o salto de Felix Baumgartner em 2012 já se comprometeu a transmitir o salto, independente da data em que aconteça.

A estratégia do salto?

Ele mesmo explica:

“I will reach the summit then change into my suit and put on my helmet. I’ll take three or four steps. And I will be out of there.”

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More