Queimada Grande, a ilha com 5 cobras por metro quadrado.

IMG_6459.CR2

Em um espaço equivalente a um elevador, 5 cobras. Em uma cama de solteiro, 10.

A 32Km de Itanhaém, no litoral de São Paulo, existe uma ilha completamente forrada de cobras. É a Ilha Queimada Grande.

mapa

foto-ampliada-842-nu (1)

São mais de 2 mil serpentes distribuídas em uma ilha de 1000 x 500 metros, o que dá uma densidade média de uma cobra por metro quadrado nas bordas, mas que chega até 5 cobras por metro quadrado no miolo, onde a mata é mais fechada. É tanta cobra que a marinha proibiu a visitação, somente alguns biólogos se aventuram por lá, em raras ocasiões. A última família que morou na ilha e que cuidava do Farol na Praia, morreu, atacada pelas cobras.

IMG_6229.CR2

São Jararacas Ilhoa, uma espécie que não existe em nenhum outro lugar do planeta porque precisou se modificar para sobreviver na ilha.

foto-ampliada-842-i673

Elas estão lá há muito tempo, desde a glaciação. Quando o gelo derreteu e a ilha ficou isolada do continente, elas ficaram confinadas em Queimada Grande. Rapidamente acabaram com todos os mamíferos e precisaram passar por muitas adaptações para sobreviver, como aprender a subir e se sustentar em árvores para poder caçar e comer pássaros (assista o video abaixo).

IMG_7642.CR2

The-Story-Of-Snake-Island

Bom lugar para acampar hein?

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (19)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More