Água fervendo e congelando ao mesmo tempo

Você aprendeu lá na escola que a água pode aparecer em 3 estados: sólido, líquido e gasoso. Mas aposto que ninguém te contou que dá para ter esses 3 estados AO MESMO TEMPO. É uma crise de identidade aquática. Ela não sabe se congela, se ferve ou se evapora. É o chamado Ponto Triplo. E não é só com a água, o CO2 também tem ponto triplo.

Para conseguir essa mágica, você pega uma dessas garrafinhas barrigudas aí de baixo (um balão de laboratório), monta essa traquitana e baixa a pressão do recipiente BEM rápido.

43349706D-2RM

Com a queda da pressão, cai também a temperatura e a água fica com vontade de congelar. Mas com a queda da pressão cai também o ponto de ebulição da água, que fica com vontade de ferver. E como na natureza essas vontades costumam ser sempre atendidas (ou pelo menos em “condições ideais de temperatura e pressão”), acontece essa bruxaria que você vê nesse vídeo:

UPDATE: Nosso leitor Rafael Ventura complementou o post explicando: “não é a água(H2O) e sim o Ciclohexano(C6H12), que é um hidrocarboneto”.

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (8)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More