Baterista amputado usa braço robótico para tocar mais rápido do que antes

drum1

Jason Barnes é baterista e infelizmente teve seu ante-braço direito amputado depois de um acidente.

O lado bom dessa história é que Jason agora é um baterista-ciborgue.

Ele ganhou uma prótese robótica, especialmente desenhada pelo Georgia Institute of Technologypara para que ele possa voltar a tocar. Como nunca tocou.

drum2

Quando Jason tensiona o seu bíceps, ele envia sinais elétricos para um pequeno motor na prótese, que controla o grip (a firmeza) e a velocidade da sua baqueta. Uma segunda baqueta, independente, foi adicionada (ele agora é o primeiro baterista que toca com 3), para simular diversos estilos, inclusive um estilo inédito próprio, já que esse par no braço direito pode tocar mais rápido do que ele tocava com os dois braços. Claro, ninguém está falando que ele toca melhor, o ponto não é esse. Essa é apenas sua primeira prótese, já acionada pelo seu cérebro e ele ainda deve se desenvolver muito mais à medida que for incorporando os movimentos.

Esse video mostra a primeira apresentação pública que Jason fez no Atlanta Science Festival no mês passado.

Gil Weinberg, responsável pelo design do braço robótico diz que está “curioso para ver o que vai acontecer quando esses tipos de conexões entre humanos e robôs  começarem a se desenvolver”.

Já Jason Barnes foi mais direto na sua análise depois do show: “mind blown”

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (11)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More