Elevando os GIFs à categoria de peças de arte

A tendência em utilizar GIFs de forma artística não é novidade, porém cada vez mais temos visto instituições de prestígio abraçando a tecnologia como um meio de expressão legítimo e respeitado.

Depois do festival Moving the Still tratar GIFs como obras de arte, agora foi a vez da galeria londrina Saatchi, em parceria com o Google +, entrar de vez nessa onda ao promover um concurso dedicado exclusivamente ao meio. Diversos artistas renomados foram convidados a recorrer à tecnologia para contar histórias de forma inovadora. A Saatchi foi ainda além, ao renomear o meio como “motion photography” (fotos em movimento), talvez com o objetivo de estabelecer uma distinção entre suas peças de alta qualidade e os GIF bem-humorados (muitas vezes de gosto duvidoso) que permeiam o mundo virtual. Os resultados são bem interessantes e de efeito hipnotizante com seus movimentos sutis e cenários surreais. Vale a pena conferir a lista completa.

Uma pequena amostra:

People de Francesco Romoli

Francesco Romoli

O finalista Night de Matthew Clarke

Matthew Clarke

E o grande vencedor, Urban de Christina Rinaldi

Christina Rinaldi

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More