Adobe Voice: um app para aprender a contar histórias

leitura

Um app mandatório para qualquer um que tenha uma criança por perto. Um presente para a vida.

Rubem Alves já dizia que se você quiser ensinar uma criança a ler e escrever bem, antes, encante-a com histórias. Antes de ler e escrever bem, ela tem que ouvir bem.

Conte histórias incríveis. Cheias de entonação, faça vozes para os personagens, chute o balde. Teatro um-pra-um.

(Lembro que quando meu filho era pequeno, minha mulher ficava brava comigo toda vez que eu ia contar uma história “pra ele dormir” porque ele ficava pilhadíssimo.)

“Nossa, quero mais disso. Quero fazer isso também”.

E pronto: se você conseguir essa faísca dentro de uma criança, parabéns, você fez algo MUITO importante na vida dela. E a boa leitura e escrita virão.

Para aprender a beijar, apaixone-se primeiro. É o que eu penso.

Infelizmente as escolas continuam enfiando o Machado de Assis goela abaixo (ou melhor, acima). Nada contra o Sr. Assis, mas tudo à seu tempo.

Um bom escritor, músico, cineasta, executivo, pai… é antes de tudo um contador de histórias. Saber fazer o malabarismo das palavras, tocar um instrumento ou saber mexer em todas as configurações daquela câmera bacana são pontes. Questão de exploração e prática, que depois vira estilo. Mas a função da ponte vai ser sempre fazer você chegar lá do outro lado.

Foi por isso que achei o máximo esse app de iPad feito por ninguém menos que a Adobe: o ADOBE VOICE.

O app faz exatamente isso: ensina e ajuda na contação de histórias, deixando toda a parte trabalhosa de lado para você poder treinar. É como aqueles teclados cheios de truques para os não-músicos poderem experimentar o gostinho de como é  tocar uma música (e quem sabe se apaixonar pela experiência e aprender a tocar um instrumento). O Adobe Voice faz isso com histórias.

Você escolhe uma estrutura de história que vai te orientando (“agora acontece alguma coisa que ninguém estava esperando”, “detalhe o que aconteceu”, etc), depois escolhe imagens e vai gravando sua história.

adobevoice

E no fim você tem um video da sua obra. Mas o mais importante não é ele, é o treino. Como eu digo sempre: o mais legal não é o produto. É o processo.

 

Baixe o ADOBE VOICE aqui.

 

imagem: George Muresan/Shutterstock

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More