Deixe-me bonita

Calma, não é propaganda de Dove nem de nenhuma outra marca.

Essa garota da foto é a Esther Honig, uma jornalista lá de Kansas-City, nos Estados Unidos.

E o motivo para ela ter tirado essa foto básica, sem maquiagem, penteado, acessórios ou retoques é porque ela estava fazendo uma matéria sobre o Fiverr (site de freelas para profissionais criativos espalhados pelo mundo).

Logo no início da sua pesquisa, Esther reparou que Photoshop é uma unanimidade, simplesmente todos dominam. Ou, pelo menos, dizem que dominam. Como tava na cara que nem todo mundo é bom no Photoshop, ela teve a ideia de tirar essa foto e mandar para profissionais em países diferentes com uma única orientação: “make me beautiful” (deixe-me bonita).

O resultado foi além do esperado.

Além de confirmar sua suspeita de que “domínio de photoshop” é um conceito bastante subjetivo, ela acabou percebendo que a noção de “bonita” também é. Alguns plastificaram sua cara com uma pele perfeita, outros fizeram uma maquiagem super forte, outros colocaram roupas, etc (lição do dia: ao brifar qualquer coisa, evite adjetivos e prefira ser descritivo)

Sua intenção não era fazer um estudo sobre beleza, e o conceito elástico de beleza também não é novidade, mas seu método acabou se mostrando bastante eficiente para evidenciar as diferenças de um jeito informal mas bastante claro.

É louco reparar como o ambiente (sociedade, valores, amigos, etc) nos influencia a ponto de moldar nossa percepção do que é ou não bonito. Em outras palavras, você não acha ele ou ela bonitos. São os outros que acharam isso por você. Quando você anda por aí e dá de cara com um bonitinho(a) e faz aquele hmmm… na verdade tem um monte de gente na sua cabeça fazendo esse hmmm por você. E o mais irônico: (acho) que quanto mais “unânime” é o tipo de beleza, mais é a influência do meio. Se apaixonar pelo(a) esquisito(a) pode ser um ato mais autêntico. Sim, acho que a maioria de nós já sabia disso, mas continua sendo louco :)

A natureza também usa esse mesmo truque: ao invés de ficar gastando tempo evoluíndo um padrão atrativo para cada espécie, prefere manipular as percepções do “atraído”.

No fim, a poesia é sempre mais eloquente:  “a beleza está nos olhos de quem vê”.

Dá uma olhada em algumas das fotos que a Esther recebeu:

unaltered

Foto original

Argentina

Argentina

Australia

Australia

Bangladesh

Bangladesh

Chile

Chile

Germany

Germany

Greece

Greece

India

India

Indonesia

Indonesia

Israel

Israel

Italy

Italy

Kenya

Kenya

Morocco

Morocco

Pakistan

Pakistan

Philippines

Philippines

Romania

Romania

Serbia

Serbia

Sri Lanka

Sri Lanka

UK

U.K.

Ukraine

Ukraine

USA

USA

Venezuela

Venezuela

Vietnam

Vietnam


E pra você? Qual dessas versões da Esther é a mais bonita?

E, só por curiosidade, claro que fui atrás de algumas fotos dela. Olha como ela é bonita, mesmo em preto e branco.

 

estherpb

[via]

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More