Teste: como seu inconsciente percebe uma encrenca “antes de você”

Seu subconsciente é muito seu amigo e avisa de perigos antes de você percebê-los.

Sabe aquela desconfiança de que alguma coisa tá errada, mas sem saber porquê? Então, é o sub, falando com você. “Intuição”, diriam alguns.

Dá uma olhada nesse experimento (Iowa Gambling Task):

Você senta na frente de 4 baralhos e recebe 200 dólares. Cada vez que você escolher uma carta você vai ganhar mais dinheiro, mas de vez em quando vai aparecer uma carta que faz você perder dinheiro.

Você não sabe quais são as cartas boas e más, só fica sabendo o que sua escolha resultou – quanto você ganhou ou quanto perdeu.

Os 2 primeiros baralhos (A/B) aparentemente são mais generosos, mas também penalizam mais. São o que o seu gerente do banco chamaria de “investimento mais arrojado”.

E os baralhos C/D são menos generosos mas penalizam menos. Seu gerente chamaria de “investimento de baixo risco”.

Como seu gerente não está lá para orientar você antes do jogo começar, é preciso um razoável tempo para você sacar quais os melhores baralhos. Você vai precisar de um tempo para perceber a generosidade de A e B, mais um tempo para perceber que penalizam mais e muito mais tempo para concluir que C e D são um investimento melhor.

Mas seu subconsciente vai perceber essa maracutaia muito antes do seu consciente.

Como eles comprovam isso? Sua mão vai suar um pouquinho mais quando vai na direção do baralho ruim. Dá para medir essa mínima diferença pela condutividade elétrica das sua mãos: um pouquinho mais suada, e o aparelho já acusa uma condutividade maior.

Mas nem precisava medir. A grande maioria dos participantes acaba indo para os baralhos C e D à medida que o jogo vai rolando, mas não sabem explicar porquê.

Dá próxima vez que for escolher um investimento já sabe: se a sua mão suar, levanta e vai embora!

Quer tentar?

Tem app do testeimgres :)

screen480x480

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More