Torçam pela Costa Rica!

A “Copa das Copas” está chegando ao fim. Não, não estou exagerando. Faltam apenas oito jogos para conhecermos o novo campeão mundial. Já passaram pelo País (ou ainda estão aqui) chilenos, uruguaios, croatas, ingleses, espanhóis, portugueses…muitos favoritos que caíram pelo sinuoso caminho de grupos. E nós estamos mais do que acostumados a torcer pelas seleções “mais fracas” – ou com menos tradição no esporte.

Das oito equipes que sobraram, a que nos parece mais simpática é a Costa Rica. A Colômbia também poderia ser a nossa escolhida, mas como ela enfrenta o Brasil nesta sexta-feira, vamos deixá-la de lado. Há ainda os que torcem pela Argentina (para serem do contra), os filhos de franceses e alemães, mas não temos como deixar de lado a seleção da América Central.

Para quem não sabe (ou conhece pouco – apenas os surfistas têm grande conhecimento do local), a Costa Rica é uma pequena nação entre a Nicarágua e o Panamá. Tem cerca de 5 milhões de habitantes (menos do que o estado do Rio de Janeiro) e sua capital, San José, tem a população igual ao do Guarujá – mas o país pode ser considerado motivo de orgulho latino. É uma das nações mais democráticas das Américas e não possui exército desde 1948 (sério).

Por outro lado, sua seleção de futebol é destaque apenas entre os países da Centro-América. Estão na sua quarta Copa do Mundo – somente na estreia alcançaram um bom resultado, se classificando para as Oitavas de Final da Copa da Itália, em 1990.

Mas este ano foi diferente. Comandados pelo técnico Jorge Luis Pinto – que morou no Brasil nos anos 70, foi amigo do comandante Osvaldo Brandão (um dos maiores técnicos que o Brasil já teve) e estava no Morumbi na partida em que o Corinthians saiu da fila em 1977 – “Los Ticos” já colocaram seus nomes na história do futebol mundial, após se classificarem em primeiro lugar no “grupo da morte” da Copa, à frente dos campeões Itália, Inglaterra e Uruguai.

Nas Oitavas de Final, venceram a Grécia nas penalidades. E é por isso que estamos aqui. Por esse vídeo abaixo, dica do Pedro Spadoni. Para quem curte futebol, não há maneiras de não se emocionar. Agora eles enfrentam a Holanda – e há uma “lenda” no futebol: quem elimina o México (nossos amigos dos Países Baixos venceram o pessoal da terra do Chaves por 2 a 1), não consegue alcançar o título. Tomara. Pelo bem da Costa Rica (ou pelo nosso).

https://www.youtube.com/watch?v=9FDciH5fmQo&list=UUT91VrbG2pOIqUHqjN9ZbHA

(o post é em homenagem à amiga Luciana Munaretti)

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More