Acabou a Copa, ENFIM! (ou DEVOLVAM nosso futebol)

(uma crônica, uma crítica, um texto)

Ah, ENFIM acabou a Copa do Mundo. A “Copa das Copas”. ENFIM vão devolver o nosso futebol – com times medíocres, xoxos 0x0s, cruzamentos ridículos, furadas vexatórias e jogos do Corinthians toda semana na TV por causa da audiência. Nos devolverão a Série B, o Criciúma, o Paulo Baier, o estádio da Ressacada, a Ilha do Retiro. Até a Série C estará de volta, parece.

Esta foi a Copa dos selfies, a Copa dos camarotes, da elite branca, dos yellow blocks, do ‘eu tenho ingresso e você não’. A Copa das pessoas normais que viraram cambistas ‘sem querer’ (e que reclamam dos deputados, marginais safados ‘sem querer’). A Copa das noites viradas atrás de um ingresso. A Copa dos gringos (como é fácil ser turista no Brasil….), da ode à alegria do povo brasileiro.

Do “Fica Podolski”. Do #7a1eterno. Da zueira dos alemães, mestres em treino e PR. Da invasão argentina à Porto Alegre, da invasão argentina a São Paulo, da invasão argentina ao Rio de Janeiro. Do CarnaCopa na Vila Madalena, dos amores de Copa que não subirão hemisfério, dos romances estrangeiros via Tinder, dos turistas que vão ficar este “restinho de ano no Brasil”. Vamos fazer uma Copa aqui a cada quatro anos!

A Copa da rede social, onde todos são ‘entedidos’ de futebol. Quantos são no campo? São quantos reservas mesmo? Mas pra que três goleiros? Verdade que pode trocar o goleiro antes da disputa por pênaltis? Sério mesmo que irmãos de sangue vão jogar em seleções diferentes? “Perder faz parte….”. Sim, faz parte. Mas NUNCA FAZ PARTE perder de cinco pra cima. Aprenda isso se você quer começar a gostar de futebol.

Li uma frase no Facebook de alguém que não lembro, mas que me muito marcou: “nunca tinha vindo num estádio. Agora entendi o porquê dessa gente louca querendo ver futebol”.

Espero MESMO que todas estas pessoas que viveram pela primeira vez a emoção de ir ao estádio – ou de andar pela primeira vez de metrô ou de trem, para chegar no ‘fim do mundo’, em Itaquera – repitam o ato. Corinthians e Bahia pode ser um jogo muito melhor do que Bélgica e Coreia. Sério.

Que vocês possam conhecer o Pacaembu de dentro (à noite, é o lugar mais bonito de São Paulo). Que gostem tanto do Museu do Futebol que queiram repetir visitas. Que entendam o porquê do Morumbi não ter sido a sede paulista da Copa – mas que possam visitar sua extensa sala de troféus.

Que esperem com ansiedade pelo novo estádio do Palestra – e que vai se tornar o principal local de shows na cidade. Que conheçam o Memorial do Parque São Jorge. Que possam ir mais vezes de trem para Itaquera – como simpatizantes ou visitantes.

E obrigado! – porque se não fosse a Copa, ainda estaríamos com a maioria dos estádios caindo aos pedaços. A Fonte Nova reformada está linda. Em Porto Alegre, temos a Arena do Grêmio e o Beira Rio, dois estádios maravilhosos (uma ótima opção de passeio num final de semana, mesmo pra quem mora em São Paulo – a capital gaudéria é muito simpática).

O novo Maracanã, muito mais seguro (e que tem um tour sensacional). Agora temos até uma arena multi-uso em Manaus. E um lindíssimo estádio em Brasília, que deve receber jogos dos grandes clubes do Brasil o ano todo. Aí, ótima opção de viagem de final de semana. Você não conhece Brasília???

Aproveitem para ver o Kaká de volta (sim, para aqueles são-paulinos mais desavisados, o Kaká voltou pro SPFC). Sabiam que o Palmeiras passou a ter três argentinos no elenco (dois no time e o técnico)? Que no Corinthians agora jogam um peruano, um uruguaio e um paraguaio? Que o lateral esquerdo titular da seleção chilena joga no Santos?

Temos jogos por todo o Brasil nessas duas próximas semanas: Corinthians e Internacional em Itaquera, São Paulo e Chapecoense no Morumbi, Palmeiras e Cruzeiro no Pacaembu, Flamengo e Botafogo no Maracanã…..vamos! Nos ajude a encher os estádios – mesmo que você vá de cativa, numerada superior ou de camarote (nossos novos estádios têm até camarotes….). Não tem problema. Vamos!

A gente toma algumas cervejas antes do jogo, outras sem álcool lá dentro (mas é Brahma 0.0, tudo bem, né?) e outras antes de ir embora. Não vá esperando a “balada da Budweiser” lá fora do estádio. Ela não existe no mundo real. Mas as torcidas organizadas geralmente se reúnem para fazer um samba, cantar as músicas do time. De repente você até aprende o hino do seu clube (ou escolhe um para torcer). A maioria é gente boa, do bem, “trabalhadeira” – apesar da companhia não ser tão ‘linda’ quantos europeus de pele e olhos claros.

Foi só um amor de verão? Não pretende mais ver futebol? O “futebol brasileiro é uma vergonha. Os times são ruins, há muita violência. Prefiro ficar em casa”. Então curta muito essas fotos do Facebook, nunca se esqueça dos gringos do Instagram e tome vergonha na cara, porque você foi manipulado pelos senhores feudais da FIFA.

Gostou de ser manipulado assim? Mas com essa troca de culturas? Ano que vem tem Copa América no Chile (nas cidades de Santiago, Valparaíso e Viña del Mar, entre outras menores). Estarão até as seleções do México e da Jamaica. O Chile é só para visitar vinícola? Não desista! Em 2016 teremos a edição do Centenário da Copa América, nos Estados Unidos, com 16 seleções. Uma chance sensacional para você também ir fazer compras.

Não quer se misturar muito com sul-americanos? Gosta mais do pessoal do Velho Mundo? Então não perca a Eurocopa de 2016, que terá 24 seleções e será disputada na França (em Bordeaux, Lens, Lille, Lyon, Marseille, Nice, Paris, Saint-Etienne e Toulouse). Não é muito mais chique? Nice em junho fica o máximo. Dá até para ir passear em Cannes e Mônaco.

De um forma ou de outra, NUNCA, NUNCA, mas NUNCA mais reclame quando seus ‘melhores amigos’ discutirem o “futebol sagrado de toda quarta-feira” na sua timeline do Facebook. Desconecte e vá ler um livro. O que você viveu nesse mês é o que a gente vive 11 meses por ano – sim, também não sei como a gente aguenta. Mas venham conosco! Pelo bem do futebol brasileiro. :)

(este texto não é político – nem pretende ser uma aula para ninguém. Também não é um crítica. É apenas uma opinião, assinada por um torcedor de futebol que já viu mais de 400 jogos do seu time no estádio, foi em dois jogos da Copa, já foi de torcida organizada e que hoje mais corneta seu time do que torce)

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More