Ultimate Frisbee, o mais famoso esporte que você nunca ouviu falar

Era uma vez o tio do Jim Morrison.

É, o Jim Morrison, vocalista do The Doors.

(trilha do post)

O ano era 1937 e o jovem Walter Frederick Morrison entretia sua namorada na famosa praia de Santa Monica na california, arremessando a bandejinha redonda de alumínio da torta de frango que haviam comido alguns minutos antes. Um farofeiro, veja você.

pie3

Para surpresa do Tio Walter e de sua namorada, o pratinho de alumínio acabou virando a diversão da tarde porque planava mais do que imaginavam. Virou um jogo.

Sim, o fato inacreditável do dia é esse: o tio do Jim Morrison é o inventor do frisbee.

Mas vamos com calma porque essa historia é boa.

O FRISBEE

Depois daquela tarde agradável em Santa Mônica, Walter acabou indo para a Guerra e virou piloto. Aprendeu aerodinâmica e, depois de levar um tiro e ficar de molho no hospital por 48 dias, acabou aprimorando a bandejinha da torta de frango em um brinquedo voador, o Frisbee (nome acochambrado da própria torta de frango, que se chamava Frisbie’s, como você pode conferir na foto acima)

frisbee-patent

A patente, que saiu no dia seguinte ao Natal de 1967

Pluto Plater2

O “Prato Plutônico” e todos os planetas do nosso sistema solar

plutoOlha o Tio do Jim Morrison fazendo propaganda do seu disco voador

Quase oitenta anos depois, o Frisbee deixou de ser um brinquedo e se transformou em um esporte. Um esporte “supremo”, o único que eu conheço que já vem com adjetivo.

Para a maioria das pessoas o disquinho de plástico ainda é visto como um passatempo de praia, mas para 5 milhões de americanos ele é o personagem principal do ULTIMATE FRISBEE, ou simplesmente ultimate, um esporte que vem crescendo muito rapidamente, inclusive aqui no Brasil.

Antes de continuar, assiste um pouco:

São 2 times de 7 jogadores (eu acho, depois algum jogador entra aí nos comentearios pra me ajudar) em um campo que tem mais o menos o mesmo tamanho de um campo de futebol. O objetivo é o mesmo do futebol americano: chegar na linha de fundo do time adversário. Quem tá com o frisbee não pode andar, só arremessar (pode girar no pé de apoio).

frisb3

E o resultado é um dos esportes mais plásticos que existe, com longos lançamentos que parecem acontecer em câmera-lenta e mergulhos ESPETACULARES para não deixar o disco cair no chão (são chamados lay-outs).

SEM JUIZ

spirit

Outra característica incrível é que a maioria dos jogos ainda acontece SEM JUIZ, apenas seguindo o código de honra (Spirit of the Game“) em que os próprios jogadores se orgulham de ser os juízes, chamando suas próprias faltas ou acatando a decisão dos que estão em volta. O contato físico não deve acontecer e um exemplo da disciplina entre os jogadores é que cada marcador abre a contagem dos 10 segundos máximos que cada um pode ficar com o disco. Com a profissionalização do esporte e as ligas que têm sido criadas, é natural que a figura do juiz vá se fazendo necessária, mas o tal “Spirit of The Game” é um capítulo à parte e vale a pena ler as regras, um verdadeiro tratado sobre ética e fair play.

ARREMESSOS

Os arremessos também estão se sofisticando e já vão muito além do vôo horizontal do tio do Jim Morrison. Cruzamentos em que o frisbee é lançado na vertical e vai virando para horizontal alcançam distâncias enormes. E por aí vai.

Enfim, é melhor mesmo é assistir os videos, aprender um pouco mais sobre o Ultimate e, por que não, experimentar. Uma prática que reune plasticidade, explosão de tenis, saltos de basquete, mergulhos de natação e muito espírito de equipe.

NO BRASIL

frisbr

Para saber onde e como jogar pelo Brasil afora, acesse o site da Federação Brasileira de Frisbee (WWW.frisbeebrasil.com.br)

UPDATE: nosso leitor Will Rodrigues informou pelos comentários que agosto agora, uma equipe brasileira (7Bees) vai disputar o Campeonato Mundial de Clubes, em Lecco na Itália! Pelo visto estamos nos desenvolvendo rápido na modalidade que, realmente tem tudo a ver com a gente. Vai Brasil!

Precisamos montar o time dos Updaters!

Tudo isso, direto de uma farofada do Tio do Jim Morrison, lá em Santa Mônica em 1937.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More