A password will be e-mailed to you.

O alemão Jan Tschichold (1902 – 1974) é considerado uma das maiores influências para a tipografia do século XX. Além de tipógrafo, foi designer gráfico, diretor de arte, professor e escritor. Por enfatizar o uso de tipos sem-serifa, Tschichold era visto como uma ameaça ao patrimônio cultural tipográfico da Alemanha que vivia sob o comando do Partido Nacional Socialista (eles usavam Fontes Góticas). Sendo assim, fugiu com a família para a Suíça e viveu o resto da vida em exílio. Após a Segunda Guerra Mundial, trabalhou para a editora Penguin Books, em Londres, onde fez o redesign dos livros de bolso da editora. Quem conhece os livros da Penguin sabe que estou falando do mais fino design editorial.

Bom, tudo isso para mostrar este video tutorial feito pelo designer brasileiro Walter Matos (waltermattos.com) que trabalha com a hipótese de como teria sido a criação do famoso cartaz “Konstruktivisten” se Jan Tschichold usasse o Illustrator. Lembrando que o famoso cartaz, que representa o declínio do Construtivismo, é de 1.929.

Em um mesmo video você encontra um pouco de história, design e ainda um belo tutorial de como usar o Grid nos seus trabalhos.