Músicos criam onda sonora com trompetes que uivam de pontos diferentes da cidade

trompete2

No lugar onde eu moro, logo que escurece os cachorros começam a uivar.

Tenho dois e assim que eles escutam os primeiros “aúúúúússs…” eles também entram na conversa. É uma manifestação instintiva, muito maluca e interessante de se ver. O uivado é uma herança dos lobos, um tipo de comunicação feita através de uma vocalização desenvolvida durante milhares de anos para alcançar a maior distância possível. É o DDD dos lobos e dos cachorros. Servia para os animais se reunirem no final do dia e também como forma de marcar território.

Desde o ano passado está acontecendo algo parecido em versão humana, nas cidades de Berna (Suíça) e em NY.

Como nosso uivado não é tão poderoso (exceto o do Tarzan), o jeito foi usar… trompetes.

É assim que funciona o Trumpet City, uma instalação urbana que precisa de pelo menos 9 trumpetistas (mas na última vez em NY eram 92!) que se espalham pela cidade, criando um zumbido que começa pelas notas mais graves do instrumento (mais misturado ao som ambiente das cidades – carros, etc) e que vai ficando mais agudo até se sobressair.

A coisa toda é planejada para que as pessoas que estejam nas ruas comecem ouvindo um zumbido baixinho, de uma nota só, que vai ficando cada vez mais presente. Como o alcance de um trompete é de mais ou menos 200 metros, cada músico (ou grupo de músicos) se coloca a uns 50 metros de distância um do outro para criar uma onda sonora que dura 60 minutos, dividida em 4 blocos (cada músico toca durante 15 minutos).

Trumpet City Melody 600x800O próximo “trompetaço” vai acontecer no dia 20 de setembro, no Brooklyn, em NY. Se der vontade de uivar, vá em frente, é só sua vontade de fazer parte do grupo.

http://vimeo.com/83593053

Acho que os famosos berrantes, aqueles chifres de boi, também têm essa função de reunir os animais. É um meio-do-caminho entre a versão dos lobos e a dos trompetes.

Aqui em São Paulo também tem, mais é com buzina, no final do dia nas marginais.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More