3 maneiras de zoar com estagiários e ensiná-los valiosas lições ao mesmo tempo

Está no nosso sangue brasileiro: a gente gosta de tirar uma onda. Estagiários muitas vezes se encontram do lado menos favorecido das brincadeiras na agência – e isso não sei se um dia vai mudar. Mas tenho 3 sugestões para fazer com que o início da carreira publicitária, além de difícil, seja também uma oportunidade de aprender valiosas lições.

Solidariedade de estagiário
Não se preocupe, eles contam com a solidariedade um do outro

1. Faça o estagiário copiar trabalho que já existe
A diversão: o estudante, ou quem acabou de se formar, geralmente tem um senso moral exacerbado. A vontade de fazer tudo certo e a certeza de que logo logo ele terá uma idéia absolutamente original (e vai ganhar ouro em Cannes antes de ser contratado) também podem caracterizar este indivíduo. Mandar ele copiar trabalho alheio é o maior insulto que ele pode escutar. A diversão vem de ver o estagiário falar do topo do seu inocente pedestal de moralidade que isso é inaceitável e que copiar o trabalho dos outros está abaixo dele.
A lição: Mal sabe o estagiário que todo e qualquer criativo brilhante seguiu os passos dos que vieram antes deles para chegar aonde chegaram. Copiar o trabalho de quem é melhor que você é uma técnica de aprendizado usada desde que o homem começou a pintar a parede das cavernas. Quando copiamos o trabalho de alguém que tem mais experiência que a gente, nos colocamos no mesmo caminho que aquela pessoa. Assim entendemos, passo a passo, cada pequena decisão criativa. Copiar é uma das maneiras mais rápidas se se aprender no ramo criativo. Além disso, uma das maiores virtudes do ser humano é a incapacidade de criar cópias perfeitas – no final das contas o estagiário vai aprender não só sobre o processo do autor original, mas também sobre sua própria voz criativa. Lembrando que cabe aos mais experientes não deixar que o trabalho final fique perto demais do trabalho que foi copiado. Queremos inspiração, não plágio.

“Aqueles que não querem imitar ninguém, nada produzem.” – Salvador Dalí

2. Puxe a tomada do computador e mande o estagiário recomeçar do zero
A diversão: quem já não enlouqueceu quando o computador travou e perdeu aquele layout ou roteiro em que estava trabalhando pelas últimas 3 horas? Quando acontece com a gente é horrível, mas é divertido ver o estagiário perder a cabeça.
Lição 1: Salve seus arquivos REGULARMENTE.
Lição 2: Quando a gente tem que refazer algo, o resultado é sempre melhor do que a primeira tentativa. Eu queria muito que isso fosse mentira, mas é verdade. Todas as vezes que perdi um arquivo e tive que refazer um layout, o trabalho saía melhor. Essa é a teoria mais amada por diretores de criação que mandam a gente fazer e refazer o mesmo anúncio mil vezes. O bom é saber que, com a experiência, ganhamos a capacidade reprovar e refazer nossas próprias idéias – e assim o trabalho que geramos vai sempre melhorando.

“Publicidade é 80% ideia e 80% execução” – Sir John Hegarty

3. Mande o redator fazer layout e o diretor de arte escrever títulos
A diversão: Layouts toscos com títulos forçados são sempre engraçados.
A lição: Já se foi o tempo em que diretor de arte só desenhava e redator só escrevia. Hoje em dia a linha que divide o trabalho das duas metades da dupla de criação está cada vez mais difícil de se enxergar. Muitas agências simplesmente chamam seus criativos de “criativos” mesmo. É possível até uma pessoa só fazer os dois papéis: muitos publicitários notáveis como o brasileiro André Laurentino (ECD global da Ogilvy para a Unilever) e Eric Vervroegen (o criativo mais premiado em Cannes do mundo) começaram como diretor de arte e viraram redatores – ou vice-versa. Eu sou designer e diretor de arte, mas isso não me impediu de escrever vários títulos, textos, manifestos e roteiros ao longo da minha carreira. Antes de tudo, somos criativos. Uma grande lição a se aprender é que não devemos nunca, como criativos, nos prender a rótulos.

Quem vai ser o primeiro a tormentar o seu estagiário com conhecimento? Nos falem nos comentários! E também compartilhem suas técnicas criativas e/ou extremas de exercer seu papel de mentor para os novatos.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More