Correndo embaixo d’água carregando uma pedra de 23kg.

rock1
“Volta aqui com a minha pedra!”

Toma essa Rocky Balboa.

O treinamento “roots” de Ha’a Keaulana inclui, entre outras coisas, uma corridinha pelo chão do mar carregando uma pedra de 23kg, enquanto um marmanjão atrapalha sua vida tentando te segurar.

As vezes eles chamam mais uns caras para segurar, e fazem um exercício chamado “trem” (um nome que define bem a atividade, mas perde a oportunidade de ser mais impactante porque omite o detalhe da pedra de 23 kg e o fato de estarem embaixo da água.

rock2Só para transportar isso para um exemplo mais próximo, da próxima vez que você for pegar sua mala naquelas esteiras de aeroporto, lembre-se que é esse o peso que esse pessoal carrega enquanto faz a corridinha matinal. Claro, a pedra perde muito do peso embaixo d’água e serve mais como lastro. Mas mesmo assim, é uma atividade que requer muita força.

rock6
“Buffalo” Keaulana

Ha’a Keaulana é filha de Brian Keaulana, uma lenda-viva do surf de ondas grandes, diretor e dublê de Hollywood. E neta de “Buffalo” Keaulana, um nativo de puro sangue havaiano que até hoje é considerado como o maior body surfer de toda a história (em outras palavras, o cara pegava jacaré em ondas do tamanho de predinhos na Vila madalena) e o primeiro salva-vidas de Makaha. São 3 gerações de salva-vidas, uma ocupação que ganha uma dimensão totalmente diferente no Havaí. Afinal, você sabe que vai trabalhar o dia inteiro, e sabe que vai ter que fazer isso em um mar cheio de montanhas de água em movimento. É preciso estar preparado.

rock4
Brian Keaulana em ação, fazendo mais um resgate

TREINAMENTO HIPÓXICO

Quem já tomou um caldão em um mar grande sabe que a experiência vai muito além de dar umas duas cambalhotas e fazer um ufa ao conseguir colocar a cabeça para fora. Sobreviver a uma queda em um mar desses exige treinamento. Não dá para achar que vai simplesmente se safar. Não é a toa que, em inglês, o pessoal chama de “hold down”, porque é isso que a onda vai tentar fazer com você.

A base desse tipo de treinamento é ir melhorando seu desempenho na modalidade atividade+ausência de oxigênio. Ou seja, nadar pela maior distância e tempo, cada vez mais. Outra dica precisoa que todo surfista de onda grande conhece bem: dê um jeito de se livrar do caldo antes da próxima onda.

vaca
Não subestime o poder vaca. É preciso preparo.

Abaixo, um video com umas garotas carregando pedras bem menores, só para mostrar o exercício em movimento. Você pode experimentar na próxima vez que estiver na praia.

E aqui, treinamentos hipóxicos em piscina.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More