Masquerade: um livro com caça ao tesouro

masque_1

Masquerade é um livro com uma história bastante comum. Escrita pelo britânico Kit Williams, a narrativa versa sobre uma história na qual o sol se apaixona pela lua e são auxiliados por seres fantásticos. Por que falar desse livro por aqui? Porque, juntamente com a história (aparentemente banal), havia uma caça ao tesouro escondida(!).

É isso mesmo. Não é nenhum ARG (Alternate Reality Game) digital de última geração; estamos falando de um livro que foi escrito na década de 1970 e que possuía pistas ocultas nas ilustrações de cada página que conduziam para um tesouro enterrado em um terreno na Inglaterra no valor de 5 mil libras (era uma joia com pedras preciosas criada pelo autor do livro).

masque_2

A solução do puzzle é bastante intrincada e tem a ver para o local que os personagens das páginas estão olhando. É preciso verificar para qual letra eles olham e a resposta do enigma foi descoberto por uma pessoa na década de 80. Juntamente com a descoberta veio uma série de escândalos dizendo que o autor forjou toda essa ação para promover o livro.

A história é longa, mas é interessante. Clique aqui para ler toda a saga e ver a resolução completa do enigma.

O que eu acho válido de toda essa história: pensar em um modelo de misturar caça ao tesouro com narrativa de livro em uma época em que a internet residencial era um sonho distante. Muito do que o autor propõe com sua ideia é pregado até hoje pelos criadores de ações de ARGs famosos.

Go Gamers!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More